Edmilson Teixeira

27 de Fevereiro de 2018

Otimismo

Segundo Adeilson Bezerra, presidente estadual do PRTB, o partido lançará pelo menos 20 candidatos de bom potencial eleitoral que devem render ao menos cinco vagas na Assembleia Legislativa. O mandatário da legenda em Alagoas prevê também um candidato eleito para ocupar uma cadeira federal em Brasília. O partido fez no último sábado em Santana do Ipanema, o seu V Encontro Estadual e no próximo mês vai até Penedo promover outra edição visando a eleição deste ano.

Plantel

Configuram hoje no time do PRTB, os ex-prefeitos de Palmeira dos Índios, Rio Largo, Japaratinga, Água Branca, São Miguel dos Campos e Pilar. São eles, James Ribeiro, Toninho Lins, Bruno Loureiro, Zé de Dorinha, George Clemente e Oziel Barros, respectivamente; além dos ex-deputados  Jeferson Moraes, Alves Correia, Marçal Fortes, Jota Cavalcante e Cidoca. O atual secretário do Meio Ambiente de Maceió, David Maia também faz parte da legenda.

Urupema

Disse ainda Adeilson Bezerra,  que existe em suas mãos uma relação de dez pretensos candidatos querendo se filiar ao partido, visando às eleições deste ano; porém, segundo ele, o partido adotará um sistema de “peneira” a fim de saber quem tem condições de fazer parte do grupo. É que o prazo de filiação partidária finda no dia 7 de abril.

Penedo

Marchantes que abatem o gado nos finais de semana para a feira livre de Penedo tiveram uma surpresa na última sexta-feira. Trata-se de uma operação conjunta envolvendo órgãos: IMA, BPA, ADEAL e Ministério Público Estadual, na zona rural  para coibir a clandestinidade espalhada pelas fazendas do município.

Penedo II

No povoado Ponta Mofina, a equipe encontrou um ponto de abate clandestino com péssimas condições de higiene. No local, carnes eram colocadas no chão representando um grande risco para a saúde do consumidor, pois uma vez contaminada pode causar doenças graves como a toxoplasmose. Os produtos foram apreendidos pela ADEAL e as pessoas envolvidas foram penalizadas

Santana do Ipanema

Em Santana do Ipanema a situação não é diferente de Penedo. É que exatamente há oito dias  o MPE/AL, reuniu representantes das secretarias municipais de Saúde e da Agricultura e também da Vigilância Sanitária, a fim de tratar do abate clandestino de gado na região, além da precariedade no transporte de pacientes.

Alvo

A princípio, o MPE/AL instaurou procedimento preparatório para apuração dos fatos em relação ao trato com as carnes fornecidas à população e, no segundo caso, recomendou à Prefeitura disponibilizar veículos adequados para quem precisa se deslocar para obter assistência médica. Um prazo de 15 dias foi estipulado para o gestor se pronunciar se acata ou não.

Piaçabuçu

Um incêndio de grandes proporções foi registrado no final da tarde de domingo, em Piaçabuçu. Três casas foram atingidas pelas chamas e uma pessoa ficou ferida. O caso foi registrado na Rua Padre Curador, situada no Centro da cidade. O fogo teria começado após um curto-circuito em um ventilador. Na residência onde o incêndio teve início, os três cômodos foram tragados pelas chamas. Rapidamente o fogo se espalhou para outros imóveis vizinhos, deixando parte dos telhados destruídos. Populares conseguiram conter a situação antes do Corpo de Bombeiros chegar.

 União dos Palmares

Projeto em União vai garantir a construção de uma área de transbordo para resíduos sólidos, uma destinação de lixo. A área atenderá todos os municípios consorciados da região do Vale do Rio Mundaú, e será realizada em um terreno localizado na antiga Usina Laginha, já na divisa com o município de Branquinha.  Segundo o prefeito Areski Freitas (Kil), só está sendo aguardada agora a liberação do IMA para o início das obras.

Trajeto

Diz o prefeito Kil que no local, o lixo será descarregado dos caminhões compactadores e, depois, colocado em uma carreta que leva os resíduos até o aterro sanitário do município de Pilar, seu destino final. Em diálogo e intermédio da AMA entre municípios e o MPE/AL, em dezembro de 2017, 42 prefeitos alagoanos assinaram os Termos de Acordo em que se comprometem encerrar os lixões até abril deste ano.

Faturamento

“Em destinação final para o aterro sanitário do município de Pilar, a obra, que é de grande relevância ambiental, vai garantir minimização das emissões dos gases de efeito estufa, que é de grande prejuízo para o meio ambiente e qualidade de vida da população’ revela o prefeito de União, entendendo que essa medida  garantirá também, uma boa  fonte de renda para os catadores de lixo da região.

Joaquim Gomes

Sindicato dos servidores municipais de Joaquim Gomes, diz que o prefeito Adriano Barros já desmarcou três reuniões sobre a discursão do reajuste salarial com a categoria, ao longo desses dois últimos meses. Desta vez o gestor agendou para o dia 6 de março. “Vamos esperar agora, caso ele não cumpra, vamos fazer uma paralização de advertência no dia seguinte”, disse um dirigente sindical.