Roberto Baia

27 de Fevereiro de 2018

Audiência Pública

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca , Professora Graça (PDT), participou na manhã de ontem (26), ao lado dos vereadores Fabiano Leão, Melquisedec de Oliveira, Sinielza Pessoa, Edvanio do Zé Baixinho e Willomaks da Saúde, da Audiência Pública para elaboração do Plano Geral de Atuação do Ministério  Público.

 

Estavam presentes

O evento aconteceu no Planetário e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, em Arapiraca. Fizeram parte da mesa de abertura o promotor de justiça, Napoleão Amaral, O diretor do Centro de Apoio Operacional – as Promotorias de Justiça (CAOP), José Antônio Malta Marques, procurador de justiça Geraldo Magela, promotora Stela Valeria Soares de Farias Cavalcante, representando Diocese de Penedo, Pe. Antenor Montenegro, além de outras autoridades.

 

Palavras do prefeito

A audiência pública foi aberta pelo prefeito Rogério Teófilo. “Precisamos parabenizar o Ministério Público por esta iniciativa. Quero dizer que a Prefeitura de Arapiraca reconhece a necessidade dessa iniciativa e aproveito a ocasião para dizer que o MP está bem representado aqui na cidade, com membros capazes e atuantes. Temos vários representantes do município aqui, prontos para colaborar e receber as orientações devidas. Vamos, em parceria, trabalhar para garantir liberdade e democracia ao povo, assim, chegaremos a uma sociedade mais justa”, declarou o chefe do Poder Executivo.

 

Temas importantes

Ao fazer o uso da palavra, a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, agradeceu em nome do Poder Legislativo , o convite para participar de um evento de fundamental importância, onde os temas principais foram voltados para os anseios da sociedade.

 

Elencou temas

Professora Graça elencou alguns dos temas abordados no encontro, como Direitos Humanos, Combate ao Crime, Infância e Juventude, Educação, Saúde, Idoso, Meio Ambiente, Pessoa com Deficiência, Consumidor e Patrimônio Público.

Ela disse que é preciso que se tenha consciência, de que a resolução dos problemas da própria sociedade, são resolvidos por cada um de nós. (Com Claudio Roberto).

 

Doação de terreno

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria, assinou na segunda, 26, na Prefeitura de Penedo, o título de posse da área onde será construída as instalações da universidade na cidade. O ato ocorreu na presença do prefeito Marcius Beltrão (PDT), vereadores e professores da Unidade Penedo.

 

Liberação de recursos

Com a sinalização da liberação dos recursos, que ocorreu por intermédio do ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB), as obras devem iniciar ainda este ano. Devendo todos os trâmites e entrega de documentos ocorrer até o final de março.

 

Campus Penedo

“Este é um momento muito importante de termos efetivamente o nosso Campus Penedo, para o bom funcionamento dos cinco cursos. E a melhor notícia que tivemos semana passada foi com o ministro Marx Beltrão, que intermediou uma reunião com o ministro da Educação Mendonça Filho, que sinalizou positivamente para a liberação de R$ 7 milhões. Teremos uma estrutura adequada para os cursos de extensão e pesquisa”, garantiu a reitora Maria Valéria.

 

Interiorização

A interiorização da universidade em Penedo teve início em 2016, ainda na primeira gestão do prefeito Marcius Beltrão, junto ao então deputado federal Rogério Teófilo. Hoje, em seu terceiro mandato, mais passo para o ensino superior no município.

 

Parceria com BNB

Na manhã de sexta-feira (23) o prefeito Rogério Teófilo recebeu a visita do bancário José Paes, que acaba de assumir a gerência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Arapiraca. Na oportunidade, o gestor deu as boas vindas ao novo gerente, ao tempo em que assegurou a parceria da Prefeitura de Arapiraca com aquela instituição bancária, considerada a maior incentivadora da agricultura familiar no município e região.

 

 

… Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, José Paes reafirmou que somente no ano passado o BNB aplicou mais de 60 milhões em crédito produtivo na jurisdição, gerando impostos e fazendo o dinheiro circular na região.

 

… “O Banco do Nordeste é um dos maiores incentivadores da nossa agricultura. Nossa gestão não medirá esforços no sentido de manter essa parceria no sentido de promovermos o desenvolvimento de Arapiraca e de todo o Agreste”, frisou Teófilo.

 

… José Paes é sergipano e nos últimos quatro anos gerenciou a agência do BNB de Palmeira dos Índios. O encontro ainda contou com as presenças dos secretários Roberto Amaral (Agricultura e Meio Ambiente) e Antônio Fernando Lôbo (Fazenda), além de técnicos da instituição bancária.