Roberto Baia

23 de Fevereiro de 2018

Briga boa

As eleições estaduais em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, será um balaio de gato e uma verdadeira briga de foice. O vice-governador Luciano Barbosa, que deve formar a chapa puro sangue do MDB com o Renan Filho, quer o filho na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Vai bater de frente com Severino Pessoa, que postula mandato de deputado federal e já está com o pé na estrada há um bom tempo.

 

Assembleia

Mas a encrenca será mesmo na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. O que tem de candidato não está escrito em nenhum gibi, a maioria de olho nas benesses que a Prefeitura pode proporcionar. Nesse caso, o prefeito Rogério Teófilo deve ter todo cuidado para evitar bobagens dos próprios aliados.

 

A vez de Tavares

Até inicio de abril, o prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, deve se desincompatibilizar do cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. Tavares, já adiantou, no entanto, que pretende sair do PSDB e o mais provável é que se filie ao Podemos, ex-PTN.

“Não sei se para o Senado, porque eu tenho muitos amigos concorrendo, mas, ainda tenho muito tempo para pensar”, frisou Tavares ao se indagado sobre o seu futuro político.

 

Em defesa do rio

No momento, Eduardo Tavares tem se concentrado na defesa do Rio São Francisco – temem da que é defendido por ele há muitos anos. Tavares, que já proferiu palestra em quase 50 cidades sobre o assunto, estará, na próxima sexta-feira, no município sergipano Porto da Folha, onde, mais uma vez, abordar a questão do Velho Chico.

Com relação às eleições, ele afirmou que o Brasil precisa, urgentemente, modificar os seus quadros na política, sobretudo no Congresso Nacional.

 

Penedo

A retirada de material do leito do rio São Francisco em dois trechos situados entre Alagoas e Sergipe pode ser suspensa. A obra em curso no corredor de navegação que liga Penedo (AL) a Neópolis (SE) não estaria com todos os procedimentos legais cumpridos, especialmente no que se refere ao licenciamento ambiental do serviço previsto para ocorrer também entre as cidades de Pão de Açúcar (AL) e Porto da Folha (SE).

 

Embarcações

A dragagem foi anunciada por Mauricio Quintella, no final de 2017, como “solução definitiva” para o tráfego de embarcações, conforme afirma o deputado federal alagoano e atual Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil em vídeo publicado em rede social.

Para justificar o serviço de caráter emergencial, a dragagem alavancada por Quintella atende reivindicações de usuários do rio, principalmente das empresas de navegação que fazem a travessia de veículos e de pessoas entre as cidades ribeirinhas impactadas pelo assoreamento do Velho Chico.

 

Bancos de areia

O encalhe nos bancos de areia causa prejuízos, seja para os navegantes, ribeirinhos ou visitantes, desde o atraso na viagem ao aumento de custos decorrente da opção de fazer a travessia do rio em outro trecho, usando a ponte entre Porto Real do Colégio (AL) e Propriá (SE)

O pedido de dragagem foi apoiado por prefeitos alagoanos, especialmente Március Beltrão (Penedo) e Eduardo Tavares (Pão de Açúcar), além de gestores dos municípios sergipanos, vereadores e ainda outro membro da bancada federal alagoana, o senador Benedito de Lira.

 

Audiência Pública

O prefeito Júlio Cezar e os secretários que compõem a gestão do município de Palmeira dos Índios realizaram uma Audiência Pública de Prestação de Contas do governo municipal. Durante a ação, cada Secretaria e o prefeito mostraram como foram aplicados os recursos na cidade em 2017, e também, das verbas provenientes dos governos federal e estadual, em áreas como a Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança, entre outras. Representantes de igrejas, do poder judiciário, sindicatos, Câmara de vereadores, associações e a população participaram do momento.

 

Lista negra

O secretário de Planejamento Adalberon Sá e o Controlador-Geral do município Klenaldo Oliveira fizeram a abertura da Audiência e destacaram como o município foi encontrado, no início de 2017, mergulhado em dívidas e com o nome no Cauc. Em poucos meses de trabalho, o Governo Júlio Cezar conseguiu retirar a prefeitura da lista negra de devedores e o município ficou apto para receber os recursos federais que são utilizados em várias áreas. Dos 102 municípios alagoanos, apenas 12 estão livres do Cauc e Palmeira é um deles. Eles mostraram como foram gastos os recursos pela gestão, em 2017, falaram sobre as 32 obras que estão em andamento, nas zonas rural e urbana, entre outros pontos.

 

Campanha

Na última terça-feira (20) a Prefeitura de Arapiraca lançou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018, cujos valores e formas de pagamento já encontram-se disponíveis no site serviços.arapiraca.al.gov.br/iptu. De acordo com o Código Tributário Municipal, aposentados e pensionistas com renda até 1,5 salário mínimo e que possuam apenas um imóvel podem requerer a isenção do imposto até 30 de julho.
Beneficio
Para isso basta comparecer dentro do prazo ao setor de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda, no Centro Administrativo, e solicitar o benefício de isenção.

 

 

… Após dois ataques , delegado descarta  existência de “maníaco da Seringa” em Arapiraca os supostos ataques com agulhas e seringas que foram registrados na cidade de Arapiraca serão investigados pela Polícia Civil.

 

… O delegado regional da cidade Thiago Prado disse, em entrevista ao cadaminuto, que descarta a existência de que algum maníaco seja o autor dos atentados e esteja querendo contaminar as pessoas.

 

… O delegado comentou que houveram dois registros no Hospital de Emergência Daniel Houly de ataques dessa natureza, mas nenhuma das vítimas chegou a fazer Boletim de Ocorrência. “Porém, uma das vítimas comentou que foi espetada por uma criança.