Roberto Baia

20 de Fevereiro de 2018

Não é verdade

O vereador Rogério Nezinho desmentiu ontem notícia de que seu irmão, o deputado estadual Ricardo Nezinho, teria feito entendimento para apoiar a pré-candidatura do também deputado estadual Severino Pessoa para Câmara federal.

“Acredito que essa informação surgiu pelo fato deles terem se encontrado na residência do ex-vereador Roninho, que ofereceu um almoço para comemorar o seu aniversário. Na verdade, Roninho apoia politicamente o meu irmão e vai apoiar Severino para deputado Federal”, disse Rogério.

Daniel Barbosa

Ao ser indagado por este colunista se o deputado Ricardo Nezinho já tem um nome para deputado federal, o vereador arapiraquense afirmou que aguarda decisão de Daniel Barbosa, filho do vice-governador Luciano Barbosa. “Não tem nada definido ainda, mas posso assegura que não houve qualquer entendimento entre Ricardo e Severino Pessoa”, assegurou.

Todos por Marcelino

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e o Grupo Jornalistas Solidários realizam, dia 7 de abril próximo, das 8 às 12 horas, no Espaço Recreativo e Cultural do Sesc/Poço, em Maceió, um Bazar Solidário, com o intuito de contribuir para o tratamento do jornalista Marcelino Freitas Neto, filho do jornalista Freitas Neto e de Graça Freitas, falecidos há 20 anos, num desastre aéreo em Cuba.

Bazar Solidário

O Bazar Solidário integra a campanha “Todos (as) por Marcelino”, deflagrada quando o jornalista foi diagnosticado com uma doença degenerativa (ELA). Além do Sesc Alagoas, que disponibilizou o local e a infraestrutura para o bazar, também estão apoiando essa iniciativa, especificamente como postos de coleta das doações, a Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio) – sede/Farol , o Senac (Poço e Pinheiro), o Ministério Público de Alagoas (Poço), a Rubi Joias (Empresarial Barão de Penedo/Centro), Jornal Extra (Empresarial Wall Street/Poço) e o próprio Sindjornal (Casa da Comunicação/Prado).

Importante

Quem desejar contribuir para realização do evento já pode encaminhar suas doações (roupas, sapatos, acessórios, objetos de arte, livros e outras peças) aos postos de coleta acima referidos, no horário comercial. A Coordenação da Campanha solicita que os objetos doados estejam em bom estado, para gerar interesse nas pessoas que vão ajudar a campanha adquirindo esses produtos.

Ressaca 1

A chuva resolveu dar uma trégua justamente na hora da Ressaca do Carnaval do Povo de Palmeira dos Índios 2018.  A  festa aconteceu na noite de sábado (17), em Palmeira de Fora e só acabou nas primeiras horas deste domingo. Quem imaginou que o mau tempo atrapalharia a festa de despedida do Carnaval estava enganado. Milhares de foliões ganharam as ruas do bairro e caíram na folia com o tradicional desfile do bloco Os Tabaqueiros, puxado pela pernambucana Belinha Lisboa,  e também curtiram a ressaca do Carnaval do Povo 2018, com o show do cantor baiano Jullinho Porradão. A multidão brincou até às 2 da manhã, quando foi encerrada a folia de Momo na cidade.

Ressaca 2

Além dos anfitriões da festa, o prefeito Júlio Cezar e o vice-prefeito Márcio Henrique, estiveram presentes à folia o deputado estadual Severino Pessoa, secretários municipais de Palmeira, os vereadores Fabiano Gomes, Dindor, Adelaide França, o presidente da Câmara de Palmeira Júnior Miranda, a secretária de saúde da cidade de Estrela de Alagoas Angela Garrote, entre outras autoridades.

Portal da Transparência

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) por meio das Promotorias de Justiça de Maribondo e Penedo, estipulou o prazo de 60 dias para que as Câmaras de Vereadores atendam a todos os critérios exigidos e incremente o Portal de Transparência. No mapeamento das Câmaras municipais feito pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat), a nota de Penedo foi 7 e a de Maribondo 29, quando a tabela é de 1 a 100.

Cumprimento das leis

“O intuito é o de garantir o cumprimento das leis de acesso à informação e de responsabilidade fiscal. O portal tem de existir e ser abastecido diariamente com todas as movimentações da Câmara, deixando toda a população ciente do que ocorre e como se comportam seus representantes”, enfatiza o promotor de Justiça de Penedo, Ramon Formiga.

Fiscalização

A fiscalização em torno das Câmaras de Vereadores em todo estado tem sido permanente e o Ministério Público cobrará dos gestores compromisso e responsabilidade, para que ações e transtornos possam ser evitados.

… “É nosso dever cobrar transparência e fiscalizar o acesso à informação, conforme a lei. Os vereadores são os representantes legais dos munícipes e devem esclarecimento das suas ações à sociedade. O prazo foi dado e esperamos que seja cumprido”, ressalta o promotor de Justiça de Maribondo e Pindoba, Marlisson Andrade.

… O TAC se baseia nas leis que estabelecem o acesso à informação referente à despesa (salários, diárias etc), licitações, presença dos vereadores nas sessões, o que defendem, quais os projetos criados e apresentados. Ou seja, toda e qualquer movimentação existente da Câmara Municipal.

… Em Pindoba, o Ajustamento foi assinado no dia 6 de fevereiro, enquanto em Maribondo e Penedo no dia 8.