Flávio Gomes

17 de Fevereiro de 2018

Os inimigos sempre fiéis

Carlos Brickman: “O PSDB, principal adversário do PT, ainda está em processo de escolha de candidatos. Não conseguiu até agora definir quais seus melhores nomes. Os adversários já escolheram os eventuais candidatos tucanos com maior potencial de voto e desde já concentraram neles seu poder de fogo. A julgar pela violência e constância dos ataques, são João Dória Jr. e Luciano Huck. O termo ‘adversários’ não indica apenas PT e conexos, como o PSOL: indica também os tucanos fiéis ao governador (e pré-candidato) Geraldo Alckmin e conexos, como o ministro Kassab (PSD) e sua UGT, União Geral dos Trabalhadores. A campanha vem de vários lados, mas o mote é sempre o mesmo: marcar tanto Huck quanto Dória como engomadinhos (o que não é, convenhamos, tão difícil) e inimigos dos pobres ─ Huck porque, em seu programa de TV, reforma de graça casas populares em mau estado, em vez de resolver de vez o problema habitacional do país, e Dória porque promove encontros de empresários aos quais só comparecem empresários. Os demais tucanos são poupados ─ mesmo o prefeito de Manaus, Artur Virgílio, adversário oficial de Alckmin ─ com uma só exceção: Fernando Henrique, por dizer que Huck é uma boa novidade na política.”

Téo na TV Mar

Teotonio Vilela Filho será entrevistado na próxima 2ª feira pela TV Mar, canal 25 da NET, a partir das 9h30m, no programa “Conjuntura”. Será a primeira entrevista dele, ao vivo, desde que deixou o governo, em janeiro de 2015. Um dos temas, naturalmente, será a sua desistência de concorrer ao Senado Federal.

Excessos

Faltou equilíbrio a Renan Filho em seu discurso na abertura dos trabalhos de 2018 na Assembleia Legislativa. O governador pecou por excessos. Tanto ao enaltecer em demasia os feitos da sua gestão quanto ao fazer críticas exageradas à gestão anterior. A ansiedade quanto à eleição deste ano pode explicar.

Exemplo

Um dos equívocos de Renan Filho em seu pronunciamento foi dizer que encontrou o turismo alagoano em crise. Um dos méritos do governo Téo Vilela, que o antecedeu, foi justamente recuperar o turismo, que estava estagnado. Virgínio Loureiro, titular da Setur, foi elogiado até fora de Alagoas pelo trabalho executado.

AMA

Ontem a Associação dos Municípios Alagoanos completou 37 anos de fundação. O seu primeiro presidente foi Fernando Collor, então prefeito de Maceió e hoje senador. Para o atual presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, “através da força da AMA os municípios obtiveram conquistas que sozinhos não alcançariam”.

Dívida

Governo Renan Filho comemora redução de crimes no Carnaval, mas está em débito na área de segurança pública, por não desvendar homicídios de repercussão ocorridos no ano passado. Dois deles com aparente conotação política: de dois vereadores de Batalha e do genro de Lula Cabeleira, ex-prefeito de Delmiro Gouveia.

Números

Estima-se que para se eleger a uma das nove vagas de Alagoas à Câmara dos Deputados o candidato vai precisar de pelo menos 140 mil votos para não depender dos votos da sua coligação. E, sem coligação, dificilmente alguém alcançará isso. Vai ter candidato bem cotado que será bem votado e ficará sem mandato.

Opinião

Almir Pazianotto, advogado, sobre Luciano Huck disputar a Presidência da República: “No vácuo de lideranças que atraiam a confiança de milhões de eleitores abre-se espaço para nomes improvisados, politicamente desconhecidos. Sei que é animador de auditórios, mas desconheço as aptidões políticas que se lhe procuram atribuir.”

 

* O prefeito de Maceió em exercício, Marcelo Palmeira vistoria, neste sábado, 9h30m, as obras na Avenida Nelson Marinho de Araújo, principal via do Murilópolis. Marcelo cumpre agenda do titular, Rui Palmeira, que reassumirá o cargo no dia 22.

*O Pronatec terá novas vagas em Alagoas a partir da próxima 2ª feira, 19 de fevereiro. As inscrições para cursos profissionalizantes a distância seguem até 2 de março. Pode se inscrever quem tem 15 anos ou mais e concluiu ou esteja cursando o ensino médio.

*O Ministério Público Estadual está preparando o seu plano geral de atuação para o biênio 2018/2019 e, para receber contribuição da população, realizará audiência pública na próxima 2ª feira, 19, a partir das 9 horas, em sua sede, no bairro do Poço.

* O Centro Universitário Maurício de Nassau realiza nos dias 24 e 25 de fevereiro o 1° Festival de Verão, com atividades esportivas e artísticas, no Posto 7, da orla de Jatiúca, inclusive para o público externo. As inscrições, gratuitas, se encerram neste sábado.

*De 2ª feira próxima a 23 de fevereiro a Faculdade Joaquim Nabuco, promove o projeto “Capacita”. Serão ofertados 10 cursos com mais de 500 vagas nas áreas de gestão e comunicação. O evento começa às 14 horas, na unidade Maceió. Contato: 3036-2296.

*A “Do Lado de Cá – Feirinha Cool” acontece, neste final de semana, às 15 horas, no Corredor Vera Arruda, Jatiúca. Além de oficinas e opções culinárias, tem como atrações musicais Andréa Laís, May Honorato e Kissia Barros. Contato: 99353-0090.

*Rodada do Campeonato Alagoano neste final de semana: sábado, 19 horas, Coruripe x ASA; domingo, 16 horas, Santa Rita x CEO, CSE x Murici; 17 horas, CSA x Dimensão Saúde. O CRB, que folga, receberá o CSE no dia 25, no Trapichão.

“Soberba banal e vitimização”

Paulo Delgado

Sociólogo e ex-deputado federal pelo PT/MG, sobre as atitudes do ex-presidente Lula diante da iminente prisão