Flávio Gomes

8 de Fevereiro de 2018

Os auxílios-moradia de Lula

Jornalista Augusto Nunes: “As críticas do PT ao auxílio-moradia confirmam que, para os celebrantes de missas negras, o cinismo não tem limite. Eles acusam Sérgio Moro, por exemplo, de receber o que todos os juízes federais recebem. Se é imoral o auxílio-moradia, que seja extinto. Por enquanto, nada tem de ilegal. Os devotos da seita fingem ignorar que ninguém no mundo foi tão beneficiado quanto Lula por versões bandalhas do auxílio-moradia. O primeiro apartamento de Lula lhe foi presenteado pelo advogado Roberto Teixeira, benfeitor do futuro camelô de empreiteira desde o século passado. Oficialmente foi coisa de amigo. Os negócios bilionários feitos por Teixeira, graças à intimidade de que sempre desfrutou com o ex-presidente, informam que a generosidade do doutor é a mais rentável do mundo. Dois filhos de Lula moram sem pagar aluguel em apartamentos da imobiliária Roberto Teixeira. Foi o doutor também quem providenciou a papelada no sítio de Atibaia para que o laranja, Fernando Bitar, caprichasse na pose de dono da propriedade que jamais frequentou ─ nem depois que Lula parou de dar as caras por lá. O triplex do Guarujá foi uma doação da OAS. E o apartamento no mesmo prédio onde Lula mora é um caso de polícia ainda por ser devassado. O auxílio-moradia dos juízes está abaixo dos 5 mil reais. Não é pouca coisa, mas seria insuficiente para pagar uma ínfima parte das taxas de condomínio dos imóveis de Lula que não são de Lula.”

Cenário atual

Até agora só há uma candidatura irreversível a governador: a de Renan Filho (PMDB), que concorrerá à reeleição. Omar Coêlho (Podemos) anuncia seu próprio nome, mas é cedo para ser uma decisão definitiva. Rui Palmeira (PSDB) é o nome mais citado pela oposição, entretanto insiste em manter a sua indecisão.

Confiança

O advogado Omar Coêlho, do Podemos, garante que é para valer a sua anunciada candidatura ao governo, com uma proposta de renovação de prática política. Considera definido Alfredo Gaspar de Mendonça candidato ao Senado e espera fechar a chapa majoritária com Rodrigo Cunha, também para o Senado.

Bastidores

O deputado federal e ministro Marx Beltrão tem dito que é candidato a senador pelo grupo dos Renans Calheiros. Mas há quem cite a insatisfação do seu pai, João Beltrão, com Renan Filho, apesar da longa amizade com Renan pai. E no grupo de Rui Palmeira tem quem garanta que Marx pode ser recebido a qualquer hora.

Aval

O presidente do Denatran, Maurício Alves, veio a Maceió a convite do Governo do Estado, mas apoiou a decisão do prefeito Rui Palmeira quanto aos pardais eletrônicos: “Eu considero um retrocesso perigoso quando se libera o limite de velocidade das vias. Isso provocará um número maior de acidente com vítimas.”

Fim do estigma

Ex-vereador por Maceió e ex-deputado estadual, o engenheiro Judson Cabral, um dos históricos do PT em Alagoas, inclusive fundador do partido, é uma das atrações do PDT para a Assembleia Legislativa. Espera agora ter apoio de muitos simpatizantes que elogiavam sua postura mas não votavam nele por ser do PT.

Lerdeza

Em entrevista à TV Mar, Fernando Dacal, presidente do CREA, disse que em 2017 a instituição apresentou projeto de despoluição da Praia da Avenida da Paz. Até conseguiu recursos através do senador Benedito de Lira e do deputado Marx Beltrão. Sete meses depois, a Prefeitura ainda não fez a licitação.

Opinião

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República: “Eu imaginava que a segunda instância existia para corrigir os equívocos da Justiça. Fiquei pasmo quando vi, na segunda instância, os juízes mais preocupados em salvar a cara da mentira contada na primeira instância do que estudar os autos do processo e me absolver.”

*Michel Temer vai passar o Carnaval em Marambaia, Rio de Janeiro. Utilizará dois jatos da FAB para levar uma comitiva de 60 pessoas, inclusive empregados do Palácio do Planalto. Quem vai pagar a conta: o já espoliado povo brasileiro, como sempre.

* O Projovem, do Ministério da Educação, tem 43 mil vagas na modalidade Urbano e outras 11 mil na modalidade Campo. Interessados, que devem ter entre 18 e 29 anos, podem se inscrever, pela internet, até  28 de fevereiro. As aulas se iniciam em março.

* A população de baixa renda de Maceió que está inserida no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) tem direito a receber um kit gratuito de TV Digital. Quem desejar deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, no Poço.

*A Pinacoteca Universitária recebe a mostra “Intervenções: Cidade & Signos”, um projeto de extensão da Ufal contemplando 20 artistas que utilizam grafite, lambe-lambe, instalação, colagem e audiovisual. Visitação até amanhã, com entrada franca.

* Estão abertas inscrições para a 15ª Mostra Alagoana de Dança, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura que visa promover e estimular a dança em seus diversos estilos. Ao todo, 40 grupos serão selecionados. As inscrições são gratuitas, até 21 de março.

* A Secult abriu inscrições, até 22 de março, para a 3ª edição do “Em Cantos de Alagoas”, festival de música popular alagoana. Serão investidos R$ 16,5 mil, para melhor letra, melhor intérprete, voto popular, melhor arranjo e classificação técnica.

* A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude disponibiliza para a população a Academia Maceió, na orla da Jatiúca. São oferecidos 20 equipamentos de musculação, gratuitamente. Interessados devem procurar a própria academia. O início é imediato.

“A candidatura de Lula é vital para a democracia”

Gleise Hoffmann

Presidente do PT, esquecendo de explicar para que serve o Poder Judiciário