Flávio Gomes

6 de fevereiro de 2018

Eleições sem Lula

Almir Pazzianotto, advogado e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho: “Com a rapidez das más notícias, aproximam-se as eleições. Embora lidere as pesquisas de intenções de voto, parece-me difícil a inclusão de Luís Inácio Lula da Silva no rol dos pretendentes à presidência da República. Analise objetiva indica serem reduzidas as chances de participar da disputa. Já não conta com o apoio de antigos companheiros, alguns presos, outros aposentados, cansados ou desiludidos.  O Partido dos Trabalhadores sofreu graves perdas no capital político acumulado na década de 1990. Encolheu, perdeu o antigo encanto, igualou-se aos demais. Acusações de corrupção provocam-lhe irreversíveis prejuízos. Encontrará dificuldades para celebrar alianças e lhe faltarão recursos destinados à campanha e à contratação de marqueteiros. Por último, Lula encontra-se na incômoda posição de condenado em julgamento de segundo grau, e corre perigo de ter a prisão decretada. Sinto dificuldades para entender a preocupação dos adversários quanto à candidatura do único nome do PT. O PSDB, o mais aguerrido dos adversários, aparentemente nutre pelo ex-presidente sentimento de temor pânico. Foi nocauteado em quatro combates sucessivos. Se voltar ao rinque para enfrentá-lo estará com moral debilitada pela memória das derrotas, e dividido, como é habitual entre chefes tucanos. Afastada a enigmática candidatura Lula, nivelam-se as demais…”

Decisões

Logo após o Carnaval, no máximo início de março, Marx Beltrão deixará o Ministério do Turismo e reassumirá mandato de deputado federal. Foi o que disse ontem, em entrevista ao programa Conjuntura, na TV Mar. Disse mais que será candidato ao Senado, no grupo do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho.

Determinado

Benedito de Lira é candidato à reeleição ao Senado, pelo PP, e não quer nem discutir a hipótese de ser vice na chapa de Rui Palmeira ao governo. Já disse isso, inclusive, ao presidente Michel Temer. E está reafirmando a sua candidatura à reeleição aos líderes políticos que o acompanham, principalmente os prefeitos.

Expectativa

Fernando Collor (PTC/AL) está anunciando que fará hoje, 14 horas (horário de Brasília), um pronunciamento no Senado. Espera-se que fale sobre a candidatura à Presidência da República, confirmando o que disse há duas semanas. Pelo Datafolha Collor está empatado com Jaques Wagner (PT) e Manuela D’Ávila (PC do B).

Raridades

O governador Renan Filho (PMDB) foi prestigiar o bloco Pinto da Madrugada e foi muito bem recebido pelos foliões. Outro político que esteve nas prévias carnavalescas, em Arapiraca e Maceió, foi o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB). No Jaraguá Folia saiu algumas vezes do Filhos da Pauta, para receber cumprimentos.

Pró-reforma

Do presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, ao anunciar a campanha “Todos pela Reforma da Previdência”: “Não podemos continuar pagando tão alto preço pelo privilégio que alguns poucos recebem. Aprovar a reforma é eliminar uma das principais causas do déficit público.”

Sucesso

O retorno do bloco do Pinto da Madrugada deu nova dimensão ao pré-carnaval de Maceió. E, como sempre, em seu entorno os foliões externavam alegria, ao som de marchinhas e frevos. Ao contrário de alguns seguidores de blocos que saíram depois, que, ao som de outros ritmos musicais, repetiram a costumeira violência.

Mudança de hábito

Ricardo Noblat: “Desde que deixou a presidência da República, Lula nunca mais viajou em avião de carreira. Só em jatinho pago pelo PT (poucas vezes) ou por amigos milionários que lhe devem favores (muitas vezes). De início, alegou que em voo comercial seria incomodado pela legião dos seus admiradores. Depois da Lava Jato…”

*Com a coordenação da professora Cléo Coutinho, alunos do curso de Psicologia da Faculdade Estácio realizam, desde ontem e até 5ª feira, 8, atendimentos gratuitos na clínica de saúde da instituição, na rua Desportista Cláudio da Rocha Lima, na Jatiúca.

*Esta semana será para o preenchimento de mais de 200 vagas remanescentes em cursos das áreas de música, dança e teatro no Centro de Belas Artes de Alagoas. As matrículas podem ser feitas na secretaria do Cenarte até a próxima 6ª feira, 9. Contato: 3315.7871.

*O Museu da Imagem e do Som de Alagoas recebe hoje a exposição “Faces e Variações”, do artista Dennys Oliveira, com representações de cores e formas diferentes em rostos. A mostra será aberta à visitação às 19 horas de hoje e permanece no Misa até o dia 27.

*Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), prevenção de acidentes e consequências do consumo de álcool e outras drogas estão entre os temas abordados em ações educativas realizadas pela prefeitura de Arapiraca, que prosseguem até próxima 5ª feira, dia 8.

*A Feira Orgânica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos retorna hoje e contará com produtos do assentamento Aldeia Verde, do Benedito Bentes. A comercialização acontece na sede da Semarh, em Jacarecica, das 8 às 12 horas.

* Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do projeto Samu nas Escolas, da Faculdade de Medicina da Ufal, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os interessados têm até o dia 20 de fevereiro para providenciar a inscrição.

*Mantendo a tradição, o CRB se encrencou com o Dimensão Saúde, perdendo de 1×0, agora num jogo oficial. Já o CSA, outro favorito ao título do Campeonato Alagoano, fez 2×1 no ASA e demonstrou que aos poucos vai se recuperando também dentro de campo.

“Tem de mudar”

Walter Casagrande

Comentarista de futebol, sobre o comportamento de Neymar dentro de campo