Edmilson Teixeira

30 de janeiro de 2018

Defesa feminina

et30 600x300 c - Defesa feminina

As mulheres alagoanas estão prestes a ser contempladas com uma medida que vem sendo tomada pela deputada Thaise Guedes (PMDB). Trata-se de um Projeto de Lei que requer o livre acesso a exames genéticos, focado em detectar trombofilia. A ação é direcionada para as mulheres usuárias da Rede Pública de Saúde, sobretudo as que têm registro histórico familiar desse caso. A trombofilia  é o chamado  distúrbio que provoca o desequilíbrio da coagulação sanguínea.

Caminho

“A avaliação da necessidade de investigação deverá ser feita pelo médico obstetra ou ginecologista, particularmente, em relação aos parentes de primeiro grau com trombose e gravidez de alto risco com comprovada associação à trombofilia” diz Thaise Guedes, entendendo que o exame é simples, sobretudo feito a partir de uma amostra de sangue, onde revela se a mulher tem ou não propensão genética a desenvolver a doença.

“Estou convicta de que esse projeto será aprovado” revela otimista a parlamentar.

Canapi

Secretário de Educação de Canapi, Luiz Vieira foi um dos homenageados do Brasil na última sexta-feira, na capital pernambucana, com um certificado da UDB – União Brasileira de Divulgação. Trata-se de um título de reconhecimento, pelas ações inovadoras na Educação, cujo evento contemplou os 100 melhores secretários do País, onde Canapi ficou na 57ª colocação.

Dedicação

Bastante emocionado durante a cerimônia, Luiz Vieira dedicou o prêmio à classe que luta pela Educação e ao prefeito Vinicius Lima, sobretudo pelo apoio em fazer chegar a todos os canapienses um novo modelo de gestão que agora é reconhecido por meio deste prêmio.

Conteúdo

“Nada disso seria possível sem o apoio incondicional da administração com investimentos em transparência, transporte, alimentação de qualidade, formações continuadas para os professores,  recuperações das unidades escolares,  buscando valorizar acima de tudo o fator humano ladeado por uma equipe de qualidade em assessoramento fazendo chegar a todos os resultados dessa comenda”, destacou Luiz Vieira.

Penedo

Animação carnavalesca é o que não falta na histórica cidade de Penedo. No último final de semana os tradicionais blocos deram sinais de boas vindas. Na sexta saiu a Boneca Raquel, no sábado foi a vez do Ovo da Madrugada e no domingo teve a Lavagem do Bonfim, esse reunindo adeptos do candomblé. E para o próximo domingo a atração fica por conta de um frenético passeio de catamarã, o  “Privillege Velho Chico”, que entra para a sua  5ª edição prometendo reunir turista de toda parte.

Flutuante

Comandada pela empresa “Tour Penedo”, a excursão fluvial, que tem como objetivo explorar as belezas do município ribeirinho será em clima de frevo e folia e promete não deixar ninguém parado durante o passeio. O  “Privillege Velho Chico” oferecerá  serviços a bordo como cobertura fotográfica, copos e pulseiras personalizadas, parada para banho, bombeiro civil e salva-vidas, além de almoço. Mas para participar dessas regalias você tem que desembolsar 120, ou 200 para um casal.

Partidos

Ano de eleição e muita gente esperta para comandar partido aqui em Alagoas, sobretudo no interior. E veja só, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que 73 partidos estão em processo de formação no Brasil. É essa a quantidade de legendas que já obtive  registro civil em Cartórios, um dos requisitos iniciais para o processo de criação. Atualmente, o País tem 35 partidos registrados no TSE, que estão aptos a lançar candidatos para disputar cargos agora em 2018.

Esportes  

Uma infinidade de praças esportivas está sendo erguida ao longo do mandato do governador Renan Filho por diversos municípios alagoanos. Ontem, durante o ato de inauguração de um ginásio numa escola pública do Benedito Bentes, Renan disse que construirá 35 unidades no transcorrer deste ano, cuja meta é alcançar a marca de 100 unidades ao término de seu governo.

Pilar

Uma grande festa promete agitar a cidade do Pilar neste final de semana. É que sexta-feira, dia 2, os pilarenses celebram a passagem de sua padroeira, N.S. do Pilar, evento que é tido como um dos mais badalados em Alagoas, em se tratando de religiosidade da Igreja Católica. A festa se mistura com shows musicais em praça pública, onde a Prefeitura patrocina essa parte, com o propósito de atrais gente de toda parte, a fim de gerar emprego e renda para centenas de pessoas da região.

União dos Palmares

Assim como o Pilar, União dos Palmares também vai festejar o dia de sua padroeira na próxima sexta-feira. Só que a de lá é Santa Maria Madalena. O evento teve seu início no último final de semana. Diversas atrações musicais farão parte da programação. Para os católicos, a procissão durante a tarde e noite de sexta-feira, será o ponto alto da festa, onde a devoção se faz presente com os fieis da igreja, sobretudo pagando promessas com os mais diversos gestos de amor a Santa Maria Madalena.

Arapiraca

O programa de Residência Médica do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, está com inscrições abertas até o dia 08 de fevereiro. A seleção dos candidatos é para o preenchimento de quatro vagas nas especialidades Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia.