Edmilson Teixeira

25 de Janeiro de 2018

Penedo

Nesta sexta-feira à noite, a cidade de Penedo entra no frevo visando o Carnaval 2018. Trata-se do aniversário de 58 anos do desfile da tradicional Boneca Raquel, tida como a rainha das gigantes da região. Os organizadores do “Bloco Vassourinhas”, que desfila junto com a Raquel, garantem que mais de 50 músicos participarão do evento com a missão de não deixar ninguém parado no corredor da folia.

Origem

A famosa boneca gigante penedense foi criada pelo mestre Cabo Vá no ano de 1960 e inicialmente recebeu o nome de “Chica Boa”, em homenagem a uma funcionária da fábrica penedense de tecidos, que ficava localizada no bairro de Santo Antônio, conhecido como “Barro Vermelho”. Chica Boa teve que ir morar em São Paulo e foi substituída na copa da fábrica por outra mulher chamada Raquel que também acabou sendo homenageada.

Pão de Açúcar

Em Pão de Açúcar a Prefeitura também vem se preocupando com o tratamento de saúde dos animais de ruas, sobretudo os cães. Trata-se de ações de combate e prevenção à leishmaniose visceral, o calazar. Com apenas 12 dias de sua inauguração, o Abrigo de Animais, construído para comportar 56 cães divididos em oito baias, já está em plena atividade, onde todos são bem tratados com especialistas. Lá entre os anos de 2008 e 2016, foram confirmados 17 casos de leishmaniose visceral ou tegumentar, vindo um deles a óbito.

Socorro

Limitados com a verba mensal que entra em seus cofres, os municípios alagoanos estão recorrendo ao governo do estado, na busca de apoio para elaboração de projetos de engenharia. Tanto que esta semana o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley na qualidade de presidente da AMA esteve com Judson Cabral, presidente do Serveal, tratando de uma parceria.

Visão  

Judson Cabral afirmou que esse convênio pode ajudar aos municípios e fortalecer a empresa que tem profissionais competentes e especialistas em ritos de obras públicas. “Além de garantir bons projetos para que os municípios possam receber recursos federais através dos ministérios”, finalizou.

Arapiraca – transportes

A Prefeitura está fazendo até o dia 28 de fevereiro deste ano o recadastramento dos veículos de passageiros que circulam no município. O serviço é realizado pela SMTT, em cumprimento à legislação referente ao sistema de transportes do município, para recadastrar os veículos de transporte de passageiros e renovar suas licenças junto ao órgão.

Nova temporada

Na terça-feira em Maceió, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Sebrae/AL reuniram os consultores responsáveis pelo trabalho de auxílio nos municípios alagoanos em relação ao desenvolvimento da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado para início de trabalho em 2018.

Argumento

“Com o Portal Facilita, a Prefeitura pode verificar todas as informações das empresas instaladas. É um espelho da situação do município. É de total interesse da Prefeitura que essas empresas sejam vistoriadas, que as taxas sejam pagas. É preciso pensar em como é feita a emissão desses documentos, mas não somente isso. Temos que solucionar os problemas encontrados, focar nas configurações, e por isso contamos com o apoio de vocês para melhorar o sistema”, destacou o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho

Encontro

Na próxima segunda-feira a partir das 8:30h no auditório  da OAB/AL, em Jacarecica, Maceió, está sendo esperado todos os 102 secretários de Saúde de Alagoas. Trata-se do Seminário Integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. O evento é uma iniciativa do Cosems/AL em parceria com a Sesau.

Valor

A presidente do Cosems/AL, Izabele Pereira, destacou a importância de trabalhar a integração entre estas duas áreas com o intuito de alcançar a integralidade da atenção, um dos princípios do SUS. Na ocasião, os técnicos das respectivas áreas da Sesau e do Cosems vão aprofundar a discussão com os gestores da pasta e coordenadores da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde.

Merecidamente

Uma decisão da 8ª Vara do Trabalho de Maceió, fundamentada em ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT), tornou obrigatória a alternância da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Alagoas, e manteve inelegível, para o próximo mandato, o atual presidente José Tadeu de Menezes Barros. Das diversas irregularidades verificadas que afrontam o princípio democrático e a transparência na condução sindical, o MPT constatou que José Tadeu e os componentes da direção permaneceram à frente da instituição por quase 30 anos.

Absurdo!

O atual presidente e os integrantes da atual diretoria – estes se revezando ao longo dos anos, conforme constatou o MPT –, foram eleitos em única chapa em todos os processos eleitorais realizados pelo sindicato no período de 1989 a 2009, sem análise do conselho fiscal – que também possui repetição de seus membros. Nessa última eleição, uma perícia realizada pelo judiciário confirmou que 318 assinaturas coletadas para a contagem dos votos foram feitas por uma única pessoa.

Santana do Mundaú

Na terra da laranja lima o prefeito Artur Freitas promete realizar uma verdadeira arrumação na parte física das escolas do município. Todo um levantamento de custos está sendo feito com a equipe da Educação, no sentido de tocar as obras no transcorrer deste ano, sobretudo na compra de equipamentos para atender as demandas necessárias.

Arapiraca – alívio

Somente ontem foi que o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho iniciou o pagamento de seus funcionários referente ao mês de dezembro último. O órgão de saúde alegou que em função do não repasse dos recursos por parte da Prefeitura de Arapiraca, tornou-se necessário ajustar o cronograma de pagamentos do mês em atraso. Como a Prefeitura solicitou a nota fiscal na terça-feira e executou o repasse, o pagamento da folha foi feito automaticamente nesta quarta-feira.