Edmilson Teixeira

23 de janeiro de 2018

Santa Luzia do Norte no dicionário!

pedao de st e seu livro 600x300 c - Santa Luzia do Norte no dicionário!

Poeta “Pedão” afirma que na última quarta-feira à noite, foi surpreendido em sua casa, ao receber o casal Jamerson Albuquerque e de dona Gisela Albuquerque, tidos como pesquisadores do ‘ABC DAS ALAGOAS’ Dicionário Biobibliográfico, Histórico e Geográfico. Pedão comentou que eles já estão preparando a quarta edição do referido dicionário. “Pois para a minha emocionante surpresa, fui comunicado de que meu nome já constava na terceira edição, como poeta popular, tendo como destaque, o livro em cordel Santa Luzia do Norte: nossa terra nossa gente” revelou.

Santa Luzia do Norte II

Pedão que também canta e é uma espécie de embaixador de sua cidade, afirmara que a dupla foi na busca de informação, a fim de atualizar dados de sua biografia. “Disseram-me que acompanham o nosso trabalho cultural, através das rádios Pajuçara/FM, Rádio Gazeta/AM, Rádio Correio, Jornal Tribuna Independente e outros meios de comunicação; razão do nosso nome ter sido lembrado para a quarta edição do ABC DAS ALAGOAS. Na verdade, foi gratificante e muito difícil conter a emoção que senti, sobretudo pelo amor da coisa que faço, onde hoje, esse Pedão se faz presente numa coletânea de trabalho de gente que visa elevar o nome de Alagoas”, narrou.

Palmeira dos Índios

Em Palmeira, nove dos 15 vereadores tentam a todo custo derrubar o presidente da Casa, Júnior Miranda. Elegeram Miranda há um ano, mas, consequentemente nutriram uma antipatia sem igual pelo companheiro de bancada, cuja situação tem recaído para o governo de Júlio Cézar, que não entende o motivo que chegou tal situação. Júlio Cezar por sinal já chegou a atacar publicamente “o grupinho” como ele citou durante um ato de inauguração, onde apenas cinco parlamentares compareceram ao evento. Até o ano passado o bloco era chamado de G10; porém, hoje é conhecido por G9, visto que um dos integrantes se convenceu agora em 2018 fazer parte do time do prefeito.

Palmeira – pressão

Uma fonte nos informou que o prefeito Júlio tem sofrido grande pressão dos vereadores do G9 por conta de cargos na Prefeitura. Disse que recentemente o G-9 se reuniu na casa da vereadora Joelma Toledo, onde numa conversa com o esposo dela e o prefeito, Júlio teria garantido uma secretaria executiva para um dos vereadores do G-9 que estava ausente naquele momento. “Além de tentar uma prática desonesta e antidemocrática; que é tirar o presidente Júnior Miranda do cargo, eles agora estão extorquindo o prefeito” disse a fonte, dando conta que eles querem cargos na Prefeitura a todo custo em troca de apoio ao prefeito.

Palmeira- deslize

“O vereador Abraão foi mandar um áudio para seu companheiro de bancada  que estava ausente da reunião ocorrida na casa da vereadora Joelma Toledo, sobretudo comemorando a “conquista” do cargo através da pressão ao prefeito, e acabou se confundindo e mandou para um grupo do WhatsApp”, disse a fonte, afirmando que esse assunto vem ganhando repercussão em Palmeira dos Índios.

Norte alagoano   

A popularidade de Cícero Cavalcante (PMDB) tem crescido na cidade de Paripueira, onde o mesmo fixou morada há um bom tempo. Seus amigos próximos afirmam que ele vai lançar agora em 2018, a filha, Flávia Cavalcante, a fim de retornar à Assembleia Legislativa para um terceiro mandato. “Flavinha tem tudo para se eleger. Pois tem cabos eleitorais fortes, a começar pelo esposo Kelmann Vieira que é presidente da Câmara de Vereadores de Maceió. A irmã Fernandinha é prefeita de São Luiz de Quitunde e o pai, o “Ciço” é detentor de um carisma político sem igual na região Norte”, comentou um amigo da família.

Paripueira

Por falar em região Norte, em Paripueira o ex-prefeito “Carlinhos da Três Irmãos”, prevê um ano de 2018 de muita badalação política em seu município. Não esconde seu apoio à reeleição do senador Biu de Lira (PP). “A nossa amizade continua firme como nunca, sobretudo ao longo de  mais 40 anos” revela Carlinhos, ressaltando que o histórico do senador é coisa invejável dentro do contexto político alagoano. “O homem é uma máquina de trabalho em prol de Alagoas”, brinca num tom de exagero, Carlinhos, orgulhoso por presidir o PP lá em Paripueira.

Penedo

Thiago Dantas natural da cidade de Penedo é o protagonista de um trabalho que ganhou destaque ao longo de 2017, ao produzir um livro prático e com macetes de destrinchar temas voltados para a matemática. “Educação Matemática”, da editora “Abrindo Página”, que superou a marca de cinquenta mil exemplares vendidos em 2017. O livro, lançado em fevereiro do ano passado, chamou a atenção dos educadores da área, sendo vendido mais de 33 mil cópias físicas e 17 mil e-books, versão digital da publicação.

Justificativa

O autor Thiago Dantas conta que a proposta do livro é relacionar os conceitos matemáticos à situação do cotidiano. “Os alunos precisam perceber que a matemática está em seu cotidiano. Muitos se sentem distantes de alguns assuntos da disciplina, alegando não ter utilidade prática. É preciso mostrar ao aluno que a matemática está na economia, na administração, na engenharia, nas mais diversas áreas e, dessa necessidade, nasceu o livro visando proporcionar aos educadores formas mais didáticas e eficazes para o ensino da disciplina”, explica.

Consequência

Em comemoração ao sucesso das vendas, o autor Thiago Dantas realizou uma ação social distribuindo exemplares do livro na rede pública estadual e municipais nas cidades de Maceió, Arapiraca e Penedo. Mais de cem exemplares da publicação foram doados para entidades públicas para contribuir no aprendizado de alunos carentes.