Blog do Dresch

19 de janeiro de 2018

Occhi é investigado por propina ao PP

tl19 600x300 c - Occhi é investigado por propina ao PP

 

                   Uma investigação independente contratada pela Caixa Econômica Federal (CEF) recomendou que o banco dê continuidade à apuração de suspeitas de que o presidente da instituição, Gilberto Occhi, tenha pedido propina para o seu partido, o PP. A equipe encontrou vestígios de irregularidades quando Occhi ocupava a Vice-presidência de Governo (Vigov), entre Setembro de 2013 a Maio de 2014. As acusações têm como base os depoimentos prestador pelo corretor Lúcio Funaro, considerado o operador do esquema de propina de órgãos e empresas federais. Ele disse que Gilberto Occhi tinha uma “meta de propina” para repassar ao PP.

Auditoria investiga Occhi 2

                A apuração paralela foi encomendada pelo comitê independente da Caixa ao escritório de advocacia Pinheiro Neto, à empresa de investigação privada Kroll e à auditoria PwC. O documento expôs os vínculos da atual cúpula com políticos investigados e mostrou como tem funcionado o balcão de favores da CEF. O material corrobora suspeitas do Ministério Público Federal, que pediu em Dezembro que o governo afastasse todos os vice-presidentes para que a escolha, a partir de agora passe a ser feita a partir de critérios técnicos. O presidente Gilberto Occhi, já dirigiu a Caixa Econômica em Alagoas e foi indicado à presidência por seu partido, o PP.

Investimento chinês em Alagoas

            Dirigentes de uma multinacional chinesa, estiveram em Alagoas esta semana, onde conheceram os incentivos fiscais e locacionais oferecidos pelo Governo do Estado para instalação de novos empreendimentos. A indústria, especializada na fabricação de embalagens acartonadas para alimentos, está expandindo suas atividades, construindo fábricas no Leste Europeu (Polônia) e na Ásia (Índia) e pretende também fornecer seus produtos para o Brasil e para a América Latina, criando um novo mercado receptivo. Os dirigentes chineses preveem a criação de cerca de 500 empregos diretos, caso a indústria resolva se instalar por aqui. “Os incentivos fiscais de Alagoas são realmente competitivos. Nos interessamos muito e queremos chegar nesse Estado para exportar para toda América do Sul e, contribuir com o desenvolvimento econômico local” afirmou o empresário Alex Teng.

Papa relembra injustiças

                   O papa Francisco dedicou a missa que rezou esta semana no aeródromo de Maquehue de Temuco, no sul do Chile, e que serviu de local de detenção, tortura e morte durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), ás vítimas do regime militar. “Oferecemos esta celebração a todos os que sofreram e morreram e a todos que carregam todos os dias nos ombros o peso de tantas injustiças” disse Francisco em sua homilia. Vinte e sete anos após o fim da ditadura, seu legado ainda perdura em vários setores da sociedade chilena. Mais de 3,200 pessoas foram vítimas do regime Pinochet, entre mortos e desaparecidos.

Papa relembra injustiças 2

                   O Pontífice igualmente atacou o uso da violência na luta pelo reconhecimento do povo da região de Araucanía, em plena tensão devido ao conflito com os índios mapuche, que reivindicam parte dos territórios da Argentina e do Chile para a criação do Wallmapu, como é conhecida a “nação mapuche”. “É essencial reconhecer que uma cultura de reconhecimento mútuo não pode ser construída na base da violência e da destruição, que acaba por levar vidas humanas” disse o Papa, acrescentando que “você não pode pedir reconhecimento aniquilando o outro, porque isso só desperta mais violência e divisão”.

Recompensa é estendida

                   Uma recompensa de US$ 10 milhões foi prolongada indefinidamente, pelo menos enquanto não se descobrir o paradeiro de 13 obras de grandes mestres, incluindo Rembrandt e Vermeer. A recompensa é ofertada pelo Museu Isabella Stewart Gardner, de Boston, nos Estados Unidos, que foi roubado em 1990 por homens vestidos de policiais. As obras, entre elas três Rembrandt, um Vermeer, um Manet, além de cinco desenhos e aquarelas de Degas, estão estimadas em 500 milhões de dólares. O valor da recompensa foi aumentado de um a cinco milhões em 1997, e dobrou para 10 milhões em Maio do ano passado

Recompensa é estendida 2

                   Este roubo, o maior de obras de arte da história, colocou no foco o museu que homenageia a colecionadora e filantropa norte-americana, Isabella Stewart Gardner. Sua sede é um suntuoso palácio de inspiração italiana, que foi construído com elementos antigos trazidos da Europa e possui uma importante coleção que conta ainda com obras de arte de Titiano, Velásquez e Rubens. Em 2013, o FBI identificou os ladrões, como sendo uma organização criminosa do nordeste dos EUA. Mas os fatos já haviam prescritos, e os suspeitos, que não estavam mais de posse das obras, não podiam ser processados.

  • Marcada para hoje á tarde a divulgação do listão de aprovados do vestibular 2018 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, a Uncisal.
  • A relação estará disponibilizada na sede da Universidade, no bairro do Trapiche da Barra, nos sites da Uncisal e da empresa responsável pelas provas.
  • Foram 6.726 candidatos, que disputaram 400 vagas ofertadas em cinco cursos de bacharelado e quatro cursos superiores tecnológicos.
  • Os aprovados cursarão Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Radiologia, Sistemas para a Internet, Tecnologia de Alimentos e Segurança do Trabalho.
  • Os aprovados devem ficar atentos e efetuar as matrículas no período de 22 a 25 de Janeiro, sendo que as aulas estão previstas para começarem no dia 1º de Fevereiro.