Edmilson Teixeira

16 de Janeiro de 2018

Pilar

Carlos Alberto Canuto não descarta a possibilidade de concorrer este ano uma das vagas da Assembleia Legislativa. O ex-prefeito pilarense  sabe que o duelo é grande, porém, se entusiasma com a força de amigos e parentes que têm dado o maior incentivo, para que Canuto volte ao batente político, sobretudo para representar Alagoas no Legislativo.

Arapiraca

A empresária Vera Lúcia  estará tomando posse na próxima quinta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca, onde estará à frente da entidade na gestão 2018/2020.

Será a terceira vez que Vera Lúcia assumirá o comando da CDL. Ela irá suceder Tânia Nubia, que foi eleita vice-presidente na chapa. A escolha ocorreu em dezembro, durante assembleia geral.

Campo Alegre

Uma grande festa tomou conta do distrito de Luziápolis na última sexta-feira. Tudo para receber o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que marcou presença por meio da dupla de pai e filho; Biu e Arthur Lyra, a fim de autoriza o início de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. No total, serão repassados mais de R$ 6 milhões e aproximadamente R$ 14 milhões, respectivamente. Recursos do governo federal, que beneficiarão uma população de mais de 20 mil habitantes do distrito.

Presenças

Lá estavam também o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, a secretária Nacional de Habitação, Maria do Socorro Gadelha, o presidente da FUNASA Rodrigo Dias, os secretários de estado, Fernando Pereira – Assistência Social e Desenvolvimento Social, e Humberto Carvalho – Infraestrutura, prefeitos de municípios da região, vereadores.

Mata Grande

O ex-prefeito Fernando Lou passou a ser figura importante dentro da administração pública municipal de Mata Grande; pelo menos por enquanto. Isso porque Franklin, o atual gestor  é seu filho; um pivetão inexperiente que entrou como vice-prefeito, e que agora assumiu interinamente o cargo, por conta do afastamento do titular Erivaldo Mandu, esse acusado de patrocinar vereadores na compra de favores.

Delmiro Gouveia

Na manhã de ontem o secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, esteve na cidade de Delmiro Gouveia no Sertão, onde visitou as obras do 9º – Batalhão de Polícia Militar e da reforma da Cadeia Pública. Chegou a conceder entrevista numa emissora local, sobretudo destacando as atividades de sua pasta naquela região.

Remanejamento

Sobre a Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES-CAATINGA), o secretário Lima Júnior informou que a saída da polícia especializada em área de caatinga é provisória da cidade de Piranhas. Ele explicou, que devido os policiais serem capacitados em situações mais críticas, designou as tropas para a cidade de Batalha, que passa por um momento crítico, após a morte de dois parlamentares.

Batalha – crime

Ainda sobre a cidade de Batalha, o secretário informou que as investigações referentes aos recentes crimes políticos estão bastante avançadas e aguarda apenas detalhes técnicos. “Em tão pouco tempo a SSP irá divulgar os nomes dos responsáveis pelos dois crimes; para isso precisamos de provas técnicas e cientificas, contamos com apoio de setores de outro estado e isso leva um pouco de tempo” ressaltou.

Delmiro Gouveia:

As mesmas palavras utilizadas nos crimes de Batalha foram repetidas no caso Rodrigo Alapenha, empresário e genro do ex-prefeito Luiz Carlos Costa, o ‘Lula Cabeleira’.  “O delegado responsável pelo caso é o Dr. Mário Jorge, quem o conhece sabe da credibilidade que ele tem à frente da Polícia Civil, aguardamos também detalhes técnicos e em breve iremos representar pela prisão dos envolvidos” explicou Lima Jr.

Olho d’Água Grande

Secretaria de Saúde de Olho d’Água Grande mobilizou uma campanha durante dois dias, onde mais de 120 mulheres tiveram a oportunidade de submeter a exame de mamografia. “O câncer de mama é um assunto que merece atenção durante todo o ano, por isso, mais que tratar a doença, temos trabalhado intensamente na prevenção. O mutirão ajuda na detecção da doença – que quanto antes for identificado, maiores as chances de cura”, disse a secretária, Maria Vieira.

Encontro

Na manhã desta terça-feira em Maceió, lideranças dos movimentos sociais do campo: Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Libertação dos Sem Terra (MLST), e Via do Trabalho (MVT) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), vão se reunir na sede do Iteral. O evento que será comandado pelo diretor do órgão, Jaime Silva, visa avaliar as ações de integração entre o instituto e os movimentos: Análise da Reforma Agrária em Alagoas; importância do diálogo e mediação de conflitos agrários; e divulgação do calendário de atividades dos movimentos agrários (ex: feiras na praça da faculdade).

Chuva

O município de Capela é mais um de Alagoas que passa a contar com uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD). A informação é da  Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que continua o monitoramento do nível dos rios e lagoas em 2018. A equipe esteve na última sexta-feira, lá Capela, realizando um reconhecimento de área para a instalação de uma PCD, cujos trabalhos serão concluídos esta semana.

Mapa

A PCD é uma estação hidrometeorológica usada para medir o nível de rios e lagoas, bem como a quantidade de chuva. Em Alagoas, 27 já foram instaladas nas regiões do Sertão, Agreste, Litoral e Zona da Mata. Das 27 plataformas no Estado, quatro estão situadas nas lagoas Mundaú e Manguaba para supervisionar 24 horas e obter antecipadamente o volume das lagoas em caso de fortes chuvas.