Edmilson Teixeira

12 de janeiro de 2018

Pão de Açúcar em festa

flavio pao de acucar 600x300 c - Pão de Açúcar em festa

A cidade de Pão de Açúcar está vivenciando uma semana de muita festa religiosa, sobretudo carimbando a passagem de um dos mais importantes eventos da Igreja Católica em Alagoas, que ao longo de décadas tem atraído gente de toda parte, habitualmente  a cada início de ano. Trata-se da festa de bom Jesus dos Navegantes que começa pra valer a partir desta sexta até o domingo. Segundo o prefeito Flavinho, todo um projeto foi montando, a fim de garantir segurança, alegria e o bem-estar aos participantes da badalada festa. Diz que o principal polo de atrações musicais e culturais será na Rua da Frente, na Avenida Ferreira de Novaes.

Penedo

Um momento de louvor, adoração e pregações. Assim neste sábado à noite durante a programação religiosa da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo. A partir das 19h30 a comunidade católica que estiver presente nas imediações da Santa Cruz poderá participar de um emocionante show com o cantor Dunga. Na oportunidade, o missionário, escritor, locutor, apresentador da Canção Nova e idealizador do evento “Por Hoje Não!” (PHN), levará, através do louvor e da música, a evangelização para os ribeirinhos.

Porto Calvo

A prática esportiva do dominó entrou no gosto do povo portocalvense, tanto que este ano a Secretaria de Esporte e Lazer local anunciou a realização do 2º Torneio Municipal de Dominó em Duplas. As inscrições começaram na terça-feira  e terminam nesta sexta-feira.  A competição vai de segunda a quarta da próxima semana, no Centro da cidade. Entre os competidores estão o prefeito David Pedrosa e seu vice Til, que prometem formar uma dupla imbatível.

Porto Calvo II

A novidade para esta edição é a participação feminina; e os vencedores receberão troféus e outras premiações. O secretário da pasta Gilvan Nazário e o diretor de esporte Abiackel Lima informaram que serão quarenta duplas masculinas e oito duplas femininas. Para se inscrever é necessário a doação de quatro quilos de alimentos não-perecíveis. Os alimentos serão doados a instituições de caridade sediadas em Porto Calvo.

Japaratinga

Descontentamento total em Japaratinga, onde há meses servidores, sobretudo os comissionados e contratados enfrentam a humilhação do atraso salarial. Alguns não recebem há três, quatro ou mais meses e passam necessidade. As informações que chegam à Coluna são de que a atual gestão teria garantido mais cargos do que a Prefeitura suportaria, “inchando” a máquina, impossibilitando o fechamento da folha com pontualidade. Assim, quem sofre são os servidores, que ficam sem seus salários, enquanto o prefeito garante um “extra” para alguns comissionados que mal aparecem para trabalhar.

Farra

 O curioso de tudo isso, é que na virada do ano, a Prefeitura de Japaratinga bancou uma mega festa. Simplesmente foram 14 minutos de fogos (o mesmo tempo de cidades grandes como Maceió e Rio de Janeiro) e depois teve bandas e mais bandas num placo a beira-mar que virou o dia.

Poço das Trincheiras

Por falar em farra, a pobre Prefeitura de Poço das Trincheiras no alto sertão alagoano, bancou cerca de 200 mil reais, somente  para garantir a presença de três atrações musicais na  festa de Santos Reis no último domingo. A confirmação foi dada pela própria Prefeitura por meio de edital publicado na quarta-feira no Diário Oficial dos Municípios da AMA.

Poço das Trincheiras II

No evento da Festa de Santos Reis do ano passado, as despesas foram bem maior que agora; tanto que fizemos uma crítica aqui na Coluna, onde até hoje a prefeita Maria Aparecida anda chateada conosco. Veja bem; a prefeita Aparecida tinha na ocasião assumido a Prefeitura  há seis dias, porém se encarregou de articular a “santa festa” com cerca de 400 mil reais. Entre as atrações daquela festa, estavam  Leo Magalhães e Cavaleiros do Forró, né mole!

Campestre

 O ex-prefeito de Campestre, Amaro  Gilvan é mais um político alagoano que configura na lista criminosa da Justiça. É que ontem, foi publicada portaria no Diário Oficial do Estado, dando conta de que o  promotor Adriano Jorge determinara a instauração de um inquérito civil público para investigá-lo, por ato de improbidade administrativa.

Campestre II

Segundo o promotor Adriano Jorge, existem na promotoria de Porto Calvo informações, enviadas pela Procuradoria da República em Alagoas, de que o ex-prefeito, Amaro Gilvan, teria pago despesas de campanha e pessoais com verbas públicas do município de Campestre, bem como, pago com verbas oriundas da mesma fonte o apoio recebido por grupos empresariais.

Feira orgânica  

A VI edição, da Feira Orgânica que acontece na manhã do próximo domingo na praia de Ponta Verde em Maceió, irá contar com produtos do campo de seis assentamentos. São eles: Ecofazenda Vale Florido, de Ipioca; Aldeia Verde, do Benedito Bentes; assentamento Dom Hélder Câmara, de Murici; Ecosítio Beija-Flor, de Pilar; Flor do Bosque, de Messias e a Ceres que comercializa alimentos integrais e orgânicos.

Feira orgânica II

O evento acontece da 8h às 12h, onde público encontrará uma variedade de produtos cultivados sem o uso de agrotóxico. A Feira é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que já se tornou tradição e retorna, em 2018, neste domingo. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds).  Na verdade a Semarh pretende continuar incentivando o consumo de alimentos saudáveis, valorizando ainda o trabalho do agricultor que produz frutas, legumes, verduras e folhosos sem agredir o meio ambiente.

Representantes

 

Com o intuito de estimular a integração entre Governo do Estado e movimentos sociais, os diretores-presidentes dos institutos estaduais de Terras e Reforma Agrária (Iteral) e Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater), respectivamente, Jaime Silva e Elizeu Rego prestigiaram a solenidade de abertura do 5º Congresso Estadual promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag/AL), que terminou ontem no estádio Rei Pelé.

Atuação do estado

Na ocasião, destacou-se o compromisso do Governo do Estado no investimento da agricultura, a exemplo, da implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que estimulará e valorizará o trabalho de 1.875 agricultores familiares distribuídos em 78 municípios. Elizeu Rego ressaltou que os produtos agrícolas beneficiarão principalmente as escolas da rede estadual de ensino, hospitais e presídios do Estado.