Blog do Dresch

12 de janeiro de 2018

FHC teme por conflitos sociais

tl12 600x300 c - FHC teme por conflitos sociais

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, conclamou alguns dos prováveis candidatos à presidência, inclusive um do próprio partido, o governador Geraldo Alckmin, a buscarem um consenso com vistas ás eleições. “As forças representadas por Alckmin, Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (PSD), Joaquim Barbosa (sem partido), ou quem mais seja, precisam entender que os riscos se transformam em realidade pela inércia, pela covardia ou pela falta de visão dos que poderiam a ele se opor” afirmou FHC em um artigo publicado no jornal “O Globo”.

Tucano teme caos social 2

O ex-presidente salienta os “riscos de guerra e do irracional” que podem advir das escolhas erradas e lembra da eleição de Donald Trump nos EUA e do crescimento dos partidos de extrema direita na Europa. Em relação ao Brasil, apesar do cenário político estar em transformação, mas se destacam “um capitão irado, cujas propostas pouco se sabe” referindo-se a Jair Bolsonaro (PSC) e um “líder populista sobre o qual pesam acusações” (sobre Luiz Inácio Lula da Silva, do PT). No artigo FHC ainda fala do descalabro econômico-financeiro do país. “O pior pode sempre acontecer. Evitá-lo depende de cada um de nós” escreveu o tucano.

Pontualidade do Aeroporto

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, de Maceió, foi apontado como um dos mais pontuais do país, ficando entre os dez mais e superando metrópoles como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Cuiabá e Goiânia. A informação é do relatório anual da empresa britânica OAG, especializada em inteligência no mercado da aviação. Os dados foram coletados entre Outubro de 2016 a Setembro de 2017. No período o Aeroporto de Maceió realizou a operação de 14.295 voos nacionais e internacionais, sendo que 84,7% decolaram ou pousaram pontualmente nos horários estabelecidos. O objetivo agora, diz o Ministro dos Transporte, Portos e Aviação, Maurício Quintella, é conseguir mudar a classificação do Aeroporto de 3C para 4C, que o credencia a receber aeronaves internacionais de grande porte. Dessa forma também o Aeroporto se valoriza para o leilão, no qual está incluso, assim como vários outros aeroportos do Nordeste. O leilão deve acontecer no início do próximo ano.

Uma mentira da imprensa

O ativista brasileiro Jonatan Diniz, que passou 11 dias preso na Venezuela, admitiu que a sua ida para a cadeia foi planejada, para chamar a atenção da causa que ele trabalha. A explicação desmonta a farsa da imprensa brasileira que criminaliza o regime do presidente Maduro por tudo o que acontece. O trabalho de Jonatan é a distribuição de alimentos e itens básicos a crianças carentes. Em vídeo ele diz que faria tudo novamente se esse fosse o melhor caminho para livrar crianças da fome. Ele também criticou a cobertura da maior parte dos veículos de comunicação do Brasil, que exploraram uma suposta violência sofrida por ele no cárcere.

Uma mentira da imprensa 2

No material divulgado pelas redes sociais, o ativista brasileiro explicou: “Como esperava, iriam me colocar na cadeia. Foi para acontecer essa repercussão e todo mundo prestar atenção de que tem muita gente morrendo de fome. Aconteceu exatamente como estava em meus planos, que era chegar tudo ás televisões. Incitei para ser preso, admito”. O vídeo foi gravado onde Jonatan mora, em Santa Monica, Califórnia, Estados Unidos. “Não fizeram nada de mal comigo. Desculpa deixar algumas pessoas ansiosas, mas os fins justificam os meios” disse o brasileiro.

Sobre as penas alternativas

Alagoas tem hoje mais de 3,5 mil pessoas cumprindo penas alternativas, segundo a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, que atende a presos provisórios da capital e da região metropolitana. Essas pessoas cometeram crimes de menor potencial ofensivo e foram punidas com penas abaixo de quatro anos. De acordo com a Secretaria, mais de cem instituições estão cadastradas para receber os beneficiários, como escolas públicas, abrigos de idosos e escolas de trânsito. Após a audiência de instrução e julgamento, o beneficiário sentenciado é encaminhado para a Vara de Execuções Penais, e em seguida para o Núcleo Integrado.

 

Sobre as penas alternativas 2

Conforme explica a psicóloga Emmanuelle de Melo “as medidas alternativas têm caráter punitivo, de forma educativa e ressocializadora, pois o apenado não é retirado do seu convívio social. É utilizada sua mão de obra como forma de ajuda para a sociedade, possibilitando a potencialização das habilidades, que muitas vezes foram perdidas “explicou ela. Além dos serviços citados, o Núcleo Integrado acompanha o cumprimento das penas de prestação de serviço à comunidade e pecuniária, ou seja, as doações de cestas básicas e depósito em conta, avaliação psicológica e encaminhamento aos grupos de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos.

 

  • O Procon de Alagoas iniciou, esta semana, uma ampla operação fiscalizadora, visando coibir irregularidades constatadas pelos consumidores em supermercados da capital.
  • Os itens a serem averiguados são a validade dos produtos, medidas de conservação e acondicionamento e diferença de preços entre o apresentado nas gôndolas e o cobrado nos caixas.
  • No primeiro dia da fiscalização, em apenas dois supermercados do bairro da Ponta Verde, foram apreendidos 25 produtos por apresentarem irregularidades.
  • Entre os produtos apreendidos estavam latas amassadas, pacotes semi-abertos e prazo de validade vencido.
  • A fiscalização prossegue na próxima semana, e também deve chegar aos estabelecimentos do interior do estado.