Roberto Baia

3 de Janeiro de 2018

Mudança no ASA

Com Claudio Barbosa, do 7Segundos  –  Informações que circulam nos bastidores do futebol, dão conta que o radialista Nelson Filho pode deixar à presidência executiva da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). Embora não haja nenhuma confirmação oficial nesse sentido, não está descartada a hipótese da situação ser oficializada até mesmo na noite desta terça-feira (2), quando a direção estará reunida.

Sobre o assunto, o presidente  alvinegro postou nas redes sociais o seguinte comentário:

Vai Colaborar

“Na verdade, estavam previstos alguns remanejamentos dentro da executiva. Tudo, visando melhor atender às necessidades do nosso ASA. Dentre as adequações, provavelmente, deveremos ter também essa definição. Qualquer que seja a alternativa, estarei, sempre dentro das minhas possibilidades, buscando colaborar com o nosso Gigante”, afirmou Nelson Filho.

Não existe racha

Ainda de acordo com matéria do radialista Claudio Barbosa, no mesmo comentário, Nelson Filho faz questão de enfatizar que não existe “racha” na diretoria. “Essa definição visa reforçar a nossa diretoria, não há rompimento de relações, vamos continuar trabalhando, todos nós, voltados para o bem do clube”.

Caso se confirme a mudança, pelo estatuto do clube, quem deve assumir a presidência do ASA é o atual vice, empresário Ibni Pinto.

Nota de esclarecimento

Sobre o conteúdo publicado na coluna Cidades em Foco, no jornal Tribuna Independente, nesta sexta-feira (29), referente à Contribuição de Iluminação Pública (COSIP), a Eletrobras Distribuição Alagoas esclarece que a competência da Empresa é somente de arrecadar a COSIP, que é repassada, em sua totalidade, mensalmente às prefeituras. Apesar da COSIP ser cobrada junto com a conta de luz, a distribuidora de energia é apenas um agente arrecadador.

O serviço de iluminação para áreas públicas, a exemplo de ruas, praças, avenidas e logradouros de uso comum, é de responsabilidade das prefeituras, como definido por meio de legislação específica. É assim desde 2010, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou uma resolução que transferia para os municípios a responsabilidade pelas redes de iluminação pública.

Com isso, são as prefeituras que devem trocar lâmpadas e fazer outros reparos na iluminação e também cabe ao legislativo e ao executivo municipais discutir e aplicar reajuste na Contribuição de Iluminação Pública (COSIP), cobrança obrigatória. É com essa verba que os municípios devem manter em pleno funcionamento e expandir, quando necessário, toda a rede de iluminação.

Servidores exonerados

Com cadaminuto (Jornalista Vanessa Alencar) – O ano começou com mais uma exoneração geral de comissionados no interior de Alagoas, desta vez na Prefeitura de Olivença. Em decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios de terça-feira, 2 de janeiro, o prefeito José Arnaldo Silva (PSD) exonerou praticamente todos os servidores ocupantes de cargos em comissão.

Foram poupados

Foram poupados apenas os secretários municipais, o chefe de gabinete, o controlador e o procurador-geral.

Assim como os demais gestores que já enxugaram – ou até praticamente extinguiram – a folha de comissionados em 2017, o prefeito citou as reduções no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como argumento para a medida.

Inferno astral

Só para relembrar, em setembro de 2017 a prefeitura foi alvo da operação Miolo de Pote, da Polícia Federal, que apura indícios de irregularidades no uso de recursos públicos.

Já em novembro, o prefeito e o vice-prefeito tiveram os mandatos cassados por decisão da justiça eleitoral alagoana.

Material escolar

Com a aproximação do período de matrículas e, consequentemente, a compra do material escolar, o Procon Arapiraca está realizando visitas nas diversas instituições de ensino particulares da cidade para fazer a divulgação da listagem de material que não podem ser solicitados ao consumidor.

Lista exemplificativa

A lista exemplificativa foi criada de acordo com a Lei 12.886/2013, onde consta que “será nula a cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição de ensino”.

… Um Projeto do deputado estadual Ricardo Nezinho cria maior avenida de Arapiraca e dá acesso à região da Massaranduba, uma das mais populosas do município. Essa obra, segundo Nezinho, é um antigo pleito também dos moradores do Residencial Cerejeiras.

… Ricardo Nezinho utilizou sua prerrogativa de parlamentar e apelou ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), por meio de requerimento apresentado na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), para que fosse construída uma pista interligando a Avenida Pio XII (bairro Massaranduba) com a Rua Benjamim Freire, no bairro Baixa Grande, até as imediações da área central da cidade.

… O projeto foi aprovado por unanimidade, e, segundo o deputado, a iniciativa do requerimento aconteceu após um abaixo-assinado apresentado pela população que reside na localidade.