Edmilson Teixeira

3 de Janeiro de 2018

Mata Grande, guerra pelo poder!

Prefeito Erivaldo de Mandu que ganhou liberdade da prisão no domingo, depois de uma semana  atrás das grades,  acusado de comandar um “mensalinho” entre os vereadores, afirma que a família Brandão da qual esteve aliado até há bem pouco tempo, é quem está armando um complô para lhe derrubar. Erivaldo ficará afastado do cargo, sobretudo  monitorado por tornozeleira,  assim como o vereador Joseval Costa preso também na Operação Policial ocorrida na véspera de Natal.

Mata Grande- clima

Na cidade a expectativa agora gira em torno da posse do vice-prefeito, Franklin Lou (PP), um estreante na política, filho do ex-prefeito Fernando Lou, detentor de uma  administração desastrosa entre 2004 a 2008, tanto que resultou na liquidação de sua carreira politica. Dra. Geny Alencar como primeira suplente assumirá a vaga do vereador Joseval.  Detalhe é que a Câmara está em recesso parlamentar, pois a missão agora fica por conta do presidente da Casa, vereador Rodolfo Izidoro, que deve convocar uma sessão extraordinária.

Filmagem

Os advogados de defesa de Erivaldo de Mandu  alegam que a gravação do vídeo que a Justiça teve acesso sobre o esquema do “mensalinho”, refere-se  à  gestão anterior, oportunidade em que Erivaldo era vice-prefeito de Jacob Brandão. “A entrega do vídeo junto ao MPE/AL, que resultou na prisão do prefeito e do vereador,  foi articulada por Carlos Henrique Lisboa da Silva, pois esse reagiu dessa maneira, porque perdeu o cargo de secretário de Administração”, diz a defesa do prefeito Erivaldo Mandu.

Arapiraca

Sobre as especulações de que o radialista Nelson Filho estará deixando a presidência da  Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), ele nos afirmou que não está totalmente definido. “Estamos trabalhando umas novas composições que podem chegar a esta situação”, adiantou.

São Miguel dos Campos

O ministro do Turismo, Marx Beltrão anunciou um presentaço para o povo de São Miguel neste início de ano. Trata-se de uma verba de cerca de 2 milhões de reais, como parte da primeira etapa dos serviços de reurbanização da cidade. O prefeito Pedoca ficou muito gratificado, dando conta que a parceria firmada com Beltrão, visa oferecer um novo perfil turístico na região.

 Santana do Mundaú

Vereador Ivan Ferreira afirma que agricultores, membros da sociedade civil, de cooperativas, e autoridades, lotaram a quadra da Escola Monsenhor Clóvis, no sábado, para o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Santana do Mundaú. O evento contou com a presença do governador Renan Filho, deputado Chico Tenório e prefeito Arthur Freitas. Ivan ressalta a importância da iniciativa, que visa fazer com que os agricultores possam escoar parte de sua produção, estimulando a geração de renda no campo.

Pão de Açúcar

Entre os dias 10 e 15 deste mês, a cidade de Pão de Açúcar mesmo com sua alta temperatura, tida com uma das mais elevadas de Alagoas, receberá gente de toda parte para a sua tradicional  Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Pelo menos é que espera a Prefeitura, que no último sábado montou uma grande programação para os cinco dias de festa, com show musical, atividades esportivas, culturais e religiosas.

Pão de Açúcar II

Para o prefeito Flávio Almeida, uma das prioridades será a infraestrutura do evento. “A comissão organizadora está trabalhando para disponibilizar a moradores e turistas um ambiente confortável e seguro para todos. Desde já agradecemos aos envolvidos que, de forma direta ou indireta, estão contribuindo para o sucesso da Festa de Reis, como é conhecida”, contou o prefeito.

 Penedo

Situação constrangedora vivenciaram algumas gestantes que previam dar  a luz entre os dois últimos dias de 2017 na Santa Casa de Misericórdia de Penedo. É que o órgão não tinha obstetras no sábado e no domingo. Mas, a diretoria chegou a comunicar na semana passada  o fato a  6ª microrregião de Saúde, composta pelos municípios de Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás, Piaçabuçu, Igreja Nova, Feliz Deserto, Coruripe e Jequiá da Praia, dando conta de que todas as gestantes  teriam que se dirigir a outra unidade hospitalar, a fim de receber atendimento de parto.

Academia Alagoana

 O presidente da Academia Alagoana de Cultura, escritor e advogado Olegário Venceslau designou uma comissão de acadêmicos, a fim de elaborar edital que abrirá  seis  vagas para escritores, poetas, literatos, sobretudo que desejam tomar assento vitalício na entidade, se tornando com isso novos imortais. Garante que a previsão para a publicação do edital será nesses primeiros dias do ano. “Os interessados deverão preencher alguns requisitos: ter ligação com a cultura alagoana, escritos (livro, artigo, poesia) publicados em jornais, sites, revistas, etc.” afirma.

 Santana do Ipanema

 A Prefeitura de Santana do Ipanema está entre  uma minoria que conseguiu a retirada de sua  inadimplência  junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), uma espécie de SPC e SERASA dos órgãos públicos que é fiscalizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com isso, desde a semana passada que o município fica apto a receber recursos federais e fazer convênios com a União.

Sufoco 

“2017 foi um ano onde todos os municípios enfrentaram dificuldades e em Santana do Ipanema não foi diferente. Além disso, estávamos com inadimplência, isso trazia uma série de prejuízos, mesmo assim conseguimos uma solidez fiscal, organizamos a casa e aplicamos investimentos em diversas áreas. Em 2018 vamos avançar ainda mais. Fora do CAUC, a prefeitura terá o apoio do governo Federal para trazer mais obras importantes para o desenvolvimento do nosso município. Estamos vivendo dias melhores”, comentou o prefeito Isnaldo Bulhões.