Flávio Gomes

28 de dezembro de 2017

O julgamento de Lula

Murillo de Aragão, cientista político: “A possibilidade de o ex-presidente Lula ficar fora das eleições presidenciais de 2018, como consequência de uma condenação por parte do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, deixa o cenário político ainda mais imprevisível. O TRF-4 marcou o julgamento da apelação do ex-presidente Lula para o dia 24 de janeiro. E, como não poderia deixar de ser, até por conta de todos os desdobramentos que envolvem esse julgamento, algumas questões de ordem processual têm gerado dúvidas e questionamentos, notadamente sobre a possibilidade de Lula obter o registro de sua candidatura e, por consequência, concorrer no pleito presidencial em 2018. Um dos principais questionamentos é sobre a possibilidade de interposição de recursos. Se o julgamento tiver resultado unânime negativo para Lula, caberá à defesa do ex-presidente opor os chamados ‘embargos de declaração’, recurso com fito meramente protelatório. Se, por acaso, houver divergência no julgamento da apelação, seja no mérito ou mesmo na dosimetria da pena, caberão os chamados ‘embargos infringentes’, a serem apreciados por uma seção criminal do TRF-4, que reúne a sétima e a oitava Turmas do tribunal. O embargo de declaração não suspende a decisão do TRF-4. O infringente, sim, o que evitaria a prisão e manteria a condição de elegibilidade de Lula.”

Definições

O cardiologista José Wanderley, que foi vice-governador e candidato a prefeito de Maceió, não pretende mais se candidatar a cargo político. Dedica-se integralmente à sua profissão. E garante que seu filho Hugo Wanderley, prefeito de Cacimbinhas, não irá concorrer a deputado estadual, como tem sido divulgado.

Novo rumo

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) dificilmente estará na Assembleia Legislativa a partir de 2019. Embora não tenha anunciado publicamente, pessoas próximas a ele dizem que Rodrigo deverá concorrer à Câmara dos Deputados ou a algum cargo majoritário. A definição só será anunciada em tempo oportuno.

Outro foco

Leitor desta “Conjuntura” contesta a informação de “Época”, de que Fernando Collor quer disputar a Presidência da República. Diz que, na verdade, Collor até encomendou estudos para concorrer em 2018, mas ao Senado. Se eleito, garantiria mandato de 2019 a 2024 e Renilde Bulhões assumiria o restante do atual mandato.

Quitação

Portal Cada Minuto: “João Lyra deve pagar aos mais de 13 mil ex-funcionários do Grupo JL após se desfazer das duas usinas sediadas em Minas Gerais em leilão realizado neste mês e ter vencido uma disputa na Justiça. Todos os débitos devem ser pagos em negociações que devem ocorrer nos próximos meses.”

Pelo idoso

Deputada Thaíse Guedes (PMDB), sobre a Semana Estadual da Terceira Idade, proposta por ela e aprovada pela Assembleia Legislativa: “Temos que colocar em prática e sensibilizar a sociedade para a importância da valorização e do respeito aos idosos. Para isso é necessário carinho e acima de tudo dignidade e atenção”.

Picuinha

Mais um incidente, sem necessidade, entre a Prefeitura de Maceió e o governo estadual: fiscais do município retiraram material do Instituto do Meio Ambiente na orla marítima. Alegação: faltava autorização. Seria mais prático e eficiente determinar ao IMA que se regularizasse junto aos órgãos responsáveis da prefeitura.

Caso sério

Da assessoria do Sebrae: “O problema que mais atrapalhou os empresários em 2017 foi a corrupção. Pesquisa inédita do Sebrae mostra que 31% dos empreendedores entrevistados apontaram a corrupção como o principal obstáculo enfrentado em 2017, seguido pelo desemprego alto (25%) e pela taxa de juros (17%).”

*Um alerta aos consumidores: neste ano de 2017 as agências bancárias só funcionarão para o público até hoje, dia 28. Amanhã fecham para balanço e, como na 2ª feira, 1º de janeiro, é feriado, somente retornarão às atividades externas na 3ª feira, 2 de janeiro.

*O governo estadual libera hoje o pagamento dos salários do mês de dezembro aos servidores que ganham até R$ 2.340,00. Acima deste valor, só no dia 11 de janeiro. Já amanhã a Prefeitura de Maceió credita os salários dos servidores efetivos e aposentados.

*Devido ao rompimento de um cabo de fibra ótica, responsável pelo fornecimento de internet, a emissão da carteira de identidade está suspensa na sede do Instituto de Identificação, no Centro. Os serviços continuam nas Centrais Já e no interior.

*O projeto Nossa Praia, desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, estará hoje em São Miguel dos Milagres, Norte do Estado, levando orientações a nativos e para a preservação de ambientes costeiros.

*O humorista Zé Lezin se apresenta hoje no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções de Maceió, a partir das 20 horas, com o inédito show “O peru do Zé Lezin”. Os ingressos podem ser adquiridos no Acesso VIP. Contato: 99943.0909

*Hoje é o segundo dia da Celebration Week, que tem como atração o cantor Saulo, a partir das 17 horas, no Cafe de La Musique, litoral norte de Maceió. A festa “Sururu” terá também a participação da DJ Ale Rauen. Contato: 3357-8007.

* Secretaria Municipal de Turismo e o Sebrae organizam a 4a edição do Velas Artes, projeto que valoriza a cultura de Maceió através de pinturas de artistas alagoanos em velas de jangadas. A apresentação será em 5 de janeiro, no Armazém Uzina, Jaraguá.

“Se Lula ganhar a eleição será um presidente com credibilidade comprometida”

Zeina Latiff

Articulista do jornal “O Estado de São Paulo”