Roberto Baia

28 de dezembro de 2017

Nova safra

O secretário executivo de Turismo e Desenvolvimento Social do Estado, Ricardinho Lessa é o novo presidente do diretório estadual do PDT. Da nova safra de jovens lideranças políticas de Alagoas, ele assume com uma importante missão. Acompanhar o deputado federal Ronaldo Lessa, em janeiro, pelos 57 diretórios municipais espalhados em todo o Estado. Os dois vão fortalecer as bases no interior com vistas às eleições de 2018.

 

Festa da Padroeira

A Festa da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho, é a maior tradição da cidade. Para organizar a participação dos vendedores ambulantes, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Sedur) vai começar o cadastramento a partir da primeira semana de janeiro de 2018, mesmo mês em que a festa é celebrada.

Só cadastrados

Só poderão trabalhar no evento os ambulantes que estiverem com o cadastramento em dia pela prefeitura. A informação foi repassada no início da tarde desta quarta-feira (27).

Ambulantes

De acordo com o secretário da Seduo, Daniel Oliveira, a Prefeitura de Arapiraca está organizando o cadastramento dos vendedores ambulantes em parceria com a Associação dos Vendedores Ambulantes Livres de Arapiraca (Aval) para que todos trabalhem nos eventos promovidos pelo poder público, devidamente identificados e dentro dos padrões de higiene estabelecidos pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Identificação

“Estamos nos reunidos com os representantes da categoria e na última reunião que aconteceu semana passada entregamos 380 carteiras de identificação, o crachá, para que os ambulantes trabalharem de forma profissional e possam ser identificados pela população e turistas da cidade”, afirmou Daniel Oliveira.

Foi entregue

A entrega dos crachás aconteceu na última quinta-feira (21), no auditório da Casa da Cultura, onde o secretário Daniel Oliveira falou sobre a importância de todos os vendedores ambulantes aderirem ao cadastramento, regularizando a situação deles perante a prefeitura.

 

Será rigorosa

“A regularização é fundamental para que a prefeitura dê o apoio necessário aos vendedores ambulantes e por determinação do prefeito Rogério Teófilo a fiscalização será mais rigorosa a partir de 2018 para que todos os profissionais trabalhem dentro das condições exigidas e atenda a expectativa da população”, ressaltou Daniel Oliveira.

Foi aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira (26), o Projeto de Lei de autoria da deputada Thaise Guedes (PMDB) que institui a Semana Estadual da Terceira Idade, a ser comemorada, anualmente, em todo território alagoano, na primeira semana de outubro, período em que compreende o Dia Nacional da Terceira Idade, celebrado em 1º de outubro.

 

Campanha educativa

A semana deverá ser comemorada com a realização de campanhas educativas; eventos festivos; palestras promovidas por instituições públicas e privadas, por órgãos ligados às secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Turismo e Agricultura e os seus respectivos conselhos, além de terceiro setor e da iniciativa privada.

Coordenação

A coordenação irá caber a um conselho criado composto por membros indicados por representações sociais, seguindo os mesmos moldes utilizados na formação dos conselhos estaduais e municipais de saúde e segurança pública, por exemplo.

… De acordo com a autora do projeto, a Semana Estadual da Terceira Idade, por si só, promoverá um encontro de gerações que servirá como via de mão dupla, na qual crianças, adolescentes e adultos poderão estar amparados pelo respeito mútuo e preocupados na construção de um mundo melhor.

… “Não é só criar uma lei, temos que colocar em prática e sensibilizar a sociedade para a importância da valorização e do respeito aos idosos e, para que isso aconteça, é necessário carinho e acima de tudo dignidade e atenção para o público da terceira idade que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso estado” disse Thaise Guedes.

… A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede), prorrogou para o dia 12 de janeiro o encerramento das matrículas dos novos alunos da rede de ensino público, iniciadas na última terça-feira (26). As vagas para os estudantes que já fazem parte da rede estão garantidas.