Flávio Gomes

27 de dezembro de 2017

Interessa o povo ignorante

General Augusto Heleno: “’País perpetua exclusão, com 11,8 milhões de analfabetos’. Esse número e a não menos espantosa cifra de analfabetos funcionais explicam o resultado do Sr Luiz Inácio nas pesquisas eleitorais (ainda que altamente duvidosas). Daí emerge a massa de seus eleitores. Esses dados comprovam o fracasso das duas décadas de lulopetismo. A imprensa canhota não faz essa relação. Política de Inclusão social, baseada em benefícios financeiros (sem valorizar educação e trabalho) e uma roubalheira desenfreada, nas obras e empresas públicas, empurraram o Brasil para índices africanos de desenvolvimento humano. Desculpe a ironia, mas por incompetência, planejaram mal. Uma desconstrução mental mais vigorosa lhes garantiria o poder para sempre, mesmo negando à população saúde, escola, trabalho, segurança e, em última análise, liberdade de escolha. Estilo venezuelano. Interessa a essa quadrilha manter o povo ignorante, desinformado e dependente da caridade institucional. Na hora H, mentiras, acompanhadas de um sanduíche de mortadela e uma gorjeta, resolvem.”

Ansiedade

O ex-governador Téo Vilela convidou 20 amigos para uma reunião na próxima 6ª feira, dia 29, mas não especificou o assunto. Os amigos estão bastante ansiosos. Imaginam que pode ser uma mera confraternização de Natal ou o anúncio, por parte de Téo, de que estaria desistindo de concorrer ao Senado em 2018.

Razões

Não foi por problemas de saúde que Michel Temer deixou de vir a Alagoas, na semana passada, para entrega de um conjunto residencial, pela Prefeitura de Maceió. Consta que, como era festa comandada pelo prefeito Rui Palmeira, ele não quis desagradar o senador Renan Calheiros, cordial adversário no PMDB.

Pretensão

O site da revista “Época” revela que o senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL) cogita ser candidato a presidente da República, na eleição do próximo ano. Collor tem mandato até 2022 e, caso seja eleito em 2018, assumiria no Senado Renilde Bulhões, que foi prefeita de Santana do Ipanema e é primeira suplente.

Cobrança

O deputado Paulão (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, pediu audiência ao governador Renan Filho para discutir os homicídios das pessoas em situação de rua em Maceió. Paulão está particularmente indignado com a morte de Nô Pedroza, militante político bastante querido em Alagoas.

Compromisso

Desde sábado está disponível ao público a nova recepção da Área Azul do Hospital Geral do Estado, totalmente remodelada. Diz Christian Teixeira, secretário estadual de Saúde, que em 2018 serão concluídos os Hospitais Mulher e Metropolitano, em Maceió, e os regionais de Delmiro Gouveia e União dos Palmares.

Conquista

O alagoano Pedro Henrique de Sousa Zacarias, de 27 anos, foi aprovado em concurso para os quadros do Itamaraty. Dentre cerca de seis mil concorrentes, para 30 vagas, o novo diplomata foi o 10º colocado e antes de atuar no exterior fará curso de um ano em Brasília. Pedro é um dos filhos do juiz de Direito Paulo Zacarias.

Opinião

Kennedy Alencar: “Um ministro do STF é muito poderoso. Na omissão do Supremo, Gilmar Mendes exerce o seu poder. Só o plenário do tribunal é mais poderoso do que um ministro da corte. O colegiado como um todo poderia enfrentar decisões delicadas, endossando ou anulando entendimentos individuais de seus ministros.”

*O radialista França Moura está se desligando da Rádio Correio AM, que integra o grupo de comunicação do senador Renan Calheiros. Um dos poucos de audiência cativa, França Moura estaria para decidir entre a Pajuçara FM e a Francês FM.

*O governador Renan Filho entrega hoje o Centro Integrado de Segurança Públicado município de Igaci. A solenidade acontece às 10 horas, na rodovia AL-115, no Centro. Trata-se do o 11º Centro Integrado entregue, construído com recursos próprios.

*A Lagoa Mundaú será palco hoje, mais uma vez, da Celebration Phoenix Boat, na Lagoa Mundaú, ao lado do Condomínio Laguna. A banda Eva e o cantor PV Melo são as atrações do evento, que reunirá várias embarcações. O evento começa às 12 horas.

*O Sesc preparou uma programação de réveillon, com música ao vivo e DJ, a partir das 21h30m do dia 31, na Unidade Guaxuma. Os ingressos estão disponíveis nas Unidades Sesc Poço e Centro. O evento será aberto a comerciários e público em geral

*A Pinacoteca Universitária está com inscrições abertas, até 15 de janeiro, para quem pretender expor seus trabalhos no Museu de Arte Contemporânea ao longo de 2018. O edital está disponível em ufal.edu.br/utilidades/concursos-e-editais. Contato: 3214.1545.

* A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará sua 70ª Reunião Anual de 22 a 28 de julho de 2018, no Campus A. C. Simões, da Ufal/Maceió. O tema é “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Inscrições até 28 de fevereiro.

“Falta ao empresário brasileiro confiança na política pública”

Guilherme Afif Domingos

Presidente do Sebrae