Roberto Baia

23 de dezembro de 2017

Arapiraca

baia24 600x300 c - Arapiraca

Buracos no asfalto estão sendo restaurados durante esta semana em vários bairros de Arapiraca. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo) está intensificando os serviços de pavimentação em diferentes pontos da cidade.

Por determinação do prefeito Rogério Teófilo, o secretário de Obras, Daniel Oliveira elaborou uma força-tarefa para intensificar os serviços de pavimentação em pelo menos oito bairros.

Pavimentação

“Estamos intensificando os reparos com pavimentação asfáltica em diversas ruas e avenidas da cidade para que possamos melhorar a malha viária da cidade e garantir melhor qualidade de vida para os moradores de Arapiraca”, destacou Daniel Oliveira.

Bairros

Coordenadas pelo engenheiro civil da Seduo, Thiago Tavares, as equipes executaram a pavimentação na Rua Manoel Nunes Neto, no bairro Capiatã, na equina da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem) e na Rua São Jorge, no bairro Caititus.

Assim como na Rua Benjamin Freire, no bairro Baixa Grande, e na Rua José Emídio de Lima, no bairro Jardim Esperança.

Os trabalhos se estenderam para a Rua Messias Bernardino dos Santos, no bairro Cavaco e nas ruas Saudade e Santa Felicidade, no bairro Jardim Tropical.

Operações da polícia

Sem dúvida, o ano de 2017 foi destaque para as ações da Polícia Federal (PF) em Alagoas. As principais capas do Jornal de Arapiraca durante os últimos meses trouxeram políticos, criminosos e líderes de organizações que entraram na mira das operações.

Organização criminosa

No mês de março, junto com a Controladoria Geral da União em Alagoas (CGU) a operação “Brotherhood – 2ª fase” desarticulou uma Organização Criminosa envolvida em fraudes em licitações realizadas por diversos municípios alagoanos, especialmente para o fornecimento de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar.

Investigações

As investigações tiveram início em meados de 2015 onde foi apreendida farta documentação que, submetida à análise, indicou a participação de novas empresas e pessoas no esquema criminoso.

Foram envolvidos os municípios de Ibateguara, Rio Largo, Paripueira, São Luiz do Quitunde, Limoeiro do Anadia, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Atalaia, Pindoba, Traipu, e São Miguel dos Campos.

Assembleia

No mesmo mês, os dois órgãos realizaram buscas na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) com a operação denominada “Sururugate”, que cumpriu mandados de busca e apreensão na Diretoria Financeira e de Recursos Humanos. Foram apreendidos documentos e dados digitais com o objetivo de apurar suposto esquema de desvio de recursos da folha de pagamento do órgão.

Bolsa Família

Levantamentos apontaram que os pagamentos realizados pela Assembleia a pessoas cadastradas no Bolsa Família, somente entre 2010 e 2013, ultrapassaram o montante de R$ 15 milhões. Mas são investigados pagamentos que totalizam R$ 150 milhões.

Palmeira dos Índios

O prefeito Júlio Cezar está em Brasília onde cumpre agenda de trabalho. Na quarta-feira (20) ele esteve em audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em busca de investimentos não só para a área estrutural da Educação, mas também para os trabalhadores do setor. De lá, o prefeito rebateu as críticas que recebeu, quando foram divulgadas algumas informações de que o município não realizaria o rateio para os professores do município. Mas Júlio disse que vai fazer tudo aquilo que estiver ao alcance do governo e que for possível pela Educação.

Diálogo respeitoso

Para o prefeito, a estratégia de disseminar mentiras nas redes sociais, pela internet, e em alguns setores da imprensa, se mostra ultrapassado, pois o posicionamento do Governo Júlio Cezar será sempre o diálogo respeitoso com todos.

…  “Tenho acompanhado a postura de ataque de algumas pessoas com relação à posição do Ministério Público Federal, no que diz respeito ao rateio dos professores. Mas defendo aqui que estamos do mesmo lado do MPF e na mesma direção. O Ministério Público Federal está preocupado com o destino correto deste dinheiro e a forma que será aplicado. A partir desse recurso, os benefícios são inúmeros, principalmente para a sociedade” disse o prefeito.

… Segundo Júlio Cezar, em nenhum momento foi dito pelo governo municipal que não haverá o rateio.

… “Em um ano de crise como em 2017, quando boa parte das prefeituras está mergulhada no caos, não consegue honrar os compromissos e nem reajustar os salários dos professores, nós conseguimos fazer isso. O ano letivo vai terminar dentro da sua programação prevista, a merenda escolar não faltou, o transporte escolar funcionou e nós vamos investir mais em educação em 2018”, disse o prefeito.