Edmilson Teixeira

22 de dezembro de 2017

Barra de Santo Antônio

lessa e emanuella moura 1 600x300 c - Barra de Santo Antônio

“Há muito que a Barra exigia uma política própria voltada ao Turismo. No início deste mês  assinei a nomeação de Ronaldo José Lessa Campos, um barrense de coração que muito já fez pela nossa terra, para comandar, na condição de secretário municipal, as nossas ações de Turismo, setor que muito fortalecerá o desenvolvimento da economia local. Estou confiante em mais um passo dado na direção do melhor para a Barra de Santo Antônio e para a nossa gente. Seja bem-vindo, Lessa, e que Deus abençoe a todos nós” declaração na redes sociais da prefeita Emanuella Moura.

Barra de Santo Antônio II

Ronaldo Lessa Campos  assume  o cargo de  secretário do Turismo e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, na condição de uma profissional experiente no ramo, sobretudo na Barra, quando na gestão passada (no período do prefeito Rogério Farias) comandou de uma só vez várias secretárias, por medida compactuar  contenção de despesa do governo municipal. Uma delas foi a Social, aonde chegou até ganhar prêmio nacional, pelo investimento em projetos direcionados para crianças pobres da região.

Coruripe

Em nome da “bendita” lei de Imunidade Parlamentar aquela que blinda políticos de ir para a cadeia, é que o deputado João Beltrão (PRTB) mesmo altamente debilitado de saúde resolvera concorrer à eleição do ano que vem. No último dia 11, Beltrão pediu na Assembleia Legislativa, mais 143 dias de licença. Em seu lugar está há um longo tempo, o suplente Léo Loureiro (PPL). Amigos e parentes de João Beltrão montaram uma estratégia, a fim de que o deputado não importe com esteja de saúde, busque seu sexto mandato consecutivo.

Trocadilhos

Diversas Prefeituras alagoanas não são propriamente comandadas administrativamente por seus prefeitos eleitos. Na região norte, por exemplo, podemos citar a Barra de Santo Antônio, São Luiz de Quitunde e Matriz de Camaragibe. Na Barra, onde a prefeita é Emanuella, quem bota as cartas na mesa é o esposo Abrahão Moura; em São Luiz, Fernanda foi a eleita, mas o pai, Cícero Cavalcante é quem manda, assim como em Matriz, onde a ordem principal é do ex-prefeito Marquinhos, cujo titular do cargo é seu sobrinho, Anderson Bolevard.

Atolados

Administrativamente os ex-prefeitos Palmery Neto (Cajueiro) e Manuílson Andrade (Colônia) estão mais perdidos do que cego em tiroteio, ao longo desses pouco mais de 11 meses  à frente de suas respectivas Prefeituras. Ambos estão num terceiro mandato, desta vez com broncas de salários atrasados e tantas outras questões que têm emperrado os serviços públicos.

 Canapi

Em Canapi, onde ontem todos os servidores do município receberam o 13º salário, a Secretaria Municipal de Esportes está oferecendo aulas de Futebol  de Campo e Futsal para crianças e adolescentes. As aulas estão sendo ministradas pelo ex-jogador Delgares Brandão e, como o título sugere, para participar é necessário que os interessados tenham boas notas e boa frequência em suas Escolas. “É uma forma de estimular os estudos e a prática de esportes que, por conseguinte, estimula a saúde e o crescer saudável” diz Delgares.

 

Jacaré dos Homens

O ex-prefeito de Jacaré dos Homens, Jaime Silva  tem se destacado ao longo desses anos,  comandando o Iteral, que é o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas. Silva ganhou simpatia dos prefeitos alagoanos e dos líderes Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. O alinhamento do mapa geográfico do estado, por exemplo, foi alvo de muito trabalho técnico do Iteral; pois muitos gestores municipais recorreram ao órgão, que de prontidão definira o tamanho territorial de cada município, sobretudo que se sentia prejudicado.

Delmiro Gouveia  

Por falar em MST, na quarta-feira em Delmiro,  esse  Movimento  fez festa para comemorar seus 30 anos de atuação e de luta pela construção da reforma agrária popular em Alagoas.  Foi justamente em Delmiro, região onde ocorreu a primeira ocupação de terra. Pois bem, esta semana o MST promoveu o XXVI  Encontro Estadual e a cerimônia de formatura dos educandos e educandas no método cubano de alfabetização “Yo Si Puedo” (Sim, eu posso!).

Método

Sobre o método de ensino cubano é que durante o período de três meses, a Brigada Nacional de Alfabetização Nise da Silveira – composta por educadores de dez estados, que têm a responsabilidade pedagógica de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos – fez a campanha de alfabetização nos acampamentos, assentamentos, povoados, comunidades rurais e bairros periféricos dos municípios de Delmiro Gouveia, Olho D´Água do Casado e Piranhas.

Santana do Ipanema

O alagoano Dakson, natural de Santana do Ipanema e que já defendeu o CRB, vai jogar em 2018  no time  catarinense  do Brusque. Dakson defendeu o Vasco-RJ em 2012, 2013 e 2014.  Atuou também no Náutico, Vitória/BA  e CRB. O último clube do jogador foi o Cuiabá (MT), onde foi campeão matogrossense este ano. Dakson tem 30 anos de idade.

 

Porto Real do Colégio

A Câmara de Vereadores de Porto Real do Colégio  prestou homenagem na noite de quarta-feira, ao secretário de estado  Alexandre Aires. “Fico muito feliz com o reconhecimento do nosso trabalho em prol dos cidadãos colegienses”, disse o Aires, que no governo Renan Filho vem se notabilizando à frente da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, pela agilidade de atender dezenas de municípios, sobretudo das regiões mais carentes de água, na perfuração de poços por meio de parceria com o governo federal.