Flávio Gomes

21 de dezembro de 2017

Pós-política

Márcio Coimbra: “A saída da crise sempre está na política. Ambos impedimentos presidenciais ocorridos no Brasil levaram em pouco tempo a uma situação de melhora no quadro econômico e político, trazendo estabilidade, previsibilidade e reformas de instituições arcaicas. Em ambos os casos foi encontrada uma solução constitucional, sem rupturas institucionais, respeitando-se a democracia e o Estado de Direito. As iniciativas que visam pensar além da política são bem intencionadas. Destas podem surgir ideias que contribuam para uma efetiva melhora em nossa sociedade. Claro que não podemos aceitar a corrupção como fato, entretanto, de nada adianta demonizar a política ou os políticos. Estes são o retrato de nossas escolhas e a política o único meio pelo qual pode-se encontrar entendimento para a solução de problemas em uma democracia. Apesar do ímpeto de ruptura que ronda os brasileiros, é melhor manter os pés no chão ao invés de embarcar em aventuras que possam ferir nossa democracia.”

Bem na fita

O “Estadão” incluiu o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) como um dos 50 mais promissores candidatos na eleição do próximo ano, baseado em avaliação do Twiter, Facebook e Instagran. “Gosto de estar conectado, interagindo e prestando contas do mandato, mas não esqueço de conversar pessoalmente”, diz Cunha.

Desabafo

Deputado Luiz Dantas, presidente da Assembleia Legislativa, sobre o assassinato de dois vereadores em Batalha, seu reduto político: “Eu sou um homem avesso à violência e defendo a prevalência da justiça e da paz. Quem sujou as mãos de sangue e cometeu seus malfeitos que pague pelas regras estabelecidas na legislação.”

Pró-Lula

O Partido dos Trabalhadores decidiu criar Comitês em Defesa de Lula e da Democracia. Em Maceió, as atividades se iniciam amanhã, com o lançamento do comitê local, em evento para a imprensa e o público em geral. A mobilização ganhará o interior até 24 de janeiro, quando a justiça decidirá sobre a condenação de Lula.

Novidade

Foi uma surpresa para muita gente a denúncia do Ministério Público Federal contra Jorge Villas Boas e Alexandre Toledo, por suas gestões na secretaria estadual de Saúde. Ambos atuam há muito tempo no serviço público – Toledo foi até prefeito de Penedo e deputado federal – e nunca se soube de algo que os desabonasse.

Realização

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, marcou um grande feito ao concluir mais uma etapa da duplicação da BR 101, trecho entre Flexeiras e Messias. Agora, de Maceió a Recife só falta duplicar um trecho de 10 quilômetros, entre Joaquim Gomes e Novo Lino, em terras da Aldeia Cocal. Mas os índios não deixam.

Entrave

O Grupo Parque das Flores pretende implantar dois crematórios em Maceió. Um no seu cemitério mais antigo, no Canaã, e outro no Benedito Bentes. Mas a burocracia da Prefeitura de Maceió não deixa. Basta dizer que o primeiro pedido foi feito em 2003; o outro, em 2004. Interessados, por enquanto, têm de procurar Recife.

Opinião

De Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, aos seus colegas ministros: “A gente quer o Brasil com mais Justiça, com mais solidariedade, com muito maior tolerância de todos com todos. Que sejamos capazes de nos compreender para dar o exemplo da compreensão que precisa prevalecer em todo o Brasil.”

*O governador Renan Filho inaugura hoje, às 10 horas, a nova Adutora de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, beneficiando 23 mil alagoanos com água tratada. Orçada em R$ 14 milhões, a obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura

*O Corufal e a Orquestra Sinfônica da Ufal vão encerrar as apresentações de 2 017 hoje,com um concerto especial de Natal, às 19 horas, no Teatro Deodoro. A entrada é gratuita, porém é necessário pegar o ingresso na bilheteria do teatro, das 14 às 18 horas.

*Cinco das 20 obras da “Coleção Alagoas Bicentenário”, iniciativa Fapeal / Imprensa Oficial Graciliano Ramos, serão lançadas e disponibilizadas à venda hoje, a partir das 9 horas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. O evento é aberto ao público.

*Até hoje estará aberta à visitação, na Galeria de Artes Sesc Arapiraca, a exposição “Memórias – Narrativas em preto e branco” do antropólogo e artista visual Siloé Amorim. Em 30 fotos ele aborda a sobrevivência dos povos indígenas.

*O Campus A.C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas, vai sediar, de 15 a 19 de janeiro de 2018, o 1º Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia do Nordeste. Os interessados em apresentar trabalho devem submeter suas propostas até 30 de novembro.

* A Pinacoteca Universitária da Ufal recebe, até 15 de janeiro próximo, inscrições de artistas brasileiros que desejem expor no museu de arte contemporânea no ano de 2018. As propostas devem ser inéditas no circuito cultural alagoano. Contato: 3214.1545.

*Maria Lúcia de Fátima Pirauá, juíza da 28ª Vara Cível de Maceió, determinou, através da Portaria 001/2017, que menores de dois anos a partir de agora não podem entrar no Trapichão, nem acompanhados. Menores de 16 anos, só com os pais ou responsáveis.

“Não vai funcionar”

Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal, sobre restringir o foro privilegiado