Edmilson Teixeira

20 de dezembro de 2017

Colônia Leopoldina, violência  

Por conta do elevado número de violência que tem tomado conta de Colônia, foi que na última sexta-feira, a cidade recebeu educadores, autoridades do município e  do Estado, além de instituições que representam a força policial, socorristas e até mesmo representantes do Exército Brasileiro. O encontro aconteceu num ginásio de esportes numa culminância do projeto que levou o Batalhão Escolar da PM para dentro das escolas. O projeto funciona por meio de uma parceria entre as secretarias de Educação e  de Assistência Social do município.

Colônia – origem

Na realidade, a  ação nasceu de iniciativa da promotora de Justiça, Maria Cecília Pontes Carnaúba, que, preocupada com os índices de violência na cidade, recorreu a Polícia Militar algo que pudesse trabalhar dentro das escolas a prevenção sobre uso das drogas e a criminalidade no contexto geral.

Capela – religião

Em Capela, a Igreja Católica celebra durante o ano, cinco comemorações religiosas voltadas para seu público fiel; conforme disse o radialista Jorge Miguel. “No último final de semana, tivemos três dias de festa em homenagem a Santa Luzia de Siracusa, evento que começou na sexta e veio culminar com a tradicional procissão no domingo à tarde, tendo à frente o pároco José Eridan”, revelou Jorge Miguel, ressaltado que os outros santos homenageados são; N. S. Conceição (padroeira) São Cristóvão,  São Sebastião e São Benedito.

Capela- esporte

Jorge Miguel também disse que em 2018 o famoso estádio Manoel Moreira voltará a ser palco das disputas do Campeonato Estadual da Primeira Divisão. É que o Dimensão Saúde, time da capital que subiu agora em 2017, fez uma parceria com a Prefeitura, a fim de representar a cidade no Alagoano 2018. “O Estádio está filé, depois de uma boa reforma; razão que motivou a direção do Dimensão a  se manifestar em  ter um placo adequado para as sua disputas, sobretudo numa cidade que detém grande tradição no futebol, visto que o Capelense já abocanhou três títulos estaduais” afirmou.

Decisão    

Secretários municipais de Saúde, gestores e técnicos da Sesau participaram na segunda-feira , da última Assembleia Ordinária do Cosems/AL. Na oportunidade, foi aprovada a portaria do Programa Mais Saúde/Especialidades, que em 2018 substituirá o Programa Estadual de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Prohosp), além de alguns remanejamentos de Programação Pactuada e Integrada (PPI) entre municípios, dentre outras pautas de igual relevância para a categoria.

 Arapiraca

A Drogasil, uma das maiores redes do varejo farmacêutico, avança na expansão de lojas pelo Brasil com sua chegada à cidade de Arapiraca. Localizada na Praça Lions, 1.047, a nova unidade segue o padrão de excelência de atendimento, serviços e o mesmo sortimento de produtos de higiene, beleza e medicamentos presentes nas  demais 800 filiais da rede, instaladas em 16 estados.

Satisfação

“Ficamos felizes de chegar a Arapiraca. Acreditamos muito nesta nova loja. Estamos trazendo  o que há de melhor no varejo farmacêutico. Entendemos que é fundamental oferecer bom atendimento, preços competitivos, amplo estoque de medicamentos e a maior variedade de produtos de higiene e beleza para que o consumidor tenha sempre as melhores vantagens para manter sua saúde em dia”, comentou Eugênio De Zagottis, vice-presidente de Planejamento e Relações com Investidores da empresa.

Água

Por falar em Arapiraca, na quinta e sexta da semana que passou, a Arsal, por meio da Gerência de Saneamento Básico,  fez a última fiscalização técnica-operacional do ano naquela cidade. Os técnicos do setor também se reuniram com a gerência da Casal, responsável pela Unidade do Agreste. Segundo o gerente de Saneamento da Arsal, Antônio de Pádua, a equipe da Casal apresentou os planos de investimentos já anunciados pelo governador Renan Filho, um aporte em torno de R$ 20 milhões para investimentos na melhoria do abastecimento de água de Arapiraca.

Água – efeito

“Em 2017 observamos a recuperação financeira e as melhorias implantadas pela Casal em todo o Estado. Paralelamente, podemos afirmar que o trabalho de fiscalização realizado pela Arsal surtiu efeitos positivos para a população dos municípios onde o saneamento é regulado, com a resolução das não conformidades apontadas nas fiscalizações e melhor aplicação de recursos para investimentos no próprio sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, destacou o gerente.

 Igreja Nova

Enquanto isso, no último sábado,  moradores do povoado Perucaba, comunidade com maior população na zona rural de Igreja Nova, se reuniram numa escola da região, a fim  de cobrar uma posição dos órgãos competentes sobre o descaso existente quanto as constantes falta d’água. Ficou pautada uma reunião na Câmara de Vereadores, durante uma audiência pública  devidamente já agendada, entre o Parlamento e lideranças, cujos trabalhos estão sendo articulados pelo vereador Alando Lima (PROS).

Palmeira dos Índios

Projetos da Codevasf  implantados pelo Nordeste brasileiro foram destacados  durante o I Seminário de Recursos Hídricos, Irrigação e Desenvolvimento Rural Sustentável de Palmeira dos Índios.  Entre eles o da  Metodologia Mandacaru, criada por técnicos da Companhia para promover um sistema de irrigação mais eficiente  em Juazeiro/BA. O sistema se caracteriza pela economia de energia e de água, investimento e análise financeira.

Atitudes

Durante o evento, a Codevasf também realçou os principais programas, projetos e ações promovidos pela empresa para estruturação do desenvolvimento regional dos municípios alagoanos. A exposição foi realizada pelo gerente regional de Revitalização das Bacias Hidrográficas do órgão em Alagoas, o engenheiro civil Wellington Medeiros, que representou o superintendente regional Antônio Nélson de Azevedo no evento.