Flávio Gomes

19 de dezembro de 2017

Opiniões insuspeitas

Portal “Diário do Poder”: “O ex-deputado João Paulo Cunha, que foi presidente da Câmara, e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, importantes líderes do PT, não acreditam em vitória do ex-presidente Lula, no caso de sua improvável candidatura em 2018. Ambos fazem defesa inflamada de Lula, Dirceu até convocou “um dia de fúria” para tentar impedir no grito sua condenação em 24 de janeiro, mas durante conversas reservadas em Brasília, revelam-se pessimistas sobre as chances do ex-presidente. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Respeitados pela experiência na articulação política, o ex-deputado e o ex-ministro espantam interlocutores quando preveem a derrota de Lula. Condenados à prisão no mensalão, João Paulo e Dirceu são tão fiéis a Lula que viraram casos raros de petistas que não entregaram o líder. A avaliação de João Paulo Cunha coincide com a de Dirceu. Até parece que andaram conversando muito sobre o assunto. Ex-deputados pelo PT-SP, Cunha e Dirceu têm a mesma avaliação: a tendência é murchar o atual favoritismo de Lula nas pesquisas.”

Cobrança

“A população de Batalha e região vive uma situação de medo e insegurança”, protestou Paulão (PT/AL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, por conta de dois vereadores assassinados em um mês. E completou: “Esta é uma situação que não pode parar o silêncio do governo estadual”.

Impunidade

Ao sugerir a intervenção do Ministério da Justiça para esclarecer as mortes dos vereadores Neguinho Boiadeiro e Tony Pretinho, Paulão admite a falta de interesse ou de competência do governo estadual. Nos últimos meses há cinco casos rumorosos sem elucidação: três de homicídios e dois de desaparecimentos.

Absolvidos

Do site “O Antagonista”: “A Segunda Turma do STF rejeitou, por 2 a 1, denúncia da Procuradoria Geral da República contra o senador Benedito de Lira e o deputado Arthur Lira, pai e filho, ambos do PP de Alagoas. Lira pai e Lira filho haviam sido denunciados na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro.”

Registro

Informa o jornalista Bernardino Souto Maior que o senador Renan Calheiros lançará o livro “Quanto mais perseguição mais óbvia a verdade”. Diz ainda que na obra Renan criticará o presidente Michel Temer e o ex-Procurador-Geral da República Rodrigo Janot, além de abordar contradições das delações premiadas.

Pré Carnaval

Dinho Vasconcelos, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, revelou ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que a Prefeitura de Maceió não dará apoio financeiro ao pré Carnaval em 2018, como já acontecera neste ano. E disse que o governo do Estado vai repassar recursos, através de chamamento por edital.

Premiação

O Instituto InterCement promoveu em 2017 o concurso Idéias Comunitárias”, visando incentivar o empreendedorismo, através de projetos que contribuam para o desenvolvimento da população e da cidade. O projeto de São Miguel dos Campos, em Alagoas, foi um dos seis aprovados em todo o Brasil.

Posição petista

Trecho de Resolução do Diretório Nacional do PT, em defesa da candidatura de Lula à Presidência da República: “Contra o golpismo, decisiva será a força do povo, que se manifestará tanto nas ruas quanto nas urnas. Como em outras vezes em nossa história, nosso povo saberá defender a justiça e a democracia.”

*Eleito e empossado, o alagoano Carlos Palmeira, diretor da System Tour, já está em plena atividade como presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens. Afrânio Lages Filho ficou em seu lugar como presidente da ABAV/AL.

*Fernando Dacal demonstrou liderança, ao ser reeleito presidente do CREA/AL, com 700 votos. Disneys Pinto, 194, e Mário Agra, com 171, foram os seus concorrentes. Fábio Loureiro e Aloísio Ferreira, do mesmo grupo, foram eleitos para a Mútua/AL

*Uma nova linha de ônibus começou a circular em Maceió ontem, visando atender a população da parte alta da cidade. A linha 705 (Forene/Ponta Verde) fará o itinerário para a parte baixa, passando também pelo Maceió Shopping, em Mangabeiras.

*Encerra-se hoje, no Teatro Jofre Soares, no Centro, a breve temporada do Coletivo Hetéaçã, “Entre Rio e Mar Há Lagoanas”. Participação de Gessyca Geyza, Nathaly Pereira, Wanderlândia Melo e Bruno Alves. A partir das 19h30m. Acesso gratuito.

*A Bon Vin Boutique e Bistrot, na Ponta Verde, promove hoje “Poesia com Vinho – Ouvir, Ler e Degustar”, com performances das poetisas Arriete Vilela e Ana Karina Luna. Endereço: Rua General João Saleiro Pitão, 1037. Contato: 98175-3651.

*A Pinacoteca Universitária, em parceria com a Galeria Gamma, apresenta, somente até hoje, a exposição coletiva “Amor, Ordem e Progresso”, com curadoria de Francisco Rosa. Na mostra, 14 artistas alagoanos abordam a realidade social e política brasileira.

*Ao ganhar do Grêmio por 1×0, na final do Mundial de Clubes, o Real Madri reafirmou a supremacia do futebol europeu sobre o sul-americano. A diferença técnica é gritante, fruto de uma inquestionável distância em termos de infraestrutura.

“Se Lula for eleito, ressentimento, medo e vingança vão definir 2019”

Luiz Felipe Pondé

Articulista, na Folha de São Paulo