Roberto Baia

19 de dezembro de 2017

Está otimista

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Graça Lisboa, está otimista quanto ao novo ano que se aproxima. Em um rápido balanço das ações da Câmara, ressalta-se o primeiro lugar em transparência pública e a grande novidade: a transferência do Legislativo para um novo prédio. Desde 1936 as instalações da Casa Legislativa se encontrava no mesmo prédio, que sofria apenas pequenas manutenções.

Mas com a parceria firmada entre a Prefeitura e a Câmara municipal, a partir do início do próximo ano, o legislativo arapiraquense estará à altura para atender a população de Arapiraca.

Festa em Penedo

Com ASCOM – Em evento realizado na Praça Barão de Penedo, na noite dessa sexta-feira, 15, o prefeito Marcius Beltrão (PDT), anunciou o calendário dos festejos em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, em seus 134 anos.

Comemorações

As comemorações se dividem em três programações: Religiosa (09 a 14) e Cultural (07 a 14). Sendo a terceira, artística/shows, na sexta, 12 e sábado, 13. As apresentações igualmente aos anos anteriores acontecem na Arena Sinimbu, Orla do São Francisco.

Atrações

No dia 12 se apresentam Jonas Esticado, Psirico e Gustavo Lima. E dia 13, último dia da programação artística, sobem ao palco da Arena Sinimbu, Galã do Brega, Maiara e Maraisa,  Julinho Porradão e Luan Estilizado. “A festa do Bom Jesus dos Navegantes já se credenciou ao calendário nacional pela sua tradição, cultura e religiosidade. São 134 anos de festa. A sua realização contribui muito com o aquecimento da economia. E trás alegria e prosperidade”, justificou Marcius Beltrão.

Grande público

De acordo com chefe do Executivo, a festa para atrair público e turistas precisa ser grandiosa, igualmente ao protetor dos ribeirinhos, o Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. “Faremos uma boa festa, com religiosidade, cultura e shows. Uma festa para que os trabalhadores do terceiro setor possam ter uma renda a mais. Essa é a festa mais importante do Baixo São Francisco alagoano e sergipano. Então, deve ser grandiosa para atrair público e turistas durante uma semana”, acrescentou.

Guardiões da cidadania

A população da Zona da Mata alagoana também é contemplada com a proteção de direitos que, respeitosamente, são tratados pelos promotores de Justiça, Carmem Sarmento, Carlos Davi, Adilza Freitas e Bruno Batista. São eles os guardiões da cidadania nas cidades de Santana do Mundaú e União dos Palmares atuando em defesa da Infância e da Juventude, da probidade administrativa, cuidando do crime contra a vida, e zelando pela paz de todas as famílias que veem no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) um aliado forte para amenizar as carências ou solucionar seus problemas.

Morte dos vereadores

As mortes dos vereadores de Batalha Neguinho Boiadeiro e Tony Pretinho seguem impunes até o momento. A polícia trabalha com várias linhas de investigação e assegura que brevemente terá novidade para essas mortes que abalaram o alto Sertão alagoano.

Foi sepultado

Quanto à morte de Tony Pretinho, a polícia já sabe que o atirador teria usado um gol preto na fuga. Além dos disparos de pistola, Tony foi acertado com uma bala de arma de fogo, calibre 12.

Tony foi sepultado na manhã do domingo (17), no cemitério municipal de Batalha, na presença de parentes e amigos próximos.

A Prefeitura decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador Tony Pretinho.

O suplente

Helton Jorge Silva Macedo (SD), 28 anos, deve assumir a vaga deixada pelo vereador, morto na noite do último dia 15, em frente a sua residência em Batalha. No dia seguinte à morte de Tony Pretinho, a Polícia Civil designou uma comissão de delegados para investigar a morte do parlamentar.

Ainda não há data oficial para cerimônia de posse de Helton Macedo, que deve permanecer no cargo até dezembro de 2019.

Palmeira dos Índios

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Xucurus realizou, na última sexta (15), o Natal Solidário do loteamento Padre Ludugero, em Palmeira dos Índios. Foi uma manhã recheada de atividades e brincadeiras para as crianças que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social do local.

… Durante a ação foram realizadas diversas brincadeiras infantis, buscando resgatar a cultura das antigas brincadeiras como dança da cadeira, quebra pote e estoura bola em dupla e individual. O Natal Solidário foi finalizado com a entrega de brindes, brinquedos e guloseimas, que foram arrecadadas em parceria com outras equipes do NASF, Secretaria Municipal de Saúde e PSF Xucurus.

… A coordenadora do NASF Silvana Dantas falou da iniciativa da equipe em realizar a ação. “Essa ação natalina foi pensada com o intuito de assistir as crianças carentes que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, buscando proporcionar, por meio da saúde, atividades educativas que possibilitam uma melhor qualidade vida”, disse a coordenadora.

… O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.