Roberto Baia

13 de dezembro de 2017

O bicho pegou

Com assessoria – O pleno do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região decidiu, por unanimidade de votos, receber denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Jair Lira Soares – o Jairzinho Lira, ex-prefeito de Lagoa da Canoa, que atualmente ocupa uma das cadeiras na Assembleia Legislativa Estadual.

Desvio de verba

O deputado estadual e ex-gestor do município, localizado na Região Metropolitana do Agreste alagoano, é investigado de integrar suposto esquema de desvio de verbas para merenda escolar, conforme consta na decisão publicada em 29 de novembro pelo desembargador federal Vladimir Souza Carvalho.

Organização criminosa

De acordo com o TRF da 5ª Região, Jairzinho Lira é suspeito de integrar uma organização criminosa que usava recursos da merenda escolar em benefício de sua família. Os indícios apontados no processo citam a realização de compras em supermercado vencedor de licitação municipal por familiares do então prefeito de Lagoa da Canoa.

Outros envolvidos

A denúncia formulada pelo MPF aponta ainda possíveis irregularidades em pregões presenciais realizados em 2007, 2008 e 2009, anos da gestão de Jairzinho Lira no município do Agreste alagoano.

A denúncia envolve ainda o empresário José Aloísio Maurício Lira, Fabiana Apóstolo Lira (esposa de Jairzinho Lira e ex-secretária de Assistência Social de Lagoa da Canoa), Maria Alany Lira Soares (servidora da prefeitura de Feira Grande e ex-secretária municipal de Finanças) e Maria Lira Soares (ex-secretária de Educação de Lagoa da Canoa).

Prisão mantida

O desembargador João Luiz Azevedo Lessa, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manteve, na segunda-feira (11), a prisão preventiva de Arnaldo Higino Lessa, prefeito do Município de Campo Grande. O político foi flagrado, no último dia 24, recebendo R$ 11.871,00 de um empresário.

Prisão em flagrante

No dia 25 de novembro, o desembargador Sebastião Costa Filho realizou audiência de custódia, durante Plantão Judiciário, na sede do TJ/AL, ocasião em que homologou a prisão em flagrante do réu e a converteu em preventiva.

Alegação da defesa

Ao recorrer, a defesa alegou não existirem requisitos que autorizem a prisão preventiva do prefeito e pediu a adoção de medidas cautelares diversas da prisão. Para o desembargador João Luiz Lessa, a decisão anterior apreciou os elementos contidos no processo de forma suficiente a amparar o decreto de prisão, expondo detalhadamente os fundamentos que justificam a prisão preventiva do réu, assim como os motivos pelos quais não devem ser aplicadas medidas cautelares.

Obras em Traipu

Nesse domingo, 17, sob as bênçãos de Nossa Senhora do Ó, Padroeira do município, o prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, reinaugura a cidade com a entrega de diversas obras estruturantes que irão beneficiar a população e colocar o local, definitivamente, no roteiro turístico alagoano.

Canteiro de obras

Há meses, o município havia se transformado em um imenso canteiro de obras. Uma delas, por exemplo, é fruto de uma parceria firmada com a Casal. Através desse convênio, toda a rede de abastecimento de água, que antes era de amianto – que contém substâncias cancerígenas – foi substituída por um moderno sistema de tubos de PVC, com as devidas estações de isolamento.

Abastecimento

“Com recursos próprios, trocamos o sistema de abastecimento de água do Povoado Bom Jardim e, através da CASAL, instalamos sistemas de distribuição de água encanada para os povoados de Vila São José e Baixios”, ressaltou o prefeito Eduardo Tavares.

… As ruas do Centro Histórico de Traipu também passam a ter novo calçamento e nova iluminação. Isso sem contar com o reflorestamento que algumas delas passaram a ter e com a edificação da Alameda Berilo Soares Mota.

… No Centro Histórico foram colocados portais, em todas as ruas, para evitar o trafego de veículos pesados.

… Nesse domingo, o prefeito Eduardo Tavares também vai inaugurar o local onde ficará instalado o “Museu Ambiental Casa do Velho Chico”.

… E para proporcionar mais segurança ao município, a prefeitura construiu mais um portal entre a divisa de Traipu com Girau do Ponciano. Em estilo peruano, será, sem dúvida, dos mais belos portais da região.

… O prefeito Eduardo Tavares também entregará, nesse domingo, o Monumento à Bandeira de Traipu – com 12 metros de altura e 4 metros quadrados de pano na bandeira