Edmilson Teixeira

12 de dezembro de 2017

Coruripe

Mesmo debilitado com sérios problemas de saúde, o deputado João Beltrão vai enfrentar o desafio de concorrer sua 7ª eleição para deputado estadual. É que no final de semana que passou, toda cúpula do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (seu irmão) se reuniu para dar apoio ao JB.  Outra ferramenta importante na caminhada de JB é a presença do filho, Marx Beltrão, atual ministro do Turismo, que vai entrar em 2018 brigando por uma vaga no Senado Federal. JB tem hoje praticamente todas as Prefeituras do litoral Sul em suas mãos.

 Maribondo

Uma terça-feira bastante movimentada promete ser a partir da tarde de hoje, no povoado Mata Verde, lá em Maribondo. Trata-se da tradicional Festa de Santa Luzia, criada há 55 anos e que vem se mantendo mais viva do que nunca, sobretudo com a participação de uma gama de devotos da padroeira, tida como a protetora da visão. “É uma festa bonita que reúne não somente gente de Maribondo, mas de toda parte de Alagoas”, comenta o pecuarista Cícero Marques, fiel colaborador do evento religioso, que tem como organizadora ao longo de toda sua história, dona Neuza.

Chã Preta

Presidente da Academia Alagoana de Cultura, Olegário Venceslau, o homem da cidade de Chã Preta, comanda na noite da outra quinta-feira, dia 21, uma grande cerimonia de sua entidade. O evento ocorrerá no Instituto Carlos Conce, onde 15 personalidades que se destacaram ao longo desse ano, serão homenageadas com o Oscar da Cultura Alagoana. Na ocasião haverá o lançamento da Revista Antológica e o desfecho do encontro será com um jantar na churrascaria Stella Maris Grill, como parte da confraternização de final de ano.

Viçosa

Alunos que estão prestes a concluir o curso do Informática do IFAL, campus de Viçosa/AL tiveram a oportunidade de conhecer na última quinta, o setor de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas.

Viçosa II

“Aqui, eles conferiram o que efetivamente é feito, o trabalho em si na área de informática. Também é uma oportunidade de mostrar para esses profissionais em formação que os órgãos públicos, a exemplo da Fazenda de Alagoas, possuem postos de trabalho em tecnologia, sendo uma alternativa de colocação futura”, disse Marcelo Malta, chefe de Projetos da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação, da Sefaz/AL.

Arapiraca

Após as chuvas que caíram em outubro, aumentando os atendimentos ambulatoriais em casos de diarreia, o Hospital Regional de Arapiraca recomenda à população cuidados para o período de dezembro e início de janeiro. Comparado ao mês anterior, novembro apresentou queda no número de casos, mas segundo a coordenadora de Epidemiologia da instituição, Nelva Rubia, a vigilância tem que ser permanente. No período das chuvas, que compreende os meses de maio a junho, o Regional chegou a ultrapassar os três mil atendimentos.

Arapiraca II

No Hospital, que atende a diversos municípios da região, é comum pacientes chegarem com sintomas de diarreia, vômitos e dores abdominais decorrentes de ingestão de água contaminada. Para o médico Adailton Leão, a prevenção é simples: acesso à água tratada, filtrada e/ou fervida para evitar os problemas. “Água é um líquido precioso e vital para  a vida, mas ela também traz doenças quando não é limpa”, falou.

Penedo – méritos

O psicólogo penedense Edgar Silva Júnior foi condecorado, em São Paulo, com a medalha da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes, ao reconhecimento de seu trabalho como escritor de crônicas e compositor musical. A honraria, da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino (SBACE) àqueles que se destacam nos meios profissionais e artísticos, é reconhecida pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e Governo Municipal de Campinas.

Penedo- conteúdo

Edgar Silva Júnior é psicólogo formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Crianças Excepcionais pelo Project Hope – EUA. Foi professor auxiliar da Ufal e do Cesmac. Foi psicólogo concursado da Prefeitura de Maceió. É acadêmico da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências. É autor de diversos projetos culturais, entre eles “Por Um Mundo Melhor”, que tem como objetivo divulgar os valores artísticos de Alagoas.

Major Izidoro

 

Com a perspectiva de Alagoas chegar a 86 lixões encerrados, entre seus 102 municípios, começa o trabalho das Prefeituras para elaborar os estudos e ações para recuperação das áreas. Na manhã de ontem, uma equipe de Major Isidoro procurou o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), para iniciar o trabalho.

Argumento

Disse a prefeita de Major Izidoro, Santana Mariano, que o município não assinou o acordo com o Ministério Público Estadual, porque encerrou as atividades do lixão no dia 14 de novembro. “Não fizemos um ato público, mas já comunicamos ao IMA e já paramos de enviar lixo para a área”, comentou. Santana esteve com a equipe do IMA/AL para ser orientada sobre os próximos passos a serem dados, para a construção do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad).

São Miguel dos Campos

São Miguel dos Campos está entre as seis cidades brasileiras contempladas pelo  Instituto InterCement, por meio do concurso de “Ideias Comunitárias”. O certame visa incentivar os integrantes dos Comitês de Desenvolvimento Comunitário, composto por profissionais da InterCement e representantes da comunidade, a exercitarem o empreendedorismo, por meio da idealização e execução de projetos que contribuam para o desenvolvimento da população e cidade.

São Miguel-

Cada projeto receberá R$ 20 mil reais do Instituto InterCement como apoio para desenvolver as ações ao longo de 12 meses iniciando ainda em 2017 e finalizando dentro do ano de 2018. Para Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement, além de incentivar pessoas e ações que beneficiam a população da cidade em que atua, esses projetos chegam para somar com todas as atividades que o Instituto realiza em prol do crescimento e fortalecimento das relações com a comunidade, empresa e setor público.