Roberto Baia

6 de dezembro de 2017

Melhorias nas escolas

Com Fernando Vinicius – site 7segundos -Todas as escolas da rede pública estadual de Alagoas com intervenções realizadas no telhado ou em qualquer tipo de estrutura de cobertura terão os serviços revisados. A vistoria nas obras foi determinada pelo secretário de Educação Luciano Barbosa.

A revisão nos trabalhos de engenharia foi informada nesse início de semana, durante entrevista concedida para a rádio Penedo FM.

Penedo

O vice-governador esteve no município localizado na região do Baixo São Francisco alagoano nessa segunda-feira (04) e visitou a Escola Estadual Professor Ernani Méro, a primeira a funcionar em tempo integral na cidade de Penedo.

Segundo desabamento

Reformada para se adequar ao modelo implantado em 37 unidades de ensino da rede pública estadual, a escola reinaugurada em setembro de 2016 registrou o segundo desabamento de telhado em seu histórico.

Perigo

Depois do milagre ocorrido em outubro de 2010, quando a cobertura arriou sobre uma sala onde só não havia crianças e professor porque a docente realizava uma atividade extraclasse, um novo desabamento ocorre no Ernani Méro.

O fim dos lixões

Depois do diálogo e intermédio da Associação dos Municípios Alagoanos entre municípios e o Ministério Público Estadual, 42 prefeitos alagoanos assinaram hoje (05) os Termos de Acordo em que se comprometem encerrar os lixões até abril de 2018.

Destinação correta

Até agora 44 municípios já fazem destinação correta dos resíduos sólidos, cerca de 10 prefeitos devem assinar o acordo até o final desta semana e o restante dos municípios estão analisando com seus jurídicos. Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, todos os prefeitos estão preocupados em agilizar esse processo que vai beneficiar a população.

Dificuldades

O procurador-geral do Estado, Alfredo Gaspar, enfatizou que só conseguiu enxergar as dificuldades dos municípios após diálogo com o presidente da AMA. “Percebemos a disposição dos prefeitos de mudar e melhorar. Nosso objetivo não é prejudicar as administrações públicas, senão não estaríamos propondo um acordo. Apenas depois do diálogo guiado pelo Hugo Wanderley achamos uma solução”, declarou.

Mutirão em Delmiro

A 2ª Vara da Comarca de Delmiro Gouveia realiza mutirão de mediação de conciliação, nesta quinta-feira (7), com aproximadamente 50 audiências previstas. O juiz Lucas Lopes Doria Ferreira é o titular da unidade.

Audiências

As audiências ocorrerão entre 8h e 14h. Os processos tratam de pedidos de pensão alimentícia, desobrigação de pagamento de pensão alimentícia, indenizações por danos morais e materiais, divórcio, obrigação de fazer, entre outros assuntos.

Coruripe

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) discutirá, durante audiência pública, que será realizada nesta quarta-feira (06), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores de Coruripe, a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública daquela cidade. A ideia é defendida pelo procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e pelo diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), José Antônio Malta Marques, e contam com o apoio das promotoras de justiça Hylza Paiva Torres e Gilcele Dâmaso, que atuam na cidade.

… Ao final das discussões, será assinado pelos representantes da instituição ministerial e o prefeito de Coruripe um termo de compromisso para que o processo de implantação do Conselho seja iniciado. O evento ainda reunirá autoridades ligadas à Segurança Pública e a sociedade civil organizada.

… Para o procurador-geral de justiça, a criação de conselhos municipais de segurança é um passo indispensável para avançar no combate à violência.

… “Essa é uma ideia que deve ser abraçada por todos. É um passo muito importante para combater esse mal que tanto aflige a sociedade nos tempos de hoje”, disse ele.