Edmilson Teixeira

6 de dezembro de 2017

Agora é pra valer!

O dia de ontem na sede da AMA foi bastante tenso para muitos prefeitos alagoanos, sobretudo os que estão ainda com problema de lixões a céu aberto em seus municípios. É que o MPE/AL vem apertando o cerco, no sentido de dá um basta nessa situação. O órgão elaborou um documento, estabelecendo uma data exata, com regras e tudo mais, cujo prazo vai até abril do ano que vem, para que todos envolvidos busquem uma solução para o problema. Na realidade, ontem 42 prefeitos assinaram um Termo de Acordo. Espera-se que mais 10 gestores assinem até o final de semana. Dos 102 municípios, apenas 44  já fazem destinação correta dos resíduos sólidos.

Providências

Sobre os lixões, as informações que se têm são de que o Governo Estado já está fazendo licitação para adquirir material, como caminhões compactadores, para apoiar os municípios justamente nesse processo. Além dos prefeitos, representantes do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e dos Consócios Públicos também participaram da reunião de ontem na  sede da AMA e mostraram a preocupação não só em encerrar os lixões, mas também em recuperar as áreas afetadas.

Porto Real do Colégio

A Codevasf  também tem atuando, além de obras estruturantes e projetos sociais em  prol do povo alagoano. Vejam só: jovens do povoado Tapera do Itiúba, localizado no município de Porto Real do Colégio, foram inseridos no mundo digital pelo “Projeto Amanhã” A partir do curso de capacitação em Noções de Informática, o órgão promoveu a qualificação desses jovens para que eles usem os conhecimentos na vida profissional e em atividades do dia a dia.

Coruripe

Com o estádio Gerson Amaral ocupado com os jogos de ida da final do Campeonato Amador de Coruripe o elenco praiano iniciou a semana treinando nos dois períodos no distrito de Pindorama. O primeiro dos nove clubes a iniciar os trabalhos para a temporada de 2018, o Hulk investe na preparação física para disputar o Campeonato Alagoano.

Belém

Preocupada com a situação do mapa geográfico do município, que ao que parece aos poucos vem perdendo território, foi que a prefeita de Belém/AL, Paula Santa Rosa esteve na sede do Iteral, a fim de buscar apoio técnico para resolver a situação. “Estamos buscando apoio para uma revisão dos limites territoriais, pois podemos ter uma perda de território e consequentemente da população; o que num futuro próximo vai implicar no coeficiente do FPM”, disse a gestora. Paula contou com a presença da deputada Jó Pereira durante reunião com o presidente do Iteral, Jaime Silva, justamente tratando desse assunto.

Sacrifício  

O diretor-presidente Jaime Silva destacou que esse trabalho é totalmente técnico, sendo essencial na elucidação das dúvidas, contribuindo para a orientação dos gestores municipais na aplicação adequada dos recursos públicos e investimento das políticas públicas, sem cometer ato de improbidade administrativa. “Outra preocupação é a atualização do Censo pelo IBGE. Os dados estão antigos e baseados em projeções e tem municípios que estão sendo sacrificados”, justificou o diretor-presidente.

Função

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) é responsável pela formulação e implementação da política agrária e fundiária do Estado, manter serviços de cartografia e geoprocessamento, além de realizar o trabalho técnico o mapeamento sistemático de territórios.

Agendamento

A equipe técnica, coordenada pelo técnico de agrimensura Milton Melo, irá a campo no período de 18 a 22 de dezembro para fazer as medições das áreas limítrofes com os municípios de Taquarana, Tanque D´arca, Igaci e Palmeira dos Índios; e ainda, identificar a localização real dos equipamentos públicos.

Contentamento

A notícia boa que chega neste final de ano para os prefeitos de Alagoas, é que nesta quinta-feira, dia 7, as Prefeituras serão agraciadas  com  1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Trata-se de uma conquista do movimento municipalista, tendo à frente a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O órgão estima que o valor será de R$ 4,022 bilhões, para todo o país.

Entenda o 1%

Os municípios recebem todos os anos nos meses de julho e dezembro 1% da arrecadação de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) referente aos 12 meses anteriores ao mês do repasse. A entidade explica que o FPM é composto de 22,5% da arrecadação desses tributos repassados a cada decêndio e distribuídos de forma proporcional de acordo com uma tabela de faixas populacionais.

Conisul

Prefeitos dos municípios consorciados participaram, nesta segunda-feira, 4, da reunião anual que apresentou os resultados obtidos durante o exercício de 2017, bem como os objetivos para 2018. O encontro envolveu os gestores e os colaboradores do Conisul. Entre os projetos para o próximo ano, a expectativa é continuar conveniando municípios alagoanos, aprimorar os processos de compras compartilhadas e investir em tecnologia e capacitação de equipes nos municípios e no próprio Consórcio.

Marechal Deodoro

Marechal Deodoro município conhecido por ser a terra de músicos e artesãs. Agora, se tornou a terra dos atletas medalhistas. O jovem André Luiz Bento, de 22 anos, morador do povoado Massagueira, foi destaque no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Águas Calientes, no México, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

Conquistas

Durante os cinco dias de competição, o paratleta conquistou sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze. Entre as conquistas, um bronze na competição de nado borboleta de 50 metros, e um ouro no revezamento.

Penedo

A melodia das vozes de mais de quinze grupos de canto coral será a trilha sonora do “Natal Luz” neste ano em Penedo. O evento terá início nesta quarta-feira. Nos três primeiros dias, quarta, quinta  e sexta-feira, acontecerá o “Workshop de Aprendizado Musical” (oficinas de músicas). A ação será na Casa da Aposentadoria nos períodos da manhã e tarde.