Flávio Gomes

6 de dezembro de 2017

A mulher do ano

Percival Puggina: “Ao pesquisar no Google sobre a mulher do ano de 2017, vejo tantas referências à cantora Anitta, que não posso deixar de dizer: tal escolha constrange a nação. É sintoma de que o torneado do corpo se impõe ao torneado da alma, e que as formas obscurecem a beleza e a nobreza das virtudes. Neste ano de 2017, ninguém se ergueu acima de Heley de Abreu Silva Batista! Foi ela que entrou em luta corporal com um louco incendiário. Foi ela que retirou 25 crianças de uma creche em chamas, salvando-as de morrerem no trágico acontecimento do dia 5 de outubro em Janaúba MG. Horas depois, não resistindo às queimaduras, Heley morreu. Em João 15:13, numa alusão ao que viria a acontecer consigo mesmo, Jesus  diz: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos’. Amor supremo, cuja imposição vem do coração e chega à superação dos mais naturais instintos humanos. Quando enunciou o mandamento do amor, Jesus disse que devemos amar o próximo ‘como’ (tanto quanto) a nós mesmos. Ele não nos exige o que Ele fez. Ele não pediu a Heley o que Heley realizou. Ela agiu voluntariamente. Amor ao próximo além do amor próprio é altruísmo, virtude das almas mais nobres, dos santos, dos heróis, dos que se erguem à reverência de todos nos altares, nos monumentos e nas páginas da História. Por isso, quando a agenda de 2017 começa a buscar na prateleira seu lugar ao lado das anteriores, eu me uno aos que escolhem Heley de Abreu Silva Batista e digo: Professora, este ano não tem para mais ninguém! Dê um abraço em Jesus por mim.”

Aprendizado

Renan Filho e George Santoro estão em Medellin, Colômbia, aonde, hoje e amanhã, conhecem o programa da Organização das Nações Unidas para assentamentos humanos, o ONU Habitat. O governador e o secretário da Fazenda aproveitam para difundir o programa “Vida nas Grotas”, que o governo executa em Maceió.

Concorrência

O programa “Vida nas Grotas” é apenas uma das ações o governo estadual na Capital, reduto de Rui Palmeira, prefeito que está bem cotado para concorrer ao governo, em 2018. Renan Filho está investindo em festejos em Maceió, como aniversário da cidade, Natal e Reveillon, como já havia feito no Carnaval deste ano.

Mensagem

Prefeito Rui Palmeira, ontem, nos 202 anos de Maceió: “Além de serviços de infraestrutura, iluminação e limpeza, são executados diariamente nas ruas de Maceió, temos que pensar nos maceioenses de forma geral e investir em Educação, em áreas de lazer e esporte, além de tentar levar mais gente para o mercado de trabalho.”

A conferir

Podem incluir Eduardo Tavares, procurador de justiça e prefeito de Traipu, como um potencial pré-candidato a cargo majoritário no próximo ano. Em poucos meses de gestão ele tem conseguido dar uma nova imagem ao município, que viveu anos de más notícias, e não é sem razão que divulga isso ao máximo que pode.

Presidenciáveis

O alagoano Aldo Rebelo, que fez carreira política por São Paulo, é um dos vários pré-candidatos à Presidência da República. Além do conterrâneo, estão se lançando Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Geraldo Alckmim, Marina Silva e Álvaro Dias. Sem contar alguns balões de ensaio, como o em torno de Luciano Huck.

Honraria

Por iniciativa do deputado Rodrigo Cunha, a Assembleia concedeu a Medalha de Mérito Ambiental Octávio Brandão à Associação Pró-gestão de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Coruripe. O presidente da Agerh, Alex Gama, e o ex-presidente da entidade Geraldo Gomes de Barros Neto receberam a homenagem

Argumento

Luiz Inácio Lula da Silva: “Não adianta o mercado ficar fazendo terrorismo. Primeiro, porque eu não vou pedir voto para o mercado. O mercado vai precisar muito mais de mim do que eu dele. Eu não tenho apoio da Globo, de banqueiro e nem de empresa. Mas eu tenho uma coisa sagrada que é o apoio do povo brasileiro.”

*O Hotel Ponta Verde Praia do Francês promove hoje o lançamento da sua iluminação de Natal, num evento para hóspedes e cidadãos de Marechal Deodoro. O evento terá a participação da Orquestra Filarmônica Manoel Alves, com início às 18 horas.

*O Procon-AL está promovendo o Mutirão de Negociação de Dívidas, para auxiliar os consumidores a quitar os débitos com bancos, financeiras, escolas, cartões de crédito, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito. A ação segue até o dia 13 de dezembro.

*A 28ª Feira Nacional do Artesanato, que acontece em Belo Horizonte, conta com representantes do artesanato de Alagoas. Com o tema ‘Reciclar, reutilizar e reduzir’, a exposição tem visa incentivar a fabricação do artesanato aliada à sustentabilidade.

* O Instituto Federal de Alagoas encerra, hoje, inscrições ao processo simplificado para cadastro de reserva de Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O regime de trabalho é de 40 horas. A remuneração inicial fixada é de R$ 2.968,78.

*O Sine da Prefeitura de Maceió voltou a emitir carteiras de trabalho. O posto de atendimento já emitiu, desde o mês de maio, quando retornou a emissão, mais de dois mil documentos, indispensáveis para a entrada do profissional no trabalho formal.

*O Flamengo é o um dos dois clubes de futebol profissional do Brasil ainda em atividade neste final de ano. Na disputa pela Copa Sul-americana, faz hoje, 20h45m (horário de Alagoas), em Buenos Aires, o primeiro jogo da final contra o Independiente. O outro é o Grêmio que disputa o Mundial de Clubes.

“O combate à corrupção não vai se esgotar com a Lava Jato”

Paulo Lacerda

Ex-Diretor Geral da Polícia Federal