Flávio Gomes

5 de dezembro de 2017

PT esconde Dilma

Josias de Souza, em seu blog: “A forma como a presidente do PT celebra o resultado do Datafolha levanta a suspeita de que a companheira esteja com a febre dos políticos picados pelo mosquito que faz sumir a memória. A senadora Gleisi Hoffmann atribuiu a liderança de Lula na pesquisa ‘aos resultados do seu governo.’ Ela emendou: ‘As pessoas analisam o que elas já viveram e comparam. Elas tinham renda e emprego. Hoje, voltou a pobreza e a miséria.’ A amnésia apagou da análise de a companheira Dilma Rousseff. A gestão de Michel Temer revela-se perversa. Mas a ruína econômica não deriva da malignidade intrínseca do governo do PMDB. A recessão que espalhou desemprego e desesperança é uma consequência direta do desastre gerencial que foi o governo de Dilma, ao qual Gleisi serviu como uma cultuada chefe da Casa Civil. A febre do esquecimento afetou também a memória da senadora sobre os ‘resultados’ da passagem de Lula pelo poder… O PT e Lula só lembram de Dilma quando querem fazer pose de vítimas de um ”golpe”. O diabo é que madame foi deposta por seus aliados, sob regras constitucionais, numa sessão presidida pelo amigo Ricardo Lewandowski, que representava a Suprema Corte. No limite, Lula é responsável também pela perversão do governo Temer, pois foi nos seus mandatos que o PMDB tornou-se sócio do PT na fábrica de fazer propinas.”

Pega mal

O Aeroporto Zumbi dos Palmares, que de internacional pouco tem, continua com problemas antigos: não tem livraria, não tem farmácia e o sistema de refrigeração é péssimo. O que depõe contra o fato de Alagoas ter dois deputados/ministros da área – Marx Beltrão (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes)

Condolências

A Assembleia Legislativa emitiu nota de pesar pelo falecimento, no final de semana, dos ex-deputados estaduais Cícero Ferro, cremado em Recife, e Afrânio Vergetti, sepultado em Maceió, no Parque das Flores. Ambos também foram prefeitos: Cícero Ferro, de Minador do Negrão; Afrânio Vergetti, de União dos Palmares.

Nova chance

A Secretaria da Fazenda confirma que até 30 de novembro houve oito mil adesões ao Profis – programa de parcelamento de débitos de ICMS – e que o prazo foi prorrogado. Agora, contribuintes têm até 15 de dezembro para resolver suas pendências com o fisco estadual, que possibilita descontos de até 95% nos juros e multas.

Alerta

Presidente da AMA, Hugo Wanderley, sobre a exigência de os municípios acabarem os “lixões”: “É mais uma obrigação sem contrapartida imposta pelo Governo Federal. Há município que precisa percorrer mais de 140 km para descartar o lixo. Cada um tem sua peculiaridade e precisa ser analisado individualmente.”

Economistas

O empresário José Carlos Maranhão dará palestra hoje sobre “A importância do Setor Sucroalcooleiro para a Economia Alagoana”. Às 8 horas, no Maceió Mar Hotel, numa iniciativa Sindecon/Corecon, que homenageará Luiz Antônio de Melo Jardim (Empresário do Ano) e Everaldo Souza Barbosa (Economista do Ano).

OAB em festa

Sessão solene do Conselho Secional, às 19 horas de hoje, no auditório da OAB/AL, em Jacarecica, marca os 85 anos da instituição em Alagoas. Haverá homenagens a figuras importantes da história da instituição, com entrega de medalhas. Da programação consta ainda a inauguração de uma galeria pelos 85 anos da OAB/AL.

Opinião

José Maurício de Barcelos, sobre o foro privilegiado: “Este mal deve ser levado à conta de um Judiciário caríssimo, ineficiente e parcial que desaforadamente insulta a sociedade brasileira a ponto dela receber seu descrédito e desconfiança em face de sua conivência com os bandidos da política e com os poderosos”.

*O prefeito Rui Palmeira participa nesta terça-feira, na Associação Comercial, em Jaraguá, a partir das 8h30m, do I Seminário de Economia Circular de Maceió. O evento é um dos resultados da recente missão de equipe técnica da Prefeitura à Espanha.

*Entidades sindicais participam hoje, em Maceió, da mobilização nacional contra a reforma da Previdência pretendida pelo governo. Concentração, às 9 horas, na Praça Sinimbu, e vigília, 13 horas, em frente à Secretaria Estadual de Gestão Pública.

*O projeto “Chá de Memória” abre a programação de dezembro das comemorações dos 200 anos de emancipação de Alagoas e abordará vida e obra do professor Manoel Maurício de Albuquerque, o “China”. No Arquivo Público de Alagoas,16 horas, grátis.

*Alagoas tem delegação de 29 membros na XI Conferência Nacional de Assistência Social, que tem inicio hoje e termina na 6ª feira, 8 de dezembro, em Brasília. Na edição deste ano o tema posto em discussão é “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

*A Pinacoteca Universitária, em parceria com a Galeria Gamma, apresenta, de hoje a 19 de dezembro, a exposição coletiva “Amor, Ordem e Progresso”, tendo na curadoria o artista mineiro Francisco Rosa. A mostra tem participação de 14 artistas alagoanos.

*A exposição “Culto”, da fotógrafa Mik Moreira, de artigos religiosos afro-brasileiros, está aberta a visitação, até 29 de dezembro, no Museu da Imagem do Som de Alagoas, em Jaraguá. Entrada franca, de 3ª a 6ª feira de 8 às 17 horas e sábado de 9 às 14 horas.

*Posição dos clubes alagoanos no ranking atualizado da Confederação Brasileira de Futebol, divulgado ontem: CRB – 36º, ASA – 47º, CSA – 59o, Murici, 87º, Coruripe 91º, Santa Rita – 137º. Em primeiro lugar estão empatados Palmeiras e Cruzeiro.

“As coisas grandiosas não são feitas por um único partido ou por uma pessoa”

Marina Silva

Pré-candidata à Presidência da República pelo partido Rede