Flávio Gomes

1 de dezembro de 2017

Eficiência com impopularidade

Joaci Góis, “Tribuna da Bahia”: “Partindo do mais recessivo ambiente econômico de nossa história, a retomada em curso do PIB deverá ensejar um crescimento na faixa dos 4% em 2018. Temer recebeu uma taxa Selic de 14% e já a reduziu para 7,5, facilitando a retomada dos investimentos, com juros reais da ordem de 3,5% a.a. para o investidor. Com um endividamento da ordem de 70% do PIB, a queda de cada ponto percentual da Taxa Selic representa uma diminuição de 42 bilhões de reais, ao ano, do custo da dívida pública. Nosso superávit comercial, que beirou a zero, deverá chegar a 80 bilhões de dólares, ainda neste ano. Para a desgraça nacional, temos, hoje, a pior oposição da história do País. Para ela o que importa é a retomada do poder a qualquer preço, mesmo conducente à trilha suicida da Venezuela de Hugo Chavez e Nicholas Maduro. Ela mente, agora, em seu desesperado empenho para evitar a prisão do seu líder, que o Governo Temer gastou 14 bilhões para comprar a derrubada das denúncias de Janot. Boa parte da população acredita nisso, porque não sabe que emendas de parlamentares ao orçamento de 2017 têm que ser liberadas no mesmo ano, conforme a Lei. O professor da FGV Carlos Pereira, explicou no jornal O Estado de São Paulo que, num índice de zero a 100 de custo da governança, Temer tem 15, Dilma chegou a 88 e Lula a 95. Os fatos são teimosos, e eles marcham para fazer do impopular Presidente de hoje um grande eleitor no pleito de 2018.”

Posição

Nota da assessoria de Téo Vilela: “O ex-governador Teotonio Vilela Filho tem consciência de que não praticou nenhum crime e que a verdade será restabelecida. Em coerência com a sua história de vida pessoal e política, o ex-governador assegura ser o maior interessado na elucidação dessas investigações e que continuará à disposição das autoridades, contribuindo no que for preciso.”

Poder

Renan Calheiros, que foi presidente do PMDB e por três vezes presidiu o Congresso Nacional, reafirma sua força política. Seu partido expulsou a senador Kátia Abreu, por assumir posições contrárias ao governo Michel Temer, mas não tem coragem de fazer o mesmo com o senador alagoano, com postura semelhante.

Proposta

Do presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor: “O países que se julgam produtivos pelo número de normas, decretos e portarias estão dando sinais de cansaço. Não têm mais condições de lidar com tantas regras e proibições. Por que não uma certificação conjunta, estimulando o comércio bilateral e a cooperação criativa?”

Comemoração

A Santa Casa de Misericórdia de Penedo completa hoje 250 anos de fundação. E ganha um presente: o senador Benedito de Lira (PP/AL) conseguiu liberar R$ 1 milhão em emenda parlamentar para a instituição. O senador deu a boa nova diretamente a Dom Valério Breda, provedor, e ao vice-provedor, Eduardo Regueira.

Presente

Candidato à reeleição à presidência do Crea/AL, Fernando Dacal ganhou um reforço na campanha, pois a instituição recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Estadual da Qualidade, da Fundação Nacional da Qualidade. O conselho alagoano é o segundo do Brasil, dentre os de engenharia e agronomia, a ter o reconhecimento.

ABMCJ

Marilma Torres, presidente da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica/AL, comanda hoje debate sobre feminicídio. Às 14 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Participarão as promotoras de justiça Fabiana Dal’Mas (São Paulo), Maria José Alves da Silva e Stela Freitas Cavalcanti.

Repúdio

Durante a Conferência da OAB, a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF emitiu nota criticando o governo por querer impor a Reforma da Previdência. “É inadmissível que tais reformas sejam realizadas sem a devida e antecedente discussão ampla e democrática com toda a sociedade”, diz um trecho.

*O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Renato de Lacerda Paiva, ministro do TST, concede entrevista coletiva hoje sobre a correição ordinária que vem sendo realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região. Às 10 horas, no plenário do TRT/AL.

*Hoje, 8 horas, no Hotel Ponta Verde, os novos dirigentes do Pinto da Madrugada recebem a imprensa para falar sobre o retorno do bloco ao pré-Carnaval de Maceió em 2018. O bloco agora é comandado pelos filhos dos fundadores da agremiação.

*O Hospital Escola Hélvio Auto oferece hoje, das 8 às 12 horas, testes à população para detectar o vírus HIV, além de orientações pré e pós-testes. A iniciativa faz parte das ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, instituído pela OMS para 1º de dezembro.

*Acontece hoje mais uma edição do “Científica Mente”, promovido pela Usina Ciência e pelo Quiciência, grupo formado por alunos da licenciatura em Química, da Ufal. Das 7h30m à 16 horas, no Lar São Domingos, com shows de Química, Física e Biologia.

*O Rex Bar, na Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, recebe hoje à noite o cantor Júlio Uçá, com o show “Bailão do Uçá”, com repertório de grandes sucessos da música nacional. A apresentação tem início marcado para as 22 horas. Mais informações: 99311.6400.

* “Concerto Autoral”, do cantor Tonny Semente, é a atração programada para hoje no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em show acústico. O ponto forte serão as músicas do seu último álbum, “Risos e Erros”. Às 20 horas. Mais informações: 98834.6457.

“Falta muito voto”

Rodrigo Maia

Presidente da Câmara dos Deputados, sobre a Reforma da Previdência