Sérgio Toledo

30 de novembro de 2017

Escolas de Medicina no Brasil

De tempos em tempos aparecem as chamadas sobre alguma atitude do ser humano médico na mídia. Sim o médico também é um ser humano que como tal tem seus erros e acertos.

O Brasil possui hoje duzentos e noventa e quadro faculdades de medicina (294). Alagoas cinco (05) cursos. Estados Unidos da América cento e trinta e uma (131). China cento e cinquenta (150). Já da para se pensar que algo não vai bem.

No governo petista então a criação de cursos de medicina foi uma fartura. Ora, mais faculdade não quer dizer mais qualidade. O melhor é qualificar as existentes com uma maior fiscalização dos cursos práticos e de pós-graduação.

Já estão anunciando curso de medicina a distancia. Pode?

Fiz meu curso médico numa faculdade dentro de um hospital. Minha especialidade ortopedia praticamente não existia a não ser pela presença de dois médicos que liam matéria de livros e davam uma aula prática no pronto socorro de Recife.

Tive que correr atrás. Fui ao serviço do Professor Bruno Maia e com sua equipe consegui aprender medicina de boa qualidade e junto  ortopedia e traumatologia.

O que quero dizer: não adianta um número recorde de faculdade de medicina se de lá não saírem profissionais capacitados. Não adianta os pais pagarem fábulas em mensalidades para os filhos estudarem se não vão aprender o básico do curso. E mais, onde vão fazer os estágios práticos os estudantes? Será que cada faculdade possui hospital próprio inclusive com urgência?