Flávio Gomes

29 de novembro de 2017

O cinismo e a impunidade

Jornalista Fátima Almeida, portal “É Assim”: “Muitas vezes me pego pensando no que se tornou este nosso país; em que momento esse mar de lama da corrupção tornou-se uma doença viral que vem contaminando lentamente e de repente explode (como nos dias atuais) em uma série inacabável de casos escabrosos em suas mais diversas facetas. São pais que compram ‘bizus’ (é assim que ainda se chama?) para o filho ingressar na universidade; pessoas comuns – gente como a gente – que vendem ficha de atendimento em unidades de saúde; gente que disfarça, sai de fininho e não devolve o troco que recebeu a mais; pessoas que subornam policiais para serem acobertados em atitudes ilícitas; agentes públicos que se deixam subornar; gente que se vangloria por ter vendido o voto; político que faz o que quer porque comprou voto para se eleger… São apenas alguns exemplos de como nosso Brasil continua atolado na lama da corrupção ativa e passiva. E o que me deixa realmente abismada é ver que, apesar das notícias escancaradas dos muitos que já foram presos ou estão na mira do Ministério Público, da Polícia e da Justiça, em operações policiais como Taturana, Hoder, Afronta, Correlatos, Lava Jato e outras tantas em Alagoas e no Brasil; mesmo sabendo que a sociedade está mais vigilante e as instituições fiscalizadoras estão mais atentas; como os políticos ainda dão continuidade a essas práticas danosas, provando que a sensação de impunidade e o cinismo (traduzido em desfaçatez, descaramento; descaso pelas convenções sociais e pela lei vigente) caminham juntos com a desonestidade, fortalecendo e multiplicando a corrupção.”

Maldade

Adeilson Bezerra, presidente do PRTB/AL, diz que João Lyra quer concorrer a deputado federal. Incentivar João Lyra a novamente disputar mandato político (foi deputado federal e senador) é um desrespeito a quem já fez muito pela economia de Alagoas e hoje, aos 86 anos, tem problemas financeiros e de saúde.

Facilidades

Em Alagoas se abre uma empresa em 24 horas. Abertura, alteração e fechamento de empresas ocorre em processo único no portal Facilita Alagoas. Temas a serem tratados no 37º Encontro Nacional de Juntas Comerciais, no Hotel Jatiúca, que hoje traz o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira

Protesto

Deputado federal Ronaldo Lessa (PDT/AL), criticando o governo Michel Temer: “Estão na verdade acabando com a soberania nacional, desmontando o setor público, como o setor elétrico, que está sendo comprado por empresas públicas de outros países. Esse é  só um dado para mostrar a contradição desse governo”.

Reforço

Segundo o deputado federal Paulão (PT/AL), o governo quer mesmo é entregar o país a empresas estrangeiras: “Todos precisam estar atentos. O que estamos presenciando com o desmonte é o desemprego e a destruição das políticas públicas em nome de uma proposta liberal do PSDB que o Michel Temer abraçou”.

Reconhecimento

Pela terceira vez o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, dará palestra no projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, do Tribunal de Contas. Será hoje, às 9 horas, no Hotel Praia Dourada, em Maragogi. O motivo: Palmeira foi o município que fez a primeira legislação de controle interno em Alagoas.

Agenda

A Associação Comercial de Maceió sedia, hoje e amanhã, o “Seminário de Desenvolvimento Econômico da Cidade – Maceió e suas perspectivas”, abrindo a programação especial de comemoração do aniversário de Maceió. Um dos temas: “Cidades inteligentes, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento”.

Sugestão

Site “Migalhas”, sobre a ministra Cármen Lúcia: “Fará muito bem se, quando se deparar novamente com a questão da autorização legislativa para processar parlamentares, reconhecer que fez uma bobagem e rever o voto. Pelo que se desenha, irão dizer que o que vale para os deputados Federais não vale para deputados estaduais.”

*O Movimento Alagoas Competitiva e o Sebrae/Alagoas vão anunciar hoje, às 20 horas, no Espaço Pierre Chalita, os vencedores do Prêmio Competitividade Alagoana 2017 – Micro e Pequena Empresa (PCA) e do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ/AL).

*De hoje a 6ª feira, 1º, acontece a 2ª edição da “Avia! Semana de Design da Ufal”. O evento, realização do curso de design e integrantes do Laboratório de Experimentação em Design, promoverá discussões sobre o design em seus diversos meios.

*O programa “Mulheres Mil”, do Instituto Federal de Alagoas, está com inscrições abertas, até hoje, ao processo de seleção simplificada de docentes para atuar em 18 municípios alagoanos. Podem se candidatar profissionais internos ou externos.

*Hoje a Prefeitura de Arapiraca lança SisLAME Web, sistema online de monitoramento e avaliação escolar, que tem como objetivo instrumentalizar as instituições de ensino com informações de alunos e funcionários da rede. A partir das 14 horas, no Planetário.

*A TRiART Arquitetura, especialista em humanizar ambientes,  realiza hoje o evento #LOVEPRODU, workshop que conta com palestra e apresentação prática da arquiteta Kika Mattos. Às 19 horas, no Palato, unidade Farol.  O valor da inscrição é R$ 160,00.

*A Casa do Patrimônio de Maceió, na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, recebe, até hoje, a exposição Malungo, do artista Júlio Nazareth, que foi instalada no dia 8 e aborda questões indígenas e raciais. O acesso ao público é gratuito, das 9 às 17 horas.

*Para mobilizar os pontos de cultura, a Secult promove hoje, no Centro de Belas Artes de Alagoas, das 8 às 17 horas, oficinas de capacitação sobre a Lei nº 13.018 – Lei Cultura Viva e a Lei nº 13.019 – MROSC e de Orientação de Prestação de Contas.

“As competências criminais em geral nós não exercemos bem e não deveríamos tê-las”

Luís Roberto Barroso

Ministro do Supremo Tribunal Federal