Blog do Dresch

28 de novembro de 2017

Luciano Huck desiste de ser candidato

 

                 O apresentador da TV Globo, Luciano Huck, desistiu de ser candidato à presidência da República em 2018. A decisão foi comunicada em artigo publicado no último Domingo, na página Opinião da Folha de São Paulo, assinado pelo próprio apresentador. “Vou atuar cada vez mais, sempre de acordo com as minhas crenças, em especial com a fé enorme que tenho neste país. Contem comigo, mas não como candidato a presidente” escreveu Huck. Nos últimos meses, ele passou a manifestar a intenção de participar do debate político, conversando com Joaquim Barbosa (ex-ministro do STF), Geraldo Alckmin (governador de São Paulo), o economista Armínio Fraga entre outros.

Huck abre da candidatura 2

                 Ainda segundo o artigo do apresentador da Globo, o fator definitivo para a decisão de não ser candidato foi a opinião de sua família, que é contra dele entrar na política. Além disso, Luciano Huck preferiu manter seu contrato com a Globo, já que teria de abrir mão caso se tornasse político. No texto, ele citou uma passagem do livro “A Odisseia”, de Homero, em que Ulisses e seus homens navegavam em águas guardadas por sereias, e precisavam se amarar ao mastro dos barcos para escapar da sedução. “Nos últimos meses estive amarrado ao mastro tentando escapar da sedução. A tripulação, são os meus amores incondicionais: meus pais, minha mulher, meus filhos, meus familiares e os amigos próximos” assinalou Luciano Huck.

Greve geral no dia 5

                 Os trabalhadores brasileiros pretendem manifestar o seu descontentamento com a proposta de reforma da Previdência no próximo dia 5, terça feira, com uma paralisação geral. A data foi decidida pelas centrais sindicais, que escolheram o dia 5, já que o governo pretende encaminhar a votação da reforma no dia seguinte. De acordo com Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) “haverá forte resistência do movimento sindical contra a intenção do governo e do Congresso em terminar o serviço com a retirada dos poucos direitos dos trabalhadores”. A proposta de reforma da Previdência Social é a grande aposta do governo Temer, mas precisa, além de tudo, convencer a base aliada para votar pela sua aprovação. Porém, como muitos dos acordos feitos na votação da reforma trabalhista não foram cumpridos, será difícil convencer os parlamentares a apoiarem a reforma. Mesmo com algumas mudanças que aliviaram o texto, os trabalhadores não aceitam que o governo trabalhe para dificultar a possibilidade de aposentadoria.

Balanço super positivo

                 Ao encerrar, na noite do último Sábado a 8ª edição do Governo Presente, no povoado de Santa Cruz do Deserto em Mata Grande, o governador Renan Filho fez um balanço das ações desenvolvidas pelo governo do Estado nos três dias em que a estrutura governamental esteve instalada no alto sertão de Alagoas. Ele citou a inauguração do trecho de 28,2 quilômetros da rodovia AL-145, que liga Mata Grande a Água Branca, e a ordem de serviço para recuperação da AL-140 (18,5 km) entre Mata Grande e Inhapi. Falou da distribuição de ambulâncias, de cestas nutricionais, de equipamentos agrícolas, de sistemas de abastecimento de água, de cisternas, de viaturas, do atendimento a crianças e gestantes, do início da licitação do Hospital Regional do Sertão, emissão de documentos e exames de saúde, entre inúmeras outras ações.

Mudanças em certidões

             Cartórios de registro civil de todo o país já podem adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As alterações visam facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos e regulamentar o registro de crianças geradas por técnicas de reprodução assistida, entre outras medidas. Os cartórios têm até 1º de Janeiro de 2018 para se adaptar, data em que os novos formatos se tornam obrigatórios. A principal novidade é a que permite a inclusão do nome de pais socioafetivos na Certidão de Nascimento sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.

Mudanças em certidões 2

             Para acrescentar o nome de um padrasto, madrasta, ou novo companheiro de um dos pais da criança, basta que o responsável legal manifeste este desejo no cartório. No campo filiação, haverá a indicação dos nomes dos pais, que podem ser heterossexuais ou homossexuais, e os avós maternos e paternos serão substituídos pela nomenclatura ascendentes. A certidão poderá conter os nomes de até dois pais e duas mães em razão da dissolução de casamentos ou relacionamentos estáveis dos pais e a formação de um novo núcleo familiar. Do ponto de vista jurídico, não haverá diferença entre eles.

Mais um lixão é fechado

            Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) acompanharam o encerramento das atividades do lixão do município de Teotônio Vilela. Agora Alagoas alcança o quadragésimo município a fechar o seu lixão, e destinando os resíduos sólidos ás Centrais de Tratamento de Resíduos CTR). No caso de Teotônio Vilela o destino será a Central do Agreste, instalada em Craíbas. Ela é uma das alternativas existentes em Alagoas pra uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos, contando com um sistema tecnológico com capacidade de gerir todo o material encaminhado, evitando qualquer tipo de contaminação do solo e do lençol freático.

  • Chega hoje ao Porto de Maceió, o primeiro dos oito navios que estarão visitando a capital alagoana neste verão. O MSC Music atraca no Porto com 3 mil passageiros e mil tripulantes, que durante algumas horas estarão desfrutando das nossas belezas naturais, da nossa gastronomia, do nosso artesanato e demais atrativos que ofertamos a quem nos visita.
  • Para esta temporada, os oito navios turísticos estarão trazendo no total 27.540 pessoas, um aumento de 106% em relação ao mesmo período no ano passado, quando 13.326 turistas desembarcaram por aqui.
  • Na quarta-feira o Porto recebe outro navio, o Silver Muse, que trará 400 passageiros e 150 tripulantes. Na sexta feira (1º), um dos maiores transatlânticos desta temporada, o Costa Fascinosa estará chegando com 3,8 mil passageiros e 1,1 tripulantes. Um gigante dos mares.
  • A Secretaria Municipal de Turismo garante que dará toda a assistência aos turistas no Porto de Maceió e montará um centro de atendimento ao turista na Praia da Pajuçara.