Flávio Gomes

25 de novembro de 2017

Indignação

Texto que circula no território livre da Internet, atribuído a “um cidadão carioca comum e anônimo”: “Muito obrigado Presidente Cármen Lúcia Antunes Rocha. O Rio de Janeiro acaba de ver três ladrões do erário serem soltos por outros 39 bandidos como eles. O que a Senhora tem a ver com isso? Realmente tudo. Esteve em suas mãos o Voto de Minerva para estancar esse absurdo, mas a Senhora fugiu da responsabilidade e resolveu deixar nas mãos do Legislativo a decisão sobre o destino legal de seus membros. O resultado que o Rio está vendo hoje é o reflexo da sua atitude que permitiu a soltura do Senador Aécio Neves e a devolução de seus direitos políticos pelos seus pares, igualmente corruptos que queriam uma proteção idêntica. Afinal, o que a Senhora achou que eles fariam com a faca e o queijo na mão? Senhora Presidente. A senhora é fluente em alemão, italiano, francês e espanhol, mas é analfabeta na língua do povo sofrido, do brasileiro honesto, do trabalhador que paga obrigatoriamente seus impostos que financiam todos os privilégios dos acastelados no poder, seus enormes salários e gordas aposentadorias que já não lhes bastam, pois precisam roubar cada vez mais e mais. A Senhora não teve filhos nem netos e talvez por isso não consiga entender do que estou falando. Obrigado, presidente Cármem.”

Duas frentes

Rui Palmeira, que busca viabilizar sua candidatura ao governo, tem de administrar a definição dos candidatos a senador do seu grupo para duas vagas em disputa em 2018. Além de Benedito de Lira e Téo Vilela, corre por fora Maurício Quintella. Como prefeito, Rui tenta apaziguar os assessores Tasso Melo e Abraão Moura.

Cenário

Marx Beltrão (Turismo) e Maurício Quintella (Transportes), os alagoanos que integram o ministério de Michel Temer, ficam no cargo até abril, limite para desincompatibilização de quem disputará mandato em 2018. Ambos são deputados federais e querem concorrer ao Senado – Marx até agora com ênfase bem maior.

Distinção

O deputado federal Givaldo Carimbão recebeu, pela segunda vez, o título de Embaixador Mundial da Paz, juntamente com Maria da Penha e Eros Biondini, no lançamento da Associação Internacional de Parlamentares Para a Paz, na Câmara dos Deputados. A AIPP funciona em favor de estratégias e projetos pela paz mundial.

Apoio

Comemora-se neste sábado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemoar – Hemocentro de Arapiraca tem um motivo a mais para festejar. É que a instituição foi contemplada, esta semana, com emenda parlamentar do deputado federal Nivaldo Albuquerque. E vai receber, por conta disso, R$ 500 mil em ajuda financeira.

Rede

Heloísa Helena, ex-senadora e ex-vereadora, volta a reunir, neste sábado, a Fundação Rede Brasil Sustentável para mais um seminário destinado a discutir pacto federativo e municipalismo. O evento se realizará no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, das 9 às 12 e das 14 às 17h, transmitido em www.fundacaoredebrasilsustentavel.org.

Agenda

Encerra-se neste sábado o Primeiro Seminário de Formação Sindical MPT- Centrais Sindicais. De manhã haverá um painel sobre a Reforma Trabalhista, com Sérgio Leite, Humberto Barbosa e Cássio Araújo; à tarde, ocorre o painel Planejamento Sindical, com Izac Jackson, Antonio Ferreira de Lima Neto e Alba Correia.

Garantia

A Estação de Tratamento de Água de Palmeira dos Índios passa por obras, por conta de investimento de R$ 3.077.163,20, da Casal e do Governo do Estado. “Além de garantir mais água para Palmeira dos Índios, a ETA estará totalmente adequada às normas ambientais”, garante Clécio Falcão, presidente da Casal.

Opinião

Site “Migalhas”, sobre o impasse no PSDB: “O tucanato está numa encruzilhada: de um lado Tasso e a sobrevivência do partido, de outro uma cachoeira de problemas. Talvez opte pela opção Pindamonhangaba, que é, em verdade, um muro, lugar que bem acomoda todos e que foi o responsável por se chegar a este ponto.”

* O maior festival de teatro de bonecos da América Latina trará pela primeira vez a Maceió companhias de sete países, com o Sesi Bonecos. O evento será da próxima 2ª feira, 27, a 3 de dezembro, no Teatro Deodoro e no Estacionamento do Jaraguá.

* A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió promove no final de semana mais uma ação para viabilizar testes rápidos à população. Sábado, 8 às 12 horas, na Associação dos Moradores do Prado; domingo, no mesmo horário, na comunidade do Ouricuri.

* O Procon Maceió realiza, de 2ª feira, 27, a 30 de novembro, das 8 às 14 horas, mutirão para os consumidores  que estão com o nome negativado. A ação ocorrerá no Núcleo Procon Maceió Cesmac, localizado na Rua Íris Alagoense, no bairro do Farol.

* O Parque Municipal de Maceió promove, neste sábado, ação sobre a arte da falcoaria com aves de rapina. A programação, das 14 às 16 horas, é em parceria entre a prefeitura de Maceió e a Associação Nordeste de Falcoaria e os grupos Falcoeiras BR e WWG.

*A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas realiza neste sábado o 2º Workshop de Foto e Vídeo voltado para o Jornalismo. A partir das 8 horas, no Auditório Lauthenay Perdigão, no primeiro piso do Estádio Rei Pelé.

*O programa “Aplauso” deste final de semana aborda a carreira do cantor Agnaldo Rayol, que também atuou na TV e no cinema. No sábado, das 15 às 17 horas, na Rádio Difusora AM; no domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Rádio Educativa FM.

*Neste sábado, o CRB está na vitrine do futebol brasileiro. Pega o América, 16h30m, em Belo Horizonte. Se o time mineiro vencer ou empatar será campeão da Série B. Se o CRB ganhar, o campeão será o Inter RS, desde que ganhe do Guarani SP, em casa.

“Espero mesmo que o Brasil comece a sair da crise em 2018 sem penalizar os mais pobres”

Renan Calheiros Filho

Governador de Alagoas