Edmilson Teixeira

24 de novembro de 2017

Prefeitos

Prefeitos alagoanos vão ter um aditivo financeiro nos cofre de suas Prefeituras, depois da pressão que o presidente Michel Temer sofreu na quarta-feira em Brasília, com um manifesto nacional promovida pela Confederação dos Municípios na porta do Planalto. Trata-se do Auxílio Financeiro Municipal (AFM) que vai disponibilizar dois bilhões de reais até o mês que vem. Na verdade esse valor é a metade do que a categoria exigia, mas com certeza dará um fôlego aos mais de 5 mil municípios do pais que estão agonizando com pouco dinheiro neste final de ano.

Canapi

Entre uma série de medidas que o prefeito de Canapi, Vinícius Lima vem adotando para colocar a casa em ordem, está à situação do Iprev, o Instituto de Previdência municipal. O gestor pegou o órgão abarrotado de problemas, sobretudo com um enorme desfalque na movimentação financeira. Mas a bronca está sendo atribuída ao ex-prefeito Celso Luiz; ele que por outros motivos de sua administração se encontra encarcerado em Maceió há vários meses.

Canapi II

“É um absurdo que os direitos dos trabalhadores não sejam levados a sério. Na nossa gestão, estamos lutando muito para que os serviços sejam prestados com responsabilidade e transparência. Resgatar o Iprev/Canapi é uma questão de honra”, diz Vinícius.

Delmiro

Em Delmiro Gouveia, a coisa não anda boa para o Padre Eraldo (PSD) o religioso que pendurou a batina, a fim de garantir milagres à frente da Prefeitura. Mas, ao que se sabe; sua administração nesses pouco mais de 11 meses de Governo, está um verdadeiro caos; sobretudo pela falta de experiência e habilidade na busca de apoio político. Até seu braço direito, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB) que no ano passado abraçou de corpo e alma a sua candidatura, ao que parece agora levou uma grande rasteira.

 Efeito

O desastre administrativo do Padre  Eraldo, fortalece o nome do ex-prefeito Lula Cabeleira, tido como um grande carismático na região. Lula é apontado pelo PMDB para sair candidato a deputado federal em 2018, por iniciativa do senador Renan Calheiros. Nesse jogo também entra o nome da ex-deputada Ziane Costa (filha de Lula) na busca de uma vaga na Assembleia Legislativa.  

 Capela

O clima festivo pela conquista nacional do CSA no mês passado, ao ser campeão da Série C, apesar de já um bom tempo, tem continuidade neste sábado em Capela. É que torcedores do Azulão organizaram uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. A concentração será a partir das 11h nas proximidades do Estádio Manoel Moreira. O foco do evento será o desfile da Taça em cima de um trio elétrico.

 Água

 

Município de Delmiro Gouveia foi beneficiado ontem, com a entrega de nove poços artesianos. A ação promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) fez parte da abertura da 8ª edição do Programa Governo Presente. Os poços foram instalados em assentamentos e povoados da região. A Semarh já contabiliza 72 poços perfurados no Sertão.

Mapa

Dados atualizados do mapeamento hídrico da Semarh mostram que 11 poços foram perfurados nos municípios de Olho d´Água do Casado; 9 em Piranhas; 10 em Delmiro Gouveia; 2 em Pariconha; 7 em Água Branca; 10 em Inhapi; 11 em Canapi; e 12 em Mata Grande.

Ensino público

Um levantamento inédito apresenta um mapeamento de escolas públicas com bons resultados no Brasil, em três categorias: Excelência com Equidade, Destaque Regional e Bom Percurso. A primeira categoria aponta escolas de bom nível de desempenho nas avaliações externas, enquanto a segunda traz as escolas que estão avançando, mas ainda não estão num patamar alto, e já a terceira categoria destaca as melhores escolas por microrregião e que atingem no mínimo o patamar nacional nos indicadores de aprendizagem.

Ensino – Alagoas

No âmbito de Alagoas, sobre o levantamento, na primeira etapa do Ensino Fundamental, três escolas da rede municipal receberam o selo “Bom Percurso”, sendo elas a Santa Sofia e a São Rafael, ambas de Coruripe, e a Manoel Lourenço da Silva, de Teotônio Vilela. Também na primeira etapa, a Escola José Bernardino, de Jequiá da Praia, recebeu o selo “Excelência com Equidade”. Além dessas escolas, foram listadas também instituições que se destacaram em comparação às outras de suas microrregiões.

Curso

Os municípios alagoanos estão tendo a oportunidade por meio de um curso, de conhecer os procedimentos para não mergulhar na lista negra do Cauc. É que a AMA viabilizou um evento que começou ontem e termina nesta sexta em sua sede, onde o renomado especialista no assunto, Murilo Bastos é quem está abordando todos os ângulos da coisa.

Curso II

O professor Murilo Bastos que já capacitou mais de 7.000 servidores  diz que a intenção é oferecer conhecimento sobre  12 dos 22 requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal que precisam ser obedecidos para que os municípios não caiam na malha do CAUC e possam captar recursos a fundo perdidos ou realizar operações de crédito.