Flávio Gomes

22 de novembro de 2017

Lava Jato em risco

Por Paulo Vieira para Revista PODER: “Autora do pedido que levou ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e voz mais estridente daquele processo, a advogada paulistana e professora de Direito penal da Faculdade de Direito da USP Janaina Paschoal não está satisfeita com o que vê acontecer em Brasília. Para ela, há um movimento claro no sentido de parar a Operação Lava Jato e, com isso, o processo que chama de ‘depuração do país’. Acha que Michel Temer deve ser afastado da Presidência e considera ‘a maior vergonha da Justiça brasileira’ o julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE, cujo desfecho teve o condão de manter no cargo o vice tornado presidente. Diz não se engajar pela queda de Temer com a energia que dispensou à de Dilma por já haver um pedido nesse sentido assinado pela OAB, algo que não ocorreu em 2016. ‘Não consigo ver o Temer como alguém anti-Lula, e, com tudo o que veio à tona em relação ao Aécio, também não o vejo [nesse papel]. Acho que o povo brasileiro tem de tomar a frente do processo. Se fez coisa errada, tem de ter reação’… ‘Querem matar a Lava Jato. Vejo o ministro Gilmar [Mendes, do STF] como líder desse movimento, até pela personalidade dele.’ Por falar em STF, considerou ‘triste’ o voto da ministra Cármen Lúcia, presidente do tribunal, que por fim decidiu que a última palavra na hora de afastar parlamentares deveria ser mesmo do Parlamento. ‘Ela teria de mostrar mais força, maior comprometimento com o processo de depuração do país’.”

Diferença

Para Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e Álcool de Alagoas, há uma explicação para o fato de algumas usinas alagoanas estarem em dificuldades no Estado e se dando bem no Centro-Sul. “A seca que castigou Alagoas nos último anos”, disse ele ao programa “Conjuntura”, na TV Mar.

Benefício

Governador Renan Filho, sobre o decreto desonerando o ICMS na saída do melaço de cana produzido pelas usinas alagoanas: “Desonerar essa produção significa, sobretudo, garantir mais competitividade a uma indústria que renasce. Com a redução do ICMS, a gente visa equilibrar um pouco a variação no preço do melaço.”

Defesa

Senador Benedito de Lira (PP/AL), relator do projeto de legalização dos cassinos no Brasil: “Os jogos sempre fizeram parte do imaginário da civilização. Encontram-se na origem da cultura. O período de proibição do jogo no Brasil, por 75 anos, acabou por rotular equivocadamente esta atividade como uma questão de moral.”

Cobrança

Uma delegação da Associação dos Municípios Alagoanos estará hoje em Brasília, por convocação da Confederação Nacional de Municípios. Prefeitos de todo o Brasil farão mobilização, visando, principalmente, auxílio financeiro através de repasse emergencial R$ 4 bilhões. Há queixa geral sobre dificuldades de caixa.

Boas novas

O Marco Referencial que está sendo implantado na Ponta Verde será entregue em agosto do próximo ano. Em março, será dada ordem de serviço para o Mercado das Alagoas, em Jaraguá, antigo armazém de açúcar, em Jaraguá, com seis restaurantes, bares, um centro de artesanato e um amplo espaço para hortifrutis.

Evasão

Repete-se este ano o que vem ocorrendo há algum tempo: estudantes fazem o Enem só por fazer, sem ambição de aprovação, pois pretendem mesmo é um curso em faculdade particular. Tudo por conta das constantes greves na Ufal. Em Direito, por exemplo, os mais abastados estão buscando a Mackenzie, em São Paulo.

Discurso

Do governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, pré-candidato à Presidência da República: “O Brasil é um país vocacionado para o crescimento. Vamos preparar um grande projeto para o Brasil e não existe um grande projeto sem que o Nordeste esteja no centro. Quero ser candidato não para derrotar A ou B, mas para mudar o Brasil”.

* O Conselho Nacional de Justiça concedeu o Selo Ouro Justiça em Números ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. A premiação reconhece o investimento na gestão da informação e o cumprimento de normas de transparência no tribunal.

* Pelo segundo ano consecutivo, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) também recebeu do CNJ o prêmio Selo Ouro Justiça em Números, pela gestão de informações administrativas e processuais, além da prestação jurisdicional.

*Encerra-se hoje, no auditório da OAB, em Jacarecica, o 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para municípios de Alagoas. Em Arapiraca, reuniram-se 45 gestores municipais; em Maceió, se reunirão gestores de 18 municípios.

*O mutirão Fecomércio/Caixa Econômica Federal, em parceria com os Sindilojas Arapiraca e Palmeira dos Índios, encerra hoje as suas atividades, para inadimplentes há um ano. Há descontos especiais para Pessoas Físicas e Jurídicas. Das 9 às 16 horas.

*Acontece hoje, em Piranhas, a terceira apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas, pelo projeto “Concertos Para a Primavera”. A exibição abre a programação cultural do 8º Governo Presente, em palco montado no centro histórico da cidade.

*Para orientar na superação de dificuldades visuais, a oftalmologista Alline Ramos, referência em Síndrome de Irlen em Alagoas, comanda hoje o workshop “Luz, Cor e Visão”, na Casacor Alagoas. Às 19 horas, no Parque Shopping Maceió.

*CRB e CSA terão um ano de atividades semelhantes em 2018: Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B. Há muitos anos não havia uma igualdade assim entre os dois principais clubes de futebol de Alagoas.

“Povo não tem que pagar Imposto de Renda sobre salário”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex presidente da República, sem explicar porque, nos seus oito anos de gestão, não acabou com o que considera injustiça