Edmilson Teixeira

22 de novembro de 2017

Girau do Ponciano

Prefeito David Barros (PTB) disse que em Girau do Ponciano a Eletrobras está  alavancando a construção de uma nova subestação. Com capacidade de 12,5 MVA, o investimento de mais de R$ 15 milhões trará mais confiabilidade e segurança no fornecimento de energia de Girau e dos municípios de Lagoa da Canoa, Feira Grande, Traipu, Campo Grande e Arapiraca. O investimento inclui a ampliação de uma das subestações de Arapiraca e a construção de 21 km de uma nova linha de distribuição de alta tensão até Girau do Ponciano.

Dimensão

A Eletrobras irá construir também quatro redes de alimentação em média tensão derivadas da nova subestação para atender os municípios circunvizinhos. São 29 km do novo empreendimento que irá reforçar o fornecimento de energia das localidades.
Com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2018, as obras mobilizarão mais de 100 colaboradores da Distribuidora que trabalharão paralelamente nos empreendimento.

Coruripe

A Eletrobras também marca presença em Coruripe. Lá a empresa  investirá R$ 13 milhões na construção de nova subestação  com capacidade de 10 MVA. As obras já começaram e tem como objetivo melhorar o fornecimento de energia para a região e atender à crescente demanda, principalmente impulsionada pelo desenvolvimento turístico do litoral Sul de Alagoas.

Capela

Na manhã de ontem, o prefeito Adelminho Calheiros (PMDB) participou do lançamento do Programa de Cestas Nutricionais e Básicas. O evento ocorreu no Palácio do Governo. Disse que o novo programa irá beneficiar gestantes, nutrizes e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Tudo isto representa mais uma grande realização do Governo do Estado para com os municípios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social”.

União dos Palmares

 Em meio ao feriado da “Consciência Negra” ocorrido com mais ênfase  na cidade de União dos Palmares, foi que o governador Renan Filho inaugurou cerca de 20 km  de pavimentação asfáltica nas principais ruas palmarinas. Na oportunidade assinou a ordem de serviço de implantação do acesso à Serra da Barriga, que tem 7,4 km de estrada.

Outros

Renan Filho garantiu ainda a reforma da Rodoviária de União dos Palmares, implantação da estrada de acesso ao Vale da Pelada, interligando as BRs 101 a 104, até Joaquim Gomes; além da rodovia que integrará os vales do Mundaú e Paraíba. E salientou ainda a construção do Hospital Regional da Mata, em União, cujo edital de licitação já foi lançado.

Carneiros

No município de Carneiros, alto sertão alagoano a comunidade do sítio Rumo da Beleza foi contemplada com o sistema simplificado de abastecimento de água. Esse serviço que tem a participação direta do estado por meio do Governo Federal visa atender comunidades rurais com escassez de água e tem o objetivo de minimizar ou solucionar o problema de abastecimento na região.

Modelo

O sistema consiste em captar a água a partir de um manancial subterrâneo ou superficial como um poço ou um açude e distribuir essa água por meio de uma rede adutora levando-a até as habitações ou chafarizes implantados em pontos de fácil acesso à comunidade.

Marechal Deodoro

A histórica cidade de Marechal inicia nesta quarta-feira, a sua VIII Festa Literária, vai até o sábado que se aproxima. Este ano o evento homenageia o filho ilustre da cidade, Tavares Bastos, que foi advogado, jornalista, político e escritor.

Enfrentamento

Um resumido grupo de prefeitos alagoanos se encontra em Brasília, mendigando ajuda do governo federal, sobretudo para fechar o ano pagando o 13º salário para os servidores efetivados. Este ano, o movimento municipalista conquistou  1% extra do FPM, uma parte foi paga em julho e o restante no próximo mês. Agora, urge a necessidade dos novos recursos para custeio das necessidades básicas da população e funcionamento das administrações municipais.

Peregrinação

Além de terem participado da sessão de ontem do Congresso Nacional, os prefeitos de Alagoas também estão visitando todos os parlamentares da bancada entregando pessoalmente as reivindicações e pedindo apoio para a campanha que tem como objetivo não deixar os municípios afundarem. O dia de hoje, promete ser de muita manifestação, pois os prefeitos de toda parte do país, vão se concentrar em frente ao Congresso Nacional, como forma de protesto.

Fisco

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) programou uma série de atividades no interior do estado durante este mês. A iniciativa acontece para apresentar a oportunidade única de adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Profis) 2017 aos contribuintes, no intuito de esclarecer sobre suas vantagens e procedimentos a serem executados.