Flávio Gomes

18 de novembro de 2017

Reforma política pelo voto

Claudio Lamachia, presidente da OAB: “A ‘reforma política’ aprovada no Congresso só reforça a grande distância entre a população e a classe política. O fundo público de custeio de campanhas políticas é uma afronta ao bom senso. Não é compatível com a realidade do país destinar R$ 1,7 bilhão para as campanhas, enquanto faltam recursos para investimento em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança. Faria bem ao país se o financiamento de campanhas fosse feito por pessoas físicas interessadas em apoiar as ideias dos candidatos. Impor isso a todo cidadão só reforça que a classe política perdeu o respaldo da população. Condenável também a atitude do Senado e da sua Comissão de Ética de arquivar o processo contra o senador Aécio Neves. É contraditório que não haja qualquer apuração, especialmente num momento em que alguns dos maiores empresários e políticos do país ou estão presos, ou prestando contas à Justiça. No Rio de Janeiro, há dois ex-governadores presos, e os dois últimos presidentes da República, Dilma Rousseff e Lula, respondem a processo judicial. Isso sem falar nas duas denúncias contra Michel Temer, que foram arquivadas após ampla liberação de emendas parlamentares. Precisamos questionar a escassez de bons exemplos entre os ocupantes das altas esferas de poder. Esse vácuo agrava a crise, perpetua um temerário estado de ressentimento social, dificulta a busca por soluções e ajuda a difundir os efeitos deseducativos da corrupção.”

Egoísmo

O Estado anuncia para até 20 de dezembro o pagamento do 13º salário dos servidores públicos. O dinheiro está disponível, segundo a Secretaria da Fazenda, mas entidades ligadas ao Comércio foram contra a antecipação do pagamento. Temem que liberado mais cedo o dinheiro seja utilizado fora de Alagoas.

Revoada

Rui Palmeira se elegeu presidente do PSDB/AL, no dia seguinte viajou à Europa, cumprir agenda oficial, e só volta na próxima semana. Anteontem seu partido perdeu dois prefeitos para o PMDB dos Renans Calheiros: Henrique Vilela (Porto de Pedras) e Paula Santa Rosa (Belém). Agora, dos 17 eleitos em 2016 só restam 11.

À reeleição

Do senador Benedito de Lira (PP/AL) ao repórter Carlos Victor Costa, nesta Tribuna Independente: “Não tenho a menor perspectiva de sair como vice. Vice é uma composição política e a pessoa é convidada para ser dentro do contexto político. Mas, a minha experiência de vice já aconteceu. Tenho minhas coisas declaradas.”

Finalmente

Começa a chegar ao fim, a partir da próxima 2ª feira, antiga reivindicação dos setores cultural, étnico e turístico: o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde funcionou o Quilombo dos Palmares. O governador Renan Filho assinará a ordem de serviço da obra. Custo: R$ 7 milhões. Prazo: quatro meses.

Sustentabilidade

A Fundação Rede Brasil Sustentável, presidida por Heloísa Helena, ex-senadora, inicia hoje, por São Paulo, uma série de seminários para debater estratégias para um Brasil Sustentável. O evento acontecerá na Sala Crisantempo, na Vila Madalena, e terá transmissão ao vivo pela internet, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Serviço

A próxima 2ª feira, Dia da Consciência Negra, em Alagoas ocorre um “feriado meia boca”. A data é estabelecida por decreto como feriado estadual, mas apenas repartições públicas – federais, estaduais e municipais – não terão expediente. Na iniciativa privada a atividade é normal, à exceção dos bancos, que não funcionam.

Opinião

Josias de Souza, em seu blog: “Mario Henrique Simonsen costumava dizer: muitas vezes sai mais barato para o contribuinte pagar a propina e cancelar a obra. No caso da publicidade sobre a mexida na previdência, o governo deveria considerar a hipótese de pagar a comissão e esquecer a campanha cínica, inútil e desrespeitosa.”

*A Orquestra Filarmônica de Alagoas e o grupo Duofel se apresentam num concerto especial, com o show “The Beatles”, com exibições neste sábado e domingo, sempre às 20 horas, no Teatro Deodoro, festejando os 107 anos do teatro. Contato: 99381.6666.

*O Iate Clube Pajussara realiza neste sábado mais uma festa “Anos Dourados”, tendo como atração musical a orquestra Celebration. E participação especial de Christiane Vellasy. A festa é aberta a convidados, além dos sócios. Reserva de mesa: 3231.8877.

*O Orákulo Chopperia, na Praça Rayol, em Jaraguá recebe neste sábado, a partir das 20 horas, a terceira edição do Esquenta dos Seresteiros da Pitanguinha. O repertório do show inclui sucessos nacionais e internacionais. Informações: 3235.5301.

*Neste sábado acontece o 1 Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes, da Ufal. Atrações: Ronni Kot Wenzell, da Dinamarca; Desvio Duo, com Rafael Alberto, de Minas, e Leonardo Gorosito, do Paraná; e Duo Repercuti, de Pernambuco.

*A Prefeitura de Maceió festeja o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. Neste final de semana ocorre o Encontro de Maracatu do Baque Virado, na Praça Multieventos, das 8 às 21 horas, no sábado e no domingo.

*O Praêro Beach Club, na Barra de São Miguel, promove neste domingo o “Sarau do Eva”, a partir do meio-dia. Abertura com PV Mello e Thiago Vasconcelos e, no final da tarde, apresentação da Banda Eva. O evento comemora os cinco anos do Praêro.

* O gramado do Trapichão tem sido utilizado para “peladas”. Como neste sábado, de manhã, quando haverá torneio entre times de advogados, apesar de importante jogo pelo Campeonato Brasileiro da Série B, às 16h30m, entre CRB e Paraná Clube.

“Não precisa me pagar, faço por amor”

Adriano Imperador

Jogador de futebol, se oferecendo para voltar ao Flamengo