Roberto Baia

18 de novembro de 2017

Foi aprovado

A Assembleia Legislativa aprovou em regime de urgência, a indicação nº 281/2017 da deputada estadual Thaise Guedes (PMDB), que requer do governo do estado o levantamento dos alunos diabéticos, hipoglicêmicos (redução do nível de açúcar no sangue) e celíacos (alergia ao glúten), matriculados nas escolas públicas de Alagoas, a fim de fornecer uma merenda diferenciada que se enquadre nas necessidades de cada estudante.

É uma doença

“Segundo estatísticas, a diabetes é uma doença, com um número cada vez maior de diagnósticos ao ano. A hipoglicemia pode ocorrer tanto em indivíduos saudáveis, como em diabéticos, embora seja mais comum na diabetes descompensada. Já a doença celíaca, infelizmente, tem se tornando comum nos dias de hoje. Para muitas crianças, a merenda escolar servida, é uma das principais refeições do dia, e é dever do Estado zelar pela saúde da população, disponibilizando, por exemplo, uma alimentação diferenciada de acordo com as condições de cada um”, defende a parlamentar.

Cardápio diferenciado

A indicação prevê que após o levantamento do governo, seja implantando um projeto para o fornecimento do cardápio diferenciado.  “Estas doenças são de fácil controle desde que observadas a tempo e adequadas a uma dieta especial. O cardápio diferenciado visa garantir a segurança alimentar e nutricional de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica ou que se encontram em vulnerabilidade social. O emprego da alimentação saudável e adequada, refletirá no crescimento e no desenvolvimento dessas crianças, além de contribuir para um melhor rendimento escolar”, concluiu Thaise Guedes.

Fim do lixão

A prefeitura de Olho D´água Grande garantiu, ontem, um importante passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos. Em um ato realizado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o município encerrou as atividades do lixão.  “De acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios de todo o Brasil são obrigados a acabar com os lixões a céu aberto. E, para dar cumprimento a esta Lei, tomamos todas as medidas necessárias para destinação do lixo produzido no município, para o aterro sanitário localizado em Craíbas. Com essa iniciativa – em um trabalho conjunto da nossa equipe, Câmara de Vereadores e Governo do Estado, estamos protegendo os impactos ambientais e a saúde da população”, destacou o prefeito, Zé Adelson.

Adesão ao projeto

Na solenidade que contou com a presença do secretário estadual, Alexandre Ayres, do secretário municipal do meio ambiente, Alison Lóz, do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, além de representantes dos órgãos e secretários municipais, o gestor também assinou a adesão ao projeto ‘Alagoas Mais Verde’ que tem como meta promover o plantio de três mil mudas de árvores em cada município. “É muito mais do que plantar árvore, estamos plantando a sustentabilidade. Essa iniciativa vai trazer mais qualidade para o ar que respiramos e, consequentemente, melhorar o clima nas ruas de Olho D´água Grande”, destacou o prefeito.

 

Esforço financeiro

O secretário Alison Lóz, explicou que foi feito todo um esforço financeiro para extinguir o lixão do município, e, assim, a cidade passasse a ser um exemplo de responsabilidade ambiental e cumprisse com o que determina a Lei.

Destino correto

“Nossa cidade produz cerca de 3 toneladas de lixo por dia, então, para o prefeito Zé Adelson e toda nossa equipe, o objetivo principal é que fosse dado um destino correto para os resíduos sólidos da população – deixando de poluir, contaminar e degradar a natureza local. Além disso, em breve iniciaremos uma campanha para implantar a coleta seletiva, e iremos adquirir um caminhão compactador para otimizar os serviços da limpeza pública”, concluiu.

União dos Palmares

Com Ascom – O diretor do Campus V – União dos Palmares da Universidade Estadual de Alagoas Reinaldo Sousa anunciou, na última sexta-feira (10), na sessão plenária do Conselho Superior da instituição, que serão ofertadas vagas para o curso de Pedagogia, recém-criado na unidade.

Inicio do curso

O início do curso está previsto, segundo o diretor, para o segundo semestre de 2018, mas os alunos interessados já farão a opção para ingresso agora, através do Sistema de Seleção Unificado (SISU), com a nota do ENEM 2017.

Conselho superior

De acordo com o professor Reinaldo Sousa, esta era uma solicitação antiga da comunidade local, mas que só agora pode ser atendida. “A criação curso de pedagogia no Campus V foi aprovada pelo Conselho Superior da Uneal há alguns anos e aguardava somente um momento mais oportuno para a oferta – aprovada, este ano, por unanimidade, pelo conselho de Campus”, explicou.

… Silêncio – Após o assassinato do vereador Adelmo Rodrigues de Mello, o Neguinho Boiadeiro, ocorrido na cidade de Batalha, e quando houveram acusações no calor do momento, uma semana depois não se escuta mais nada. Tanto a família quanto os responsáveis pelas investigações, aguardam na discrição a elucidação desse crime.

… O silêncio se pronuncia. O pedido é sempre para que se aguarde o desenrolar das investigações, para, então, Boiadeiros, Polícia e Ministério Público Estadual conheçam o resultado no final do inquérito.

… Uma semana depois, foi comovente a celebração da missa pela passagem do sétimo dia do falecimento de Adelmo Rodrigues de Melo, o Neguinho Boiadeiro, morto na cidade onde era vereador, em  Batalha.