Edmilson Teixeira

15 de novembro de 2017

O show já terminou!

Atento as farras com dinheiro público, onde muitos prefeitos têm tirado proveito nas contratações de shows musicais, é que o deputado Gilvan Barros (PMDB) entrou na jogada. É que de sua autoria, tramita na Assembleia  projeto de lei  que regulamenta a colocação de placas informativas em todos os shows realizados, descriminando obrigatoriamente, o nome de cada atração contratada e o respectivo valor; o nome da empresa responsável pela estrutura de palco e o valor; o nome da empresa responsável pelo equipamento de som e o valor; e a origem dos recursos para a contratação.

Punição

A placa com estas informações deverá ser colocada em local visível, constando, no mínimo, três metros de largura por dois metros de altura, durante todo o período de realização do evento. Os responsáveis pelo evento que descumprirem o disposto nesta lei ficarão sujeitos as seguintes penalidades: advertência, quando da primeira autuação da infração; e multa, quando da segunda autuação, que será fixada entre R$ 1.000,00 e 10.000,00 a depender do porte do estabelecimento, tendo seu valor atualizado pelo IPCA ou por qualquer outro índice que venha a substituí-lo.

Argumento

De acordo com o deputado Gilvan Barros é fundamental que exista maior transparência sobre os gastos destes eventos, colocação esta ainda mais importante quando há inserção de recursos públicos na contratação. “Com essa medida procura-se não só prestar maior transparência a utilização dos valores advindos do poder público, mas também conscientizar a população das quantias gastas com a realização destes eventos” destacou.

Investimento

A Codevasf  está investindo em cerca de sete quilômetros de estrada, num trecho vicinal que liga o povoado Mata Limpa  até a cidade de Lagoa da Canoa e à rodovia estadual AL-115. Segundo a companhia, essa obra receberá cerca de R$ 4 milhões em investimentos, cuja  ordem de serviço para início  da pavimentação asfáltica foi assinada nesta terça-feira.

Argumento

Segundo o superintendente regional da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo, os investimentos vão melhorar a estrutura de transportes. “Esses investimentos permitirão o escoamento da produção agrícola e agropecuária e o melhor trânsito da população entre a sede do município e o povoado, proporcionado melhor qualidade de vida e estruturação do desenvolvimento regional de Lagoa da Canoa. Quem ganha é o canoense, que após a conclusão da obra, poderá transitar com maior segurança”, destacou.

Satisfação

A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, comemorou os investimentos da Codevasf. “É uma obra sonhada pela comunidade. O povoado de Mata Limpa é o maior que nós temos. Fora ele, a obra contempla vários outros povoados na região. Hoje a gente fica feliz pela população, pelo escoamento da produção. Vai ajudar a desenvolver mais ainda Mata Limpa”, disse.

Arapiraca / Palmeira

De segunda a quarta da  próxima semana, as cidade de Arapiraca e Palmeira dos Índios terão a oportunidade de receber uma grande mobilização por parte da  Fecomércio. É que junto com a Caixa Econômica, o órgão articular promover um grande mutirão, a fim atender pendências de dívidas existentes entre os consumidores daquelas cidades. Em Maceió, por exemplo, em apenas cinco dias, segundo a Fecomércio,11 mil pessoas foram atendidas justamente com essa finalidade.

Chã Preta

“Em Chã Preta, a Agricultura Familiar vem ganhando força graças uma parceria do município com o Governo do Estado”. A revelação é do secretário municipal Ari Vasconcelos, otimista pela receptividade que teve com o secretário estadual Antônio Santiago. “A parceria consiste na assistência técnica no cultivo da mandioca; além da ampliação no plantio de hortaliças e suporte para garantir investimentos na plantação de batata doce e inhame”, disse, revelando que a prefeita Rita Tenório está viabilizando terras arrendadas para atender cerca de 100 agricultores.

Penedo

O “Folia na XV”  tradicional evento festivo de Penedo está completando nesta quarta-feira, 10 anos. Para comemorar essa passagem e também a Proclamação da República os organizadores estão anunciando uma bonita festa; sobretudo com muito frevo, pagode e manifestações culturais. O evento terá início às 10 horas, com a posse do artesão Cícero Tadeu Gomes Lyra, o Tadeu dos Bonecos, como presidente da Liga Carnavalesca de Penedo Jorge da Batucada (Licarpe). A solenidade acontecerá na Padaria do Birunga.

Jato d’água

Depois de percorrer as principais ruas do bairro, o “Frevo da XV” seguirá para a Rua XV de Novembro para que a programação siga com brincadeiras com as crianças e manifestações culturais. Às 17h30min haverá uma salva de fogos e posteriormente sorteio de brindes e homenagens a antigos moradores do logradouro que é um dos mais antigos da cidade ribeirinha.  Deyvinho e banda farão um show com grandes sucessos do pagode e da MPB no palco oficial do evento que já é uma tradição em Penedo.
Colônia Leopoldina

O clima administrativo em Colônia não anda muito bom para o prefeito Manuilson Andrade. Na Educação, professores fizeram um manifesto na última sexta, cobrando salários atrasados e até melhorias em seus vencimentos. Durante o ato público, uma das professoras disse que a categoria se sente constrangida. “Infelizmente, este é o retrato de Colônia Leopoldina”, desabafou.

Flexeiras

Centenas de pessoas estão sendo esperadas na manhã desta quarta-feira na pacata cidade de Flexeiras, para o tradicional Encontro dos Vaqueiros. O evento que se mistura com uma grande cavalgada, entra para a sua 6ª edição. A iniciativa é do vereador Márcio Cavalcante que este ano obteve apoio da Prefeitura, a fim de temperar ainda mais o  ambiente da festa, sobretudo num clima de maior alegria e felicidade entre todos.