Flávio Gomes

15 de novembro de 2017

Hora de conter extremismos

Ney Lopes, jornalista e ex-deputado federal; “A proibição de propaganda eleitoral antecipada tem sido prevista nas legislações e regulamentações editadas no país. Todavia, historicamente não é cumprida à risca. Existe certa leniência, em relação à matéria. Por exemplo, o TSE não considera propaganda eleitoral antecipada se não houver pedido explícito de voto, menção a uma pretensa candidatura, e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos. Percebe-se que o princípio é altamente subjetivo e a sua aplicação destoa de um para outro caso julgado. Salvo alterações, a propaganda eleitoral estará liberada a partir do dia 16 de agosto de 2018 e termina no dia 6 de outubro, na véspera da eleição, em primeiro turno. Teoricamente, a propaganda antecipada, quando exorbitante – seja quantitativa ou qualitativamente – configura abuso de poder econômico às vezes associado ao uso indevido dos meios de comunicação, conforme dispõe o artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar nº 64/90. Esse contexto leva à cassação do registro ou do diploma, além de inelegibilidade pelo período de oito anos. Mesmo com a rigidez legal citada, a justiça eleitoral não tem precedentes de punição rigorosa nesses casos. Em razão do tumulto atual da vida nacional, ninguém sabe como o TSE julgará os casos de Lula e Bolsonaro. Poderá aproveitar as circunstâncias do momento para decidir ‘exemplarmente’.”

Risco

Numa situação hipotética de Benedito de Lira e o PP se aliarem ao PMDB Rui Palmeira entraria na campanha de governador sem apoio da prefeitura nem do governo estadual, que apoiariam as reeleições dos Renans, pai e filho. As chances do PSDB em termos majoritários seriam mínimas, praticamente nulas nesse caso.

Argumento

Prefeito Rui Palmeira sobre sua presença, esta semana, em Barcelona, Espanha, no Congresso Cidades Inteligentes: “É um momento importantíssimo para debatermos e mostramos como Maceió tem crescido se tornado referência no Brasil em serviços e o quanto crescemos com a administração pública no nosso município”.

Futebol & política

Domingo Téo Vilela usou uma camisa do CSA na sua costumeira caminhada pela orla marítima de Maceió. “Sempre fui torcedor do CSA”, dizia o ex-governador aos que o saudavam. Sobre política, revelava que, assim como FHC, se empenha para que Geraldo Alckmim seja o candidato do PSDB à Presidência da República.

Mais um

Marco Fireman, atual secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, foi indicado pelo deputado federal Arthur Lira (PP/AL) para Ministro das Cidades, em lugar de Bruno Araújo. Seria o quarto alagoano a integrar o atual ministério de Michel Temer. A informação é do jornalista Bernardino Souto Maior.

Batalha

Até que o deputado federal Ronaldo Lessa, presidente estadual do partido, não está lá muito empenhado. Mas boa parte do PDT alagoano trabalha para fazer de Israel Lessa um integrante do governo Renan Filho, por conta da aliança com o PMDB. Não existe, quanto a isso, exigência em relação a um cargo específico.

Pretensão

Quem fincou barraca na cidade de Paripueira foi Cícero Cavalcante, ex-prefeito de São Luiz do Quitunde e de Matriz do Camaragibe. Primeiro suplente de deputado estadual, ele este ano até comemorou seu aniversário na cidade que pretende dirigir, caso consiga ser eleito prefeito, em 2020, contra o grupo de Abraão Moura.

Opinião

Do presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, Telmo Lemos Filho, sobre a Lei Kandir: “A desoneração das exportações dos produtos primários e semielaborados tem trazido grande prejuízo aos Estados. A União tem que indenizar os Estados e municípios pelas perdas.”

*De hoje a domingo, com o apoio da Prefeitura de Maceió, o Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô promoverá o “Vamos Subir a Serra”. Na Praça Multieventos, das 8 às 22 horas, com palestras, feira de produtos afro e quilombola e outras ações.

*O artesanato quilombola alagoano será tema da nova oficina oferecida pelo Centro de Belas Artes de Alagoas, dando continuidade ao projeto Laboratório Vivo, da Secult. As aulas começam amanhã. Contato: sidcultural@hotmail.com ou 3315.7894.

*Profissionais de ortodontia e estudantes de odontologia participam hoje de ciclo de palestras, promovido pela UniNassau – Centro Universitário Maurício de Nassau. A partir as 8 horas, na unidade Farol, com o cirurgião-dentista Laurindo Furquim.

*A banda Freedom Songs fará show, amanhã, em homenagem ao poeta alagoano Jorge de Lima, dentro do projeto “Quinta no Arena”. “Reggae a Poesia, especial Jorge de Lima”, terá início às 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. Ingresso a R$ 20,00.

*No próximo sábado, 18, o Iate Clube Pajussara realiza a festa “Anos Dourados”, tendo como atração musical a orquestra Celebration. E participação especial de Christiane Vellasy. A festa é aberta a convidados, além dos sócios. Reserva de mesa: 3231.8877.

* Nos próximos sábado e domingo a Orquestra Filarmônica de Alagoas e o grupo Duofel se apresentam num concerto especial, com o show “The Beatles”, sempre às 20 horas, no Teatro Deodoro, festejando os 107 anos do teatro. Contato: 99381.6666.

*Hoje a festa pode ser do Corínthians. Se o clube paulista ganhar do Fluminense será mais uma vez campeão brasileiro, antecipadamente. Com colaboração da incompetência dos rivais, é bem verdade, mas com uma vantagem numérica inquestionável.

“Estou num processo de fortalecer a Caixa, mas sou soldado”

Gilberto Occhi

Presidência da Caixa Econômica Federal, admitindo ser de novo Ministro das Cidades