Roberto Baia

14 de novembro de 2017

Alagoanos na República

aldo rabelo 600x300 c - Alagoanos na República

Com a proximidade do feriado da Proclamação da República nesta quarta-feira e em comemoração aos 200 anos de Emancipação de Alagoas, o Governo de Alagoas trouxe a palestra “Os alagoanos na República”, com o jornalista alagoano, político e ex-ministro Aldo Rebelo.

Defesa nacional

O evento aconteceu ontem no Cine Arte Pajuçara, em Maceió. De acordo com a integrante da Comissão Mista dos 200 anos, Solange Viegas, grupo organizador de todas as ações alusivas às comemorações do bicentenário, a questão da defesa nacional e história da política contemporânea brasileira sempre foi à especialidade de Aldo Rebelo, natural de Viçosa.

Ouvir, Cantar e Ler

O projeto “Ouvir, Cantar e Ler”, envolvendo as 16 escolas da zona rural de São José da Laje, está envolvendo 600 crianças, que estão matriculadas nas escolas do campo e tiveram a oportunidade de participar desse importante projeto de incentivo à leitura.

Investimento na ETA

A Casal e o Governo do Estado investiram R$ 448 mil em melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Jacuípe, na Zona da Mata alagoana.

Iniciadas há três meses, as obras foram concluídas no final de outubro e estão em fase de testes. A solenidade de inauguração, ainda a ser definida, contará com a presença do governador Renan Filho.

Benfeitorias em Jacuípe

As benfeitorias na ETA – que possui capacidade de produção de água de 50m³/h – incluíram a implantação de novos flocodecantadores e a recuperação dos filtros já existentes. Ao todo, mais de quatro mil habitantes de Jacuípe serão beneficiados com água tratada.

Fim do lixão

Mais um lixão está encerrado em Alagoas. Com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a Prefeitura de Campo Alegre acabou de vez com as atividades do envio de resíduos para um local inapropriado.

Governo presente

O encerramento ocorreu no sábado, 11, e contou com representantes do Governo de Alagoas, através do IMA, e autoridades da gestão em Campo Alegre.

Lixo em Craíbas

A partir de agora, o município passa a encaminhar a produção de resíduos sólidos para a Central de Tratamento na cidade de Craíbas, localizada também na região Agreste.

Prazo estabelecido

No final de outubro, o Ministério Público Estadual estipulou o prazo de quatro meses para que todos os municípios alagoanos encerrem seus lixões e passem a destinar os resíduos de maneira correta.

Turismo de eventos

O prefeito Rogério Teófilo marcou presença na 5ª edição do Viva Motocross, evento que insere Arapiraca no calendário nacional dos esportes radicais. Durante todo o final de semana, o Viva Motocross agitou o Lago da Perucaba e atraiu milhares de espectadores, que tiveram a oportunidade de apreciar a habilidade de alguns dos melhores pilotos do Brasil e do mundo sobre duas rodas.

Viva Motocross

Com mais de 300 participantes, o evento contou com pilotos de vários estados e também pilotos internacionais, como o espanhol Sergio Fernandez, que elogiou a estrutura do evento montado em Arapiraca. “É um circuito travado e com obstáculos ideais para excelentes manobras. A organização do Viva Motocross está de parabéns”, frisou.

— O senador Benedito de Lira e o deputado federal, Artur Lira, anunciaram, nesta segunda-feira, mais recursos para serem investidos na saúde de Arapiraca.

— Serão mais de R$ 24 milhões para investimentos somente na área da saúde.

— A Prefeitura de Palmeira dos Índios já recuperou 245 quilômetros, dos 490 de estradas vicinais, dentro do Projeto Programa Estrada Melhor.

— O objetivo do Programa é facilitar o transporte de estudantes às escolas, a população aos postos e os produtores aos locais de comercialização de produtos agrícolas.