Flávio Gomes

14 de novembro de 2017

A ponderação de FHC

Trecho de pronunciamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a respeito das desavenças internas do seu PSDB: “Apelo ao bom senso e às responsabilidades nacionais dos líderes do partido para que busquem restabelecer a unidade. Tal coesão é requisito para enfrentarmos a próxima campanha eleitoral propondo as transformações pelas quais o país clama. Mais importante do que querelas internas ou do que eventual apego a posições, no partido ou no governo, é estarmos atentos ao clamor das ruas, como diz nosso manifesto de fundação. Para termos vez e voz na definição dos rumos do Brasil nas eleições de 2018 é preciso dar sinais claros de nossa própria mudança, criando canais mais amplos para participação dos filiados na escolha dos candidatos e modificando os estatutos para dar mais transparência e responsabilidade às decisões da Executiva do partido e definir regras que permitam a adoção de consulta direta aos filiados nas eleições posteriores a 2018. O apoio às reformas em curso no Congresso faz parte do que acreditamos e do que pregamos. Dentro ou fora do atual governo, este é um compromisso do PSDB. Na próxima campanha, tudo que pareça afastar-se das boas normas de conduta política será condenado, mormente no caso de um partido que se pretende transformador. Estamos jogando o futuro, não apenas os próximos meses.”

Impasse

Rui Palmeira vai ter de resolver uma questão relevante, para viabilizar sua candidatura ao governo. É que correligionários do PSDB, que ele preside, sentem que Benedito de Lira, forte aliado do PP, não quer o ex-governador Téo Vilela como seu concorrente ao Senado. Uma bronca e tanto, em fase de pré-candidatura.

Efeito

Se Rui não convencer Biu a aceitar Téo disputando uma das vagas ao Senado irá correr o risco da insatisfação do senador do PP. Que pode ter efeito imediato: o PP se aliar ao PMDB dos Renans Calheiros. Com a agravante de, renunciando ao cargo para disputar o governo, Rui entregar a prefeitura ao PP, com Marcelo Palmeira.

Prestígio

Outra demonstração do poder do PP com Temer: Adeílson Loureiro, ex-secretário da Saúde de Maceió, está sendo anunciado ministro interino da Saúde, em lugar de Ricardo Barros, que irá tirar licença para cirurgia. Seria o terceiro alagoano no atual ministério. Uma indicação do deputado federal Arthur Lira (PP/AL).

Possibilidade

Ao contrário do estardalhaço que ganhou manchetes no Brasil inteiro, o assassinato do vereador Neguinho Boiadeiro, presidente da Câmara de Batalha, pode ter um desfecho que nada liga a antiga desavença com a família Dantas. Uma hipótese que vem sendo comentada é a relação do crime com prática de agiotagem.

Agenda

Rafael Brito, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, tem hoje uma reunião de trabalho com os dirigentes do trade turístico, em café da manhã, às 8h30m, no Hotel Ponta Verde. A pauta prevê a discussão de demandas do setor, especialmente o planejamento para a temporada do próximo ano.

Agora, sim

O cineasta alagoano Carlos Diégues, o Cacá Diegues, será homenageado hoje pela Universidade Estadual de Alagoas, com o título de Doutor Honoris Causa. A solenidade será às 20 horas, no Teatro Deodoro. Uma unanimidade, bem ao contrário da concessão de idêntica honraria pela Uneal ao ex-presidente Lula.

Nova opção

Senador Cristovam Buarque (PPS/DF), ao anunciar licença de 120 dias para avaliar se será candidato à Presidência da República: “Creio que tenho condições de dizer como penso que o Brasil pode retomar coesão e definir um rumo para o seu futuro. Mas vou precisar convencer os militantes do meu partido e ouvir o povo.”

* Está fora de atividades, fazendo uma bateria de exames no Hospital Arthur Ramos, o cientista político Eduardo Magalhães, se preparando para cirurgia cardíaca no início de dezembro. Conta, em seu favor, com o apreço dos familiares e dos inúmeros amigos.

*Durante a cerimônia de premiação dos destinos mais vendidos do Hiper Feirão Flytour, que aconteceu em Canela, no Rio Grande do Sul, Maceió conquistou dois prêmios da operadora turística: Campeã de Vendas 2017 e Destaque de Vendas 2017.

*Os 50 alunos que tiveram aulas ao longo do ano no projeto Ballet Clássico a Serviço da Educação, parceria entre a Diteal e a bailarina Maria Emília Clark, apresentam hoje o espetáculo “Terra dos Diamantes”. Às 16 horas, no Teatro Deodoro. Entrada gratuita.

*Hoje na Casacor Alagoas (Shopping Parque): 16 às 20 horas – brinquedoteca; 19 horas – música ao vivo; 19 horas – Palestra “Gestão de tempo como ferramenta do aumento de produção nos escritórios de arquitetura”, com Rosa Padilha. Todos os eventos gratuitos.

* O restaurante Tasca Portuguesa abre espaço para a música a partir de hoje, às 20 horas, com o Duo Blues formado por Daniel Gontijo e Fred Holland.Todas as 6as e sábado haverá shows. Avenida Brasil, 950, Santo Eduardo.  Contato: 3027. 0492.

*A campanha Papai Noel dos Correios 2017, em Alagoas, já começou e pelo segundo ano consecutivo o escritório do Papai Noel dos Correios funciona no Maceió Shopping. No local, os voluntários podem fazer os cadastros, adotar cartinhas e doar presentes.

*O CRB jogou bem, merecia ganhar do Guarani, no sábado, mas nova falha individual resultou na derrota de 2×1. O clube, porém, só depende de si mesmo para permanecer na Série B. O desafio de hoje é ganhar do Goiás, às 20h30m, no Trapichão.

“Não cabe a Lula perdoar golpistas”

Ciro Gomes

Pré-candidato do PDT à Presidência da República, criticando a aliança do PT com setores do PMDB que atuaram pelo impeachment de Dilma Rousseff