Edmilson Teixeira

9 de novembro de 2017

Palmeira dos Índios, festa do Estadão!

A jornalista Grazi Duarte está  bastante gratificada por comemorar nesta quinta-feira, os quatro anos de existência de seu site de notícias Estadão Alagoas. Trata-se de um produto ousado, livre democraticamente, sobretudo com determinação de exercer o verdadeiro papel de um veículo de comunicação atento aos fatos jornalísticos não somente de Palmeira dos Índios, mas também do Brasil e do mundo, por meio de uma linguagem atrativa, dotada de um jornalismo exemplar. Na verdade; Palmeira dos Índios é quem ganha hoje, quando se registra mais uma passagem de aniversário desse site que não deixa de ser o grande  orgulho de seu povo.

Delmiro

Ontem, o prefeito de Delmiro, Padre Eraldo garantiu que vai aplicar 100% dos recursos do precatório do Fundef na educação. O anúncio foi feito durante a III Audiência Pública Regionalizada das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizada no Departamento Municipal de Juventude.

 Montante

“Vou aplicar 100% do recurso do precatório do Fundef na Educação  com planejamento e muita dedicação; pois não vai sair nenhum real para outro local” garantiu. Simplesmente o município de Delmiro Gouveia receberá o valor de R$ 56.774.228,04. Mas  o recurso encontra-se com bloqueio judicial e a expectativa é que esteja disponível para ser utilizado nos próximos meses.

Caminho

“Quando falo em educação, não é apenas a estrutura física das escolas que temos, mas sim em ofertar um ensino de qualidade para nossas crianças, além de valorizar os profissionais e os servidores da Educação de nossa cidade”, finalizou o prefeito de Delmiro.

Joaquim Gomes

Na segunda-feira, o pleno do TRE/AL  condenou por unanimidade, as contas de campanha do prefeito de Joaquim Gomes, Adriano Barros.Em questão, estavam as denúncias de supostas irregularidades cometidas pelo setor contábil, onde nos autos constavam inconsistências como pessoas no Cadastro de desempregados (CAGED), e no Programa Bolsa Família, doando valores e objetos para a campanha, como aluguel de imóveis.

 

Joaquim Gomes II

 

A ação foi impetrada pela coligação do candidato segundo colocado, Hélio Brandão, que constatou as supostas irregularidades e logo denunciaram à Justiça Eleitoral. A chapa de Adriano já havia perdido na primeira instância em fevereiro deste ano, onde o então juiz eleitoral, Lucas Dória, negou-lhe provimento, acatando as denúncias, inclusive com parecer do ministério público eleitoral, que recomendou a condenação da chapa. A defesa de Adriano vai recorrer no TSE.

 

Oportunidade

Entre os dias 23 e 24 deste mês, as prefeituras alagoanas vão ter a oportunidade de prestigiar um valioso curso técnico oferecido para a AMA. Trata-se de assunto ligado ao CAUC, onde o professor Murilo Bastos um dos grandes especialistas no assunto, é quem estará destrinchando  os detalhes. No Brasil, um dos impedimentos das gestões públicas para arrecadações de verbas federais é o CAUC – Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias – que é uma espécie de Serasa dos municípios.

Finalidade

O curso sobre o CAUC tem objetivo de possibilitar aos participantes atuarem na gestão convênios federais por meio do Portal de Convênios do Governo Federal – SICONV, viabilizando a compreensão do funcionamento do sistema e sua correta utilização na fase inicial do processo. Além de difundir conhecimentos práticos sobre o novo CAUC, visando à atualização das informações e à regularização da situação de inadimplência das instituições, de forma prática e objetiva.

Argumento – CAUC

“Não há fórmulas mágicas ou soluções acabadas. Caberá aos alunos, após internalizados os conhecimentos e informações transmitidos pelo curso, tratar os casos concretos com os quais venham a se deparar com acuidade e senso crítico, de modo a enfocar todos os aspectos críticos relevantes para tornar consistentes suas respostas a eventuais diligências dos órgãos de controle”, alertou o professor Murilo Bastos, que já foi analista do Ministério da Integração Nacional.

Penedo  

Na noite de ontem, o recém-inaugurado Theatro Sete de Setembro,  recebeu  o projeto “Concertos para a Primavera”, uma parceria entre a Orquestra Filarmônica de Alagoas e o IMA. A primeira ação do projeto aconteceu no último domingo, no teatro Gustavo Leite, em Maceió. Após passar por Penedo, o “Concertos para a Primavera” seguirá para os municípios de Piranhas e Murici, levando música de muita qualidade e inteiramente grátis para a população.

Picaretas  

Na terça-feira em Coruripe, dois homens foram presos em flagrante  depois de tentarem comprar galinhas com notas falsas de cem reais em uma granja sediada no Centro da cidade. De acordo com a PM, José Roberto Tenório da Silva e Douglas Charles Cavalcante Silva estavam querendo aplicar um golpe; só que a dupla  quebrou a cara, pois  de imediato a proprietária do ponto comercial acionou a Polícia. A pena para tal delito varia de três a 12 anos de prisão e multa.