Flávio Gomes

8 de novembro de 2017

De centrão a centraozão

Jornalista Josias de Souza, em seu blog: “Sejamos claros: O governo de Michel Temer mudou de patamar. Antes, o presidente era chantageado no escurinho. Hoje, a extorsão ocorre à luz do dia. O centrão deseja virar um centrãozão. O bloco que inclui partidos como PR, PP, PRB, PSC e um constrangedor etcétera exige que o presidente lhe entregue pelo menos dois dos quatro ministérios do PSDB. Temer faz beicinho. E seus pseudo-aliados ameaçam enviar ao freezer medidas provisórias e projetos relacionados ao ajuste fiscal. Sejamos didáticos: o que está em jogo no momento não é a reforma da Previdência. Essa já foi para o saco, como se diz. Dono de algo em torno de 200 votos, o centrãzão sonega a Temer o apoio à aprovação do pacote de austeridade que inclui azedumes como o adiamento de reajustes salariais de servidores. Coisa indispensável para manter o déficit de 2018 nos já pornográficos R$ 159 bilhões. Após salvar o presidente de um par de investigações criminais, o rebotalho do Congresso exige nada menos do que dar as cartas. Está em andamento o projeto centrãozão de Poder. Consiste em condicionar qualquer ideia de avanço à satisfação dos apetites do atraso. Vem sendo assim desde a redemocratização. A diferença é que a chantagem saiu do cantinho escuro. Agora, a coisa toda é feita na frente das crianças.”

 

 Aliança

Na entrevista que concedeu ao programa “Conjuntura”, na TV Mar, Célia Rocha, ex-prefeita de Arapiraca e presidente do PTC/AL foi clara: a Secretaria da Agricultura é o elo de compromisso firmado entre o senador Fernando Collor e o governador Renan Filho. Isso, naturalmente, visando a eleição do próximo ano.

Prestígio

A propósito da Seagri, o ex-secretário Álvaro Vasconcelos já foi contemplado com 14 honrarias concedidas por Câmaras Municipais. A mais recente, aprovada pela Câmara Municipal de Maceió: Comenda Mário Guimarães, maior distinção da casa, que lhe foi concedida por proposta do vereador Eduardo Canuto (PSDB).

Burocracia

O projeto de ampliação do Centro de Convenções de Maceió, que teve ordem de serviço assinada ontem, foi concebido em 2013 e teve os recursos garantidos em 2014, ainda no governo Téo Vilela. Foi decisivo à época Humberto Carvalho, então funcionário da Caixa Econômica e hoje secretário estadual da Infraestrutura.

Boa nova

Além da ampliação do Centro de Convenções, prevista para ser concluída em 2019, o governo Renan Filho tem outra ótima notícia para Maceió, com efeitos também para a atração de turistas: até 31 de dezembro deve estar em pleno funcionamento 100% do saneamento das orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Briga interna

Nota da Democracia Socialista, contra se aliar ao PMDB: “Em Alagoas, assim como em outros Estados, e? preciso reconstruir o PT com independe?ncia de classe, ao lado dos movimentos sindicais e populares, com programa e alianças de esquerda. Petista não vota em golpista, não apoia governos golpistas e não participa de governos golpistas”.

 

Jovem Eleitor
Tribunais Regionais Eleitorais promovem, até o dia 11, a Semana do Jovem Eleitor, para incentivar os jovens entre 16 e 18 anos – que ainda não são obrigados a votar – a fazerem seu alistamento eleitoral. Em Maceió, hoje haverá alistamento nas escolas estaduais Moreira e Silva e Silvestre Camerino, ambas no CEAGB.

Castigo

Da revista “Veja”: “Eduardo Cunha, o outrora poderoso presidente da Câmara, completou em outubro um ano na prisão. Além dele, há mais oito caciques – políticos que exerceram mandato ou foram presidentes de partido – presos pela Lava Jato, a maior investigação contra a corrupção da história do país.”

 

*De hoje ao dia 29 a Casa do Patrimônio de Maceió (Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá) recebe a exposição “Malungo”, de Júlio Nazareth, que apresenta fotos e vídeos com foco na cultura popular. Visitação gratuita, de 3ª feira a domingo, das 9 às 17 horas.


*O Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió promove, até a próxima 6ª feira, 10, a primeira “Mostra Ifal”, aberta ao público externo. A abertura oficial é hoje, 7h30m, no auditório de informática do Campus, com apresentação cultural da Camerata do Ifal.

 

* Maragogi será sede de um polo de ensino da Faculdade de Tecnologia de Alagoas, a ser inaugurado m 2018. Hojea equipe da FAT vai apresentar o projeto aos empresários da rede hoteleira do município durante café da manhã, no auditório da Coopeagro.

*A Fecomércio e a Caixa Econômica Federal realizam mutirão para clientes inadimplentes com descontos para pessoas físicas e jurídicas de até 90%. O mutirão será até a próxima 6ª feira, 10 de novembro, das 9 às 16 horas, no auditório do Senac Poço.

* Os clientes de plano pós-pago da Claro Móvel, Claro HDTV e NET têm direito a desconto de 50% em um ingresso tipo Inteira, por sessão, na rede de cinema Kinoplex. O benefício é válido para as salas Kinoplex 2D, 3D, Platinum e Kinoevolution.

* A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, abriu inscrições para grupos culturais que queiram participar da edição deste ano do “Saurê Palmares”. O evento acontece dia 17, a partir das 16 horas, na Praça Multieventos.

*Independentemente dos resultados da rodada de ontem, são grandes as possibilidades de os quatro clubes rebaixados da Série B para a Série C do Campeonato Brasileiro serem todos do Nordeste: CRB, Santa Cruz, Náutico e ABC.

 

  

“Ou muda ou não vota mais nada aqui”

 Artur Lira

 Deputado federal do PP/AL, ao dizer que se não houver reforma ministerial Temer não aprovará mais nada no Congresso