Flávio Gomes

7 de novembro de 2017

O STF antes e depois da TV

Almir Pazzianotto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST: “A História recente do Supremo Tribunal Federal divide-se em dois períodos: antes e depois da transmissão das sessões, ao vivo, pela televisão. Confrontadas com o passado, a conduta dos novos ministros experimentou mudanças radicais. A modéstia deu lugar à vaidade, espartana simplicidade ao cuidado com a cabeleira e a gravata, o recato às explosões de temperamento, a economia de palavras à prolixidade, a cordialidade a pugilatos verbais como viram os brasileiros na sessão de 26 de outubro. De um lado iracundo ministro Gilmar Mendes e do outro o cordato, mas incisivo ministro Luís Roberto Barroso, tendo a presidente Carmen Lúcia ao centro impotente para contê-los. Foi deplorável. A televisão transmitia cenas inimagináveis no cenário da Alta Corte, com magistrados quase chegando ao desforço físico. Não foi a primeira vez que aconteceu e, pelo andar da carruagem, não será a última… A presidente Carmen Lúcia carrega a responsabilidade de repor o Supremo no caminho de decisões fiéis ao espírito da Constituição, fundadas na ética e na moralidade, em harmonia com o anseio geral de combate à corrupção, que não cedam diante do nome, partido político e posição social dos acusados. O destino do Estado de Direito democrático depende do STF. Não permita a Corte que o descrédito abra caminho para o retorno do regime autoritário, como aparentemente desejam os brasileiros revoltados contra a impunidade.”

Boa nova

A boa fase do turismo alagoano, com altos índices de ocupação e cerca de 20 hotéis em construção, ganha hoje um reforço. É que, às 10 horas, no Palácio República dos Palmares, Renan Filho assina ordem de serviço para ampliar o Centro de Convenções. Investimento de R$ 16,8 milhões, do Ministério do Turismo.

 

Lamento

E hoje é um dia festivo para o turismo alagoano, ontem foi de tristeza, pela morte de Cláudia Mortimer, proprietária, junto com o marido, André Generoso, do Restaurante Divina Gula. Mineiros, eles cativaram nativos e turistas pela simpatia e pela qualidade dos serviços. Cláudia foi vítima de AVC, aos 51 anos.

Restrição

O PT quer fazer alianças com o PMDB em vários Estados. Em Alagoas, o Professor Luizinho, uma liderança petista, desabafou ao jornalista Kleverson Levy: “Existe uma polêmica pelo fato do senador Renan Calheiros ter votado no ‘Golpe’. Isso contrapõe as resoluções nacionais que dizem para não fazer alianças com 'golpistas'.”

Desfalque

Site “Cada Minuto”: “O Partido dos Trabalhadores perdeu um dos seus integrantes, o advogado Welton Roberto. Quem conhece a sua história sabe muito bem de toda sua militância e defesa pelo partido, mesmo quando as denuncias de corrupção abalaram a sigla, mas nem tudo isso conseguiu sustentar a sua permanência dentro do PT.”

Controle

Advogados, defensores públicos e procuradores de Estado têm até a próxima 6ª feira, 10, para fazer cadastramento biométrico para acesso ao Tribunal de Justiça. De 13 a 17 de novembro o processo será adotado no Forum de Maceió. O objetivo é obter digitais desses profissionais para acesso ao prédio sede do TJ.

Capacitação

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas e o Instituto Cidadão realizam, de ontem até amanhã, o “Fórum Estadual de Gestão Pública, Moral, Legal e Empreendedora”. São palestrantes o promotor e professor Marcus Rômulo, o conselheiro Otávio Lessa e Ricardo Schneider, procurador do TC.

“Hora de decidir”

Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República, em artigo em “O Estado de São Paulo”: “Ou o PSDB desembarca do governo na convenção de dezembro e reafirma que continuará votando pelas reformas ou sua confusão com o peemedebismo dominante o tornará coadjuvante na briga sucessória”.

 

*O empresário Dinho Vasconcelos, da Middô Eventos e do bloco “Pecinhas de Maceió”, sofreu um infarto, 5ª feira passada. Fez uma angioplastia e ontem já recebeu alta. Recupera-se em casa, recebendo manifestações de apreço dos inúmeros amigos.

*O coronel Nílton Diniz Rodrigues comanda, hoje, as festividades dos 100 anos de fundação do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado. A unidade militar de Alagoas foi criada como 20º Batalhão de Caçadores e, há 44 anos, passou a ser 59º BIMtz.

*A OAB/Alagoas promove hoje, no auditório da sua sede de Jacarecica, o seminário “Inovações nas relações de consumo”. A partir das 19 horas, com palestras de Cláudia Lima Marques e Artur Rollo. O evento é aberto a profissionais e estudantes de Direito.

 

*Começou ontem e segue até sábado, 11, o Circuito Penedo de Cinema, que engloba o10º Festival do Cinema Brasileiro, o 7º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e o 7º Encontro de Cinema Alagoano.

 

*Também ontem teve início, e vai até sábado, na Unidade Antares da Faculdade FAT, a I Feira da Inovação, evento que apresenta, das 8 às 12 horas e das 18 às 22 horas, palestras e seminários sobre empreendedorismo. A entrada custa 1 kg de alimento.

 

*O Parque Shopping comemora 4 anos de funcionamento promovendo hoje, a partir das 20 horas, na Praça de Alimentação, show gratuito com a cantora Millane Hora. No show, a cantora lançará seu novo CD “É Tempo de Festa”, de música sertaneja e forró.

*Na luta para permanecer na Série B do Brasileiro, o CRB precisa vencer seus três últimos jogos no Trapichão. O primeiro é hoje, 20h30m, contra o Juventude. O apoio da torcida pode ser fundamental para o clube evitar o rebaixamento à Série C.

 

“O PSDB tem uma escolha a fazer”

Ricardo Trípoli

Líder do partido na Câmara dos Deputados, ao dizer que a legenda ou rompe com aquilo que condena ou perderá de vez a credibilidade