Edmilson Teixeira

7 de novembro de 2017

Canapi, alegria entre os pequenos!

canapi alegria entre os pequenos 600x300 c - Canapi, alegria entre os pequenos!

A criançada que integra a Creche de Canapi/AL  agora tem muito que comemorar.  É que na última quinta-feira, o órgão foi agraciado com a implantação de uma Brinquedoteca, a fim de que as crianças possam aproveitar bastante, interagindo com brinquedos educativos e lúdicos. “A alegria dos pequenos foi comprovada com os sorrisos e olhares deslumbrados para o novo espaço que ganharam”, comentou o prefeito Vinícius Lima, que se fez presente durante a entrega, junto com representantes da Cactus Visão Mundial, entidade parceira do projeto.   

 

Mata Grande

A Prefeitura de Mata Grande informa,  que a atual secretária de Saúde do município é Valkiria Carvalho, e não Gabriel Brandão como foi informado na última semana nos meios de comunicação de Alagoas. Esclarece também que a investigação do Ministério Público Estadual (MPE) é sobre a gestão passada. O prefeito Erivaldo Mandú reitera que as compras de medicamentos na atual gestão são feitas de forma transparente e legal como determina à Lei.

Controvérsia

O procurador do Ministério Público de Contas em Alagoas (MPC-AL), Gustavo Santos voltou a falar da polêmica verba conquistada por dezenas de municípios alagoanos, através de precatórios do antigo Fundef (Fundo da Educação, hoje Fundeb). Ele alerta que o prefeito que usar o recurso fora da área Educação incorrerá em crime e pode até ser preso pela Polícia Federal.

Udime

Tem início  na manhã desta terça-feira em Maceió, o II Ciclo de Formação para os Dirigentes Municipais de Educação.  A iniciativa é da  União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime/AL) que espera contar com representantes dos 102 municípios a partir das 8h no  auditório da Casa da Indústria.

Maribondo

Em Maribondo, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher e das unidades de saúde do município, promoveu várias ações voltadas para a prevenção do câncer de mama e colo uterino, incluindo palestras, ações de orientação, caminhadas, exames e atividades de sensibilização.

Olho D´água Grande

Durante três dias, alunos da rede municipal de ensino de Olho D´água Grande, participaram da I Mostra Cultural promovida pela Secretaria de Educação. Com o tema ‘Pé de Poesia e Bicentenário de Alagoas’, o evento teve como objetivo, valorizar as diversas formas de manifestação cultural e artística, propiciando a interação dos estudantes, mostrando ainda a grandeza da cultura alagoana, e explorando riquezas históricas e folclóricas do município.

Penedo

Morreu na manhã de ontem em Maceió, a advogada Sandra Gomes dos Santos Venegas. Vítima  de sérios problema respiratórios, Sandra estava  há 17 anos atuando  como procuradora do município de Penedo. Sandra Gomes tida como primeira procuradora efetiva daquele município, era responsável por questões trabalhistas e administrativas que envolvessem a Prefeitura. Era taxada como uma mulher extremamente competente, dedicada e guerreira.

Violência 

O número de feminicídio vem crescendo nos últimos dias no Sertão de Alagoas. O primeiro registrado foi no dia 24 de setembro no distrito de Barragem Leste no município de Delmiro Gouveia; um mês depois foi no bairro Área Verde, também em Delmiro Gouveia; e o mais recente aconteceu no último domingo, na cidade de Batalha. A vítima foi identificada como Ana Marta da Silva Melo, 38 anos.

Motivo  

É que o marido de Ana Marta identificado apenas como ‘Birapa’ teria tido um ataque de ciúmes o que gerou uma confusão, logo após o homem de posse de uma arma efetuou um disparo na região do pescoço. A mulher não resistiu e morreu na hora. 

Mapa do crime

Nos três casos, os motivos da morte estão ligados a ciúmes. Entre os crimes estão, o das jovens Maísa Farias Varjão e Maria Juliana. Até agora,  apenas Gerciano Fernandes de Souza, 33 anos, que era companheiro de Maísa Farias foi preso. Os outros dois continuam foragidos.

 Porto Calvo

 

Teve início ontem em  Porto Calvo o serviço de prova teórica para motoristas da região norte que buscam sua primeira habilitação. A ação faz parte de um dos itens do Detran/AL, órgão instalado no Já, que é a  Central de Atendimento ao Cidadão, naquela cidade histórica.

 

Funcionamento

 

A sala de exame teórico para obtenção da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e atende cinco pessoas fazendo a prova por hora. O serviço teórico era realizado em Maceió, mas agora já pode ser feito em Porto Calvo, onde o Detran dispõe de cinco terminais na sala.

 

Outros

 

Além do Detran, o JÁ de Porto Calvo conta com os seguintes órgãos: Instituto de Identificação; Procon; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/IMA); Sala do Empreendedor; Junta Militar; Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Juceal Express; e Sistema Nacional de Emprego (Sine).