Flávio Gomes

28 de outubro de 2017

“Está tudo acanalhado”

Cid Benjamin, jornal “O Dia”: “A frase acima é da lavra de um tio-avô meu, já falecido. Não o conheci, mas suas histórias eram famosas na família. Moreno escuro, quase mulato, simpático, usava brilhantina no cabelo e gostava de dançar. Diante das safadezas dos políticos (sim, elas já existiam na época!), afirmava como um mantra: “Está tudo acanalhado”. Talvez não haja expressão melhor do que esta do Tio João para definir o quadro brasileiro hoje. A gangue que dá as cartas no Planalto perdeu a compostura. Quem ainda não está preso corre atrás da imunidade e busca desculpas esfarrapadas para tentar escapar da punição. A compra de apoios num Congresso desmoralizado é aberta. Quando não para buscar a proteção de corruptos, para a aprovação de medidas que favoreçam empresas no assalto aos cofres públicos. A essa altura, os gângsteres nem tentam mais alegar inocência. Resumem-se a tentar desqualificar os denunciantes, lixando-se para a montanha de provas… É um desastre para o país a ideia de que todo mundo é corrupto e que a política é o terreno da roubalheira. Isso só serve ao imobilismo, à manutenção do status quo e ao aparecimento de aventureiros, salvadores da pátria e candidatos a ditadores. E, com isso, tudo vai ficar cada vez mais acanalhado mesmo.”

TV Mar

O secretário estadual da Fazenda, George Santoro, e a médica Célia Rocha, ex-prefeita de Arapiraca, são os entrevistados desta 2ª feira, 30, do programa “Conjuntura”, na TV Mar, canal 25 da Net. O programa se inicia às 9h30, ao vivo, e terá reprises ao longo da semana, em horários diversos, até o próximo domingo.

Em alta

Site Cada Minuto: “Pesquisa realizada por um grupo de empresários alagoanos revelou o nome do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, como um dos mais cotados para ocupar uma vaga no Senado. Os números revelaram que Alfredo Gaspar é o candidato com maior índice de aceitação.”

Ampliação

O senador Benedito de Lira, líder do PP no Senado Federal, anunciou, da tribuna da casa, a aprovação do Projeto de Lei 4450/2016, de sua autoria, que amplia a área da atuação da Codevasf em Alagoas. O projeto do senador Benedito de Lira contempla 82 dos 102 municípios do Estado com diversas ações.

Recado
José Thomaz Nonô, presidente do DEM/AL, no ato de filiação ao partido de 60 jovens lideranças, de diversos municípios: “Vocês, jovens, não podem se omitir. Não podemos abrir mão dessa ferramenta tão importante que é o voto, porque, com todos os problemas, ainda não inventaram um sistema melhor.”

Exceção

Em plena crise do setor sucroalcooleiro a Usina Coruripe consegue se destacar, ao ponto de receber da revista “Época” o prêmio “Melhor do Agronegócio”. Para Jucelino Sousa, presidente da empresa, “o prêmio confirma a eficácia das ações voltadas para a melhoria que implantamos nos últimos anos”.

Homenagem

O prefeito Rogério Teófilo indicou dois nomes para constar nos selos comemorativos dos 93 anos de Arapiraca: Nelson Rosa, mestre de coco, embolador, poeta popular e Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, e o professor e servidor público José Rodrigues. A obliteração dos selos será 2ª feira, 10 horas, na Casa da Cultura.

Opinião

Do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ), sobre o ex-ministro Ciro Gomes (PDT): “Temos muitas coisas em comum. Nossa defesa é pelo Brasil, mas pecamos às vezes pelas palavras que dizemos. Ele uma vez perdeu a eleição presidencial porque falou que a missão mais importante da mulher era dormir com o marido.”

 

*O desembargador Otávio Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça, estará na AMA na próxima segunda-feira, dia 30, para falar sobre o programa “Moradia Legal”, de regularização fundiária, que já tem adesão de 25% dos municípios alagoanos.

*Já a partir das 11 horas a AMA reúne prefeitos e o Ministério Público Estadual, para um novo debate que tem como objetivo evitar demandas judiciais contra os municípios e seus gestores. O Procurador Geral Alfredo Gaspar de Mendonça participará.

*Um projeto organizado por alunos de Teatro da Ufal, o “Manifestarte”, recebe neste sábado crianças para apresentação de “Dando asas à imaginação”. A partir das 13 horas, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. Acesso gratuito.

*Neste sábado, no espaço Middô Eventos, a cantora Leila Maria apresenta “Billie, Ella & Eu”, show com músicas de Billie Holiday e Ella Fitzgerald, ícones da música internacional. A partir das 22 horas. Contato e informações: 3235.5301 / 99928.8675.

*O programa “Aplauso” deste final de semana é dedicado à cantora Elza Soares, nome de destaque na música brasileira. Sábado, das 15 às 17 horas, na AM; domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM. Produção e pesquisa de Givaldo Kleber.

*Neste sábado, no Hotel Jatiúca, o nutricionista esportivo Rafael Longhi, dará palestra sobre “Práticas nutricionais do estresse oxidativo no esporte e no envelhecimento celular”, para médicos e nutricionistas. Inscrições em eventosaformula@gmail.com.

 

“Sem votos para mais nada”

Ricardo Noblat

Jornalista, sobre a perda de espaços do presidente Michel Temer junto ao Congresso Nacional